
O vice-governador Felipe Camarão, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, vistoriara nesta terça-feira, dia 16, trechos da BR-222, da BR-316 e de rodovias estaduais, danificados nos últimos pelas fortes chuvas.
Durante a inspeção, foram anunciadas medidas emergenciais.

Em Santa Inês, na BR-316, na entrada da cidade, o trânsito está sendo restabelecido. Já na saída do município, na BR-222, onde cedeu uma ponte, uma estrutura metálica está sendo providenciada para ligar novamente a localidade. Uma ponte pré-moldada está sendo construída no local para substituir a anterior definitivamente.
“…Nós já estamos fazendo a recuperação das MAs e, inclusive, do trecho que se rompeu no percurso de Altamira. Todo o nosso aparato vai ser colocado à disposição para ajudar o Governo Federal na recuperação, e, também, faremos um trabalho em conjunto com as prefeituras…”, pontuou o vice-governador Felipe Camarão.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que as vistorias e tomadas de decisões. Ele anunciou também a utilização de pavimentação rígida com tecnologia whitetopping no trecho da BR-135, que dá acesso a São Luís, a região de Santa Inês.
“Todas as decisões estão tomadas no que concerne a agenda emergencial, e tomamos a decisão de ampliar o escopo da emergência a fim de corrigir alguns pontos que já sofreram nesse momento e em outras enxurradas como forma de prevenção (…) Vamos lançar o edital de licitação para fazer a pavimentação da BR-222, do trecho de Miranda até Santa Luzia e, também, vamos lançar a licitação para a construção do pavimento rígido na BR-222 até Santa Inês. Esta será uma obra de R$ 600 milhões que vai garantir uma melhoria muito grande no pavimento. A partir de uma tecnologia mais adequada à região, teremos mais durabilidade e preparo das estradas para períodos de chuvas intensas, além da transformação de bueiros em pontes para permitir maior escoamento”, garantiu o ministro Renan Filho.
O secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, ressaltou que o Maranhão possuiu uma grande malha viária, com 5.850 quilômetros, e que a gestão estadual está empenhada na conservação das rodovias. Também acompanharam a vistoria e o anúncio das ações emergenciais o ministro dos Esportes, André Fufuca; o superintendente do Dnit no Maranhão, João Marcelo; dentre outras autoridades.