Governo alinha logística do plano de vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

Secretarias de Estado da Saúde, Governo e Segurança (SSP) se reuniram, nesta quinta-feira, dia 14, e alinharam as estratégias para receber e distribuir a vacina contra a Covid-19 no Maranhão.

O encontro aconteceu no Palácio dos Leões, e contou com a participação do secretário, Carlos Lula, Diego Galdino, e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública. 

“Acreditamos que até o final deste mês estaremos iniciando o processo de imunização. Dessa maneira, é importante priorizarmos a segurança e, ao mesmo tempo, a celeridade durante a recepção e distribuição das doses. Nosso objetivo é continuar fazendo aquilo que temos feito desde o início da nossa gestão, que é cuidar das pessoas, e durante o enfrentamento à Covid reforçamos ainda mais este compromisso vital”, disse Carlos Lula. 

A Segurança dará apoio no transporte e distribuição das vacinas aos municípios. As vacinas virão de Fortaleza (CE) com destino para São Luís. Na capital, serão encaminhados para a Central Estadual de Distribuição e direcionadas às 18 Regionais de Saúde do estado e Região Metropolitana de São Luís.

Todo o processo deverá ser realizado em até três dias, com uso de vans refrigeradas e transporte aéreo. 

“Cada um dos presentes terá grande papel nesta mobilização. Acreditamos que ela poderá ser referência não apenas no estado, mas também para todo o país. Contamos com o planejamento que cada prefeitura está fazendo para executarmos com sucesso o Plano Estadual de Vacinação”, destacou Diego Galdino.  

Conforme o Plano Estadual de Vacinação, o cronograma de imunização contra a Covid-19 foi dividido em três fases. Na primeira fase estão os trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população em situação de rua; população indígena, aldeada em terras demarcadas; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

A previsão dada pelo órgão federal é para que a vacinação comece simultaneamente em todos os estados na próxima semana. 

A Secretaria de Estado da Saúde garantiu o envio de 4 milhões de insumos, entre seringas e agulhas, aos municípios. Ao todo, o Maranhão conta com mais de 2 mil pontos de vacinação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s