
A violência contra a mulher continua crescendo no Brasil. É o que revelou o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira, dia 18, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os casos de violência em 2023 tiveram 258.941 vítimas, o que indica um crescimento de 9,8% em relação ao ano anterior.
O crescimento ocorreu em todas as modalidades de violência contra as mulheres em comparação aa 2022: homicídio e feminicídio, nas modalidades consumadas e
tentadas, agressões em contexto de violência doméstica, ameaça, perseguição (stalking),
violência psicológica e estupro.
AS taxas são calculadas a partir de dados extraídos dos boletins de ocorrência, isto é, do primeiro registro oficial nos trâmites do Estado de uma situação criminosa. Também fazem parte das análises dados de acionamentos da Polícia Militar, bem como dados do Poder Judiciário sobre Medidas Protetivas de Urgência (MPU).
Quando somadas, as modalidades de violência descritas acima chegam a 1.238.208 mulheres, somente em 2023. E em comparação com os dados de 2022, a violência contra a mulher cresceu, com a exceção do crime homicídio, que caiu 0,1%.

