Comitiva do Amazonas visita o Maranhão para conhecer cadeia produtiva do babaçu

Uma comitiva do Amazonas com mais de 30 pessoas, liderada pelo deputado estadual Sinésio Campos, se reuniu na sexta-feira, dia 6, pelo governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões.

O objetivo da agenda foi conhecer a experiencia do Maranhão no desenvolvimento sustentável da floresta, tendo como base a exitosa da cadeia produtiva do babaçu no Maranhão.

“Queremos fazer com que o babaçu, que é uma referência econômica, mas acima de tudo de resistência das quebradeiras de coco, uma alternativa econômica para o Amazonas. Temos mais de dez milhões de pés de babaçu adultos somente numa parte do nosso estado. E estamos saindo daqui do Maranhão muito satisfeitos diante do conhecimento técnico e de governança que o governo Flávio Dino tem, da sua Secretaria da Agricultura Familiar, que nos deu a oportunidade de dizer que queremos trabalhar para os invisíveis, para as quebradeiras de coco, para aquelas pessoas que estão nas comunidades mais distantes, as populações indígenas, as populações quilombolas”, explicou o parlamentar amazonense.

A visita institucional rendeu ainda o agendamento de uma reunião entre o Parlamento Amazônico e o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, presididos respectivamente por Campos e Dino – este encontro deve acontecer no final de setembro.

“Tratamos aqui de muitos projetos em comum, muitos objetivos em comum, entre os quais este da ampliação da exploração sustentável do babaçu, que é uma árvore que tem uma grande incidência no Maranhão e, por isso mesmo, há um trabalho de organização de cadeias produtivas a partir do babaçu e nós estamos prontos a dialogar, aprender e a trocar experiências também com os municípios do estado do Amazonas que estiveram conosco para que com isso nós possamos obter o principal, que é melhorar as condições de vida, combater a desigualdades sociais e regionais e garantir dignidade ao povo da Amazônia, tanto no Maranhão quanto no estado do Amazonas”, declarou Dino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s