A Rádio Timbira do Maranhão preparou uma programação especial para celebrar 79 anos de história, no sábado (15). É a mais antiga Emissora de Rádio do Estado. Ícones da cultura maranhense, entre eles, o cantor e compositor, Zeca Baleiro, participará da celebração.
“Teremos live especial com artistas e personalidades de vários segmentos com participações em vídeo/áudio, mensagens e entrevistas”, detalha Robson Paz, secretário adjunto de Radiodifusão do Maranhão.
A live especial de aniversário, que será realizada entre 17h e 19h do sábado, é a síntese de como a Rádio Timbira chegou a 2020: uma emissora adaptada às mudanças tecnológicas e com presença consolidada em várias plataformas midiáticas, como aplicativos e redes sociais da internet.
A reestruturação da emissora oficial do Governo do Maranhão começou em 2015, quando o governador Flávio Dino decidiu resgatar a emissora, que foi sucateada ao longo dos anos anteriores.
“A Rádio Timbira é nosso patrimônio, patrimônio do povo do Maranhão. A Rádio Timbira é uma grande escola de formação de novos talentos, de novos profissionais e, portanto, de preservação da memória, da história e do vigor da rádio no Maranhão. No que depender de mim, vai cada dia mais se afirmar como meio de comunicação imprescindível para o nosso Estado”, disse Flávio Dino nas redes sociais.
A ampliação da participação da emissora nas mídias sociais faz parte do processo de modernização da rádio, iniciado em 2017, quando ela passou a se chamar ‘Nova 1290 Timbira AM’.
O processo de reestruturação incluiu investimento tecnológico, com a modernização dos estúdios, aquisição de novos equipamentos e implantação de novo parque de transmissão.
A mais longeva emissora do Maranhão também até hoje é escola para diferentes gerações de profissionais da comunicação do Estado.