“Se Goebbels fosse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos perdidos” diz Moraes

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse nesta segunda-feira, dia 7, à revista americana “The New Yorker”, que as plataformas responsáveis por redes sociais “querem controlar o mundo” e driblar jurisdições nacionais.

Moraes ao se referir especificamente à rede X, que pertence ao empresário Elon Musk, afirmou que se o alemão Joseph Goebbeles, ministro da propaganda do ditador Adolf Hitler, “tivesse acesso ao X, (…) os nazistas teriam conquistado o mundo”.

“Inicialmente, os algoritmos foram aprimorados com propósitos econômicos, para atrair consumidores. Depois as pessoas perceberam o quão fácil era redirecionar isto em prol do poder político. (…) Se Goebbels fosse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos perdidos. Os nazistas teriam conquistado o mundo (…) Elas (as redes sociais) não apenas influenciam as pessoas, mas também geram a maior parte de receita publicitária do mundo, o que lhes confere poderio financeiro para influenciar eleições. (As big techs) desejam criar uma nova Companhia das Índias Orientais e controlar o mundo. Elas não querem respeitar a jurisdição de nenhum país, porque, na verdade, elas buscam se tornar imunes às nações”, disse o ministro.

Alexandre de Moraes também afirmou que a extrema direita pratica um tipo de populismo “altamente inteligente e estruturado” que, em vez de se opor frontalmente ao sistema democrático, “alega que as instituições democráticas estão corrompidas”, numa tentativa de angariar apoio público. O ministro também argumentou que não só o Brasil, mas também os Estados Unidos “ainda não aprenderam como reagir” a isto.

Deixe um comentário