
O Governo do Maranhão promoveu o 1º Concurso de Farinha D’água do Maranhão, durante a primeira Feira de Agricultura Familiar do Estado, que contou com júri popular e júri técnico composto por especialistas nas áreas de agricultura, gastronomia, e cultura do Maranhão.
Foram 84 inscritos de 42 municípios maranhenses concorreram ao prêmio da melhor farinha d’água do Maranhão. O prêmio de R$ 10 mil foi conquistado pela lavradora, Terezinha de Jesus, de Barreirinhas, que justificou sua vitória como resultado do curso de mandiocultura, além de muito amor, exigência e cuidado no preparo.
“Eu participei do curso de mandiocultura que me ensinou muito, e eu o carrego na minha bolsa. Para mim, o maior avanço aconteceu depois desse curso. E também tem a questão do amor, porque só existe um bom produto, se tiver o amor e o cuidado daquele que está preparando. Então, foi uma questão de cuidado e exigência, fui muito exigente pra poder chegar a esse ponto, a esse resultado alcançado hoje”, disse a produtora.

A farinha d’agua é um dos alimentos principais na mesa de todo maranhense. Ela é uma unanimidade, é uma paixão maranhense, diferentemente dos outros estados, que consomem, mas não têm uma variedade tão grande quanto no Maranhão.
O governador Carlos Brandão, participou da abertura e encerramento da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar, que teve objetivo de impulsionar a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão.