
Em conversa entre o presidente Lula (PT) e o presidente de Israel, Isac Herzog, o chefe de Estado israelense fez duas declarações surpreendentes.
Segundo Lauro Jardim do O Globo, Herzog disse que ele e a esposa, Michal, são “fãs” de Lula, e ainda, que é socialista.
O presidente de Israel fala português e já morou em Brasília entre 1972 e 1975. O pai dele foi funcionário da embaixada de Israel.
Lula conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, na quinta-feira, dia 12, nas redes sociais, Lula disse que agradeceu o apoio para a operação de retirada dos brasileiros de Israel, além de ter reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas.
“Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas (…) Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, destacou Lula.