Cosan assina acordo para adquirir 100% do TUP Porto São Luís

O Grupo Cosan anunciou a assinatura de acordo com a companhia China Communications Construction Company Limited para adquirir 100% do TUP Porto São Luís, segundo fato relevante.

O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, acompanhou as negociações com o vice-presidente do grupo empresarial, Henrique Malta.

Segundo o secretário, a aquisição do projeto portuário pelo Cosan marca a entrada do grupo no ramo de escoamento em minério de ferro. Com a aquisição, a Cosan dará prosseguimento a uma joint venture em mineração, integrada pelo grupo, que iniciará a produção de minério de ferro no Pará em 2025.

“Com esta compra, o Maranhão ganha novos rumos e perspectivas para o escoamento da produção do Arco-Norte aqui pelo Estado. A participação da Seinc e do Governo nesta transação é mais uma articulação importante para trazer empregos e desenvolvimento para os maranhenses”, apontou Simplício Araújo.

Em nota, a Cosan informou que, com “a assinatura do contrato, a companhia dará seguimento ao fechamento parcial da operação, com a imediata aquisição da participação dos minoritários, representativa de 49% do capital do porto”.

Outro ponto importante é que foi assinado um “memorando de entendimentos para a construção do Porto, voltado ao escoamento de minério, com a Concremat e empresas do grupo CCCC. Os contratos definitivos para construção do porto ficam condicionados ao fechamento da aquisição de 100% das ações do projeto portuário”.

Mais

Em agosto, o secretário Simplício Araújo, juntamente com representantes da pasta, realizaram uma visita técnica ao Terminal de Uso Privado (TUP) Porto São Luís.

O TUP Porto São Luís é localizado na Baía de São Marcos e conta com uma área de 2 milhões e 580 mil metros quadrados de cais, com 950m de extensão, e cerca de 1.900 metros de cais acostável e apto a receber diversos navios simultaneamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s