Comércio varejista cresceu 2,2% no Maranhão em 2021

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), informou nesta sexta-feira, dia 4, que o comércio varejista maranhense cresceu 2,2% em 2021 e apresentou o quinto ano consecutivo sem retração no volume de vendas.

“Tais desempenhos foram bastante expressivos, principalmente ao se considerar os desafios enfrentados pelo varejo ao longo do ano. Um dos principais foi a inflação que, na capital, São Luís, terminou o ano a 9,91%, muito acima da meta de 3,75%, o que acabou diminuindo o poder de compra das famílias e aumentando os custos para o empresário do comércio”, pontuou Dionatan Carvalho presidente IMESC.

Nesta publicação, foram abordados os resultados referentes ao volume de vendas do comércio varejista restrito e ampliado (variação mensal, interanual e no acumulado no ano). A nota se propõe a fazer uma discussão acerca do comércio varejista nacional e estadual, baseando-se na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Por meio da metodologia disponibilizada pelo IBGE, foi possível verificar o comportamento dessas atividades mediante indicadores, como, por exemplo, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o saldo de empregos formais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s