O município de São Luís Gonzaga do Maranhã, na região do Médio Mearim, participará e sediará nos dias 2 e 3 de junho, das próximas etapas das escutas para elaboração do Plano Estadual de Igualdade Racial.
Os ciclos de debates estão sendo realizados pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial e do Conselho Estadual de Igualdade Racial.
O prefeito de São Luís Gonzaga, Dr. Júnior, está convidando a população do munícipio para participar e destaca a importância das escutas para enfrentamento das desigualdades social e racial.
“.. Oportunidade da gente fazer parte da construção das políticas públicas de igualdade racial. Estamos convidando as comunidades quilombolas pois é de suma importância, para a construção de políticas públicas. A desigualdade ainda está em níveis intoleráveis e precisamos diminuir o abismo social que existe e que levará muito tempo para ser corrigido..”, destacou Dr, Júnior.
O objetivo das escutas é colher sugestões de gestores e de movimentos negro, para a elaboração de um documento que atendam aos anseios de todos. Durante as escutas, também ´e discutido a Certificação Estadual de Comunidades Quilombolas, que deverá beneficiar cerca de 1500 quilombos em todo o Maranhão.
As Escutas também debatem a Revisão do Plano Estadual de Povos e Comunidades de Matriz Africana, criado em 2014 e passa por um processo de atualização.
Já foram realizadas escutas em Chapadinha e Pinheiro, com grande participação de gestores municipais de Igualdade Racial de 37 municípios, representantes de casas, tendas e terreiros de matriz africana, além de integrantes de movimentos sociais.
As próximas escutas regionais serão em São Luis Gonzaga nos dias 02 e 03 de junho e Timon nos dias 15 e 16, devem participar representantes de 31 municípios.