Com informações do CNBB
Dom José Valdeci dos Santos Mendes, bispo de Brejo (MA), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), relatou a situação da comunidade Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto no Maranhão, que no último domingo, dia 19, foi atacada por homens armados que incendiaram casas e expulsaram os moradores e mataram animais domésticos.
Na madrugada de terça-feira, dia 21, moradores ouviram tiros e, em seguida, os tratores da empresa usados para derrubar as casas, que ficaram atolados no córrego no dia dos ataques, foram incendiados.
A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e os deputados Júlio Mendonça (PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Zé Inácio (PT), lamentaram o atentado contra a comunidade do Baixão dos Rochas.
“Parabenizo o governador Carlos Brandão (PSB) por, prontamente, ter tomado todas as providências no mesmo dia do ocorrido. Deslocaram-se para a região representantes das secretarias de Segurança Pública e Direitos Humanos, além do Iterma. As famílias estão sendo assistidas e providências serão tomadas no sentido solucionar o conflito”, destacou Iracema Vale.
Dom José Valdeci se reuniu na terça-feira, dia 21, com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida para pautar as violações dos direitos humanos que as comunidades tradicionais maranhenses.