Do Uol
Sem passaporte vacinal, o governo brasileiro anunciou na tarde de hoje que irá impor quarentena de 5 dias e teste RT-PCR a viajantes não vacinados que queiram entrar no Brasil.
“Não se pode discriminar pessoas entre vacinadas e não vacinadas porque, a partir daí, impor restrições. Até porque a Ciência já sabe que a vacina não impedem totalmente a transmissão do vírus (..) Essa questão da vacinação, como realcei, tem dado certo porque nós respeitamos as liberdades individuais. O presidente falou agora há pouco: às vezes, é melhor perder a vida do que perder a liberdade”, disse o ministra da Saúde, Marcelo Queiroga.
O passaporte sanitário — ou da vacina — já é adotado em algumas cidades como forma de permitir a reabertura de bares, restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos de forma segura.
Devido à preocupação com a variante ômicron do coronavírus, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou que o governo federal exija a vacinação contra a covid-19 para entrada no Brasil, como já fazem muitos países.