Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, 62 anos, ex-jogadora de vôlei faleceu nesta quarta-feira, dia 16. No inicio desta semana o nome dela foi anunciado na equipe de esporte na transição para o governo Lula.
Ela estava internado desde ontem no Hospital Sírio Libanês, onde foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão.
O presidente eleito Lula, que se encontra no Egito, onde participa da COP 27, lamentou o falecimento da jogadora que para ele, sua importância foi para além do vôlei.
“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino (…) Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo (…) Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei.”, disse Lula, nas redes sociais.
Maria Isabel Barroso Salgado disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade. Deixa cinco filhos e cinco netos.