Por José Ribamar Gomes (Gojoba)
Vida longa REMAR
Há 55 anos surgia em São Luís a Rádio Educadora do Maranhão tendo, como um dos objetivos, fortalecer a missão de evangelização da igreja católica. Teve como um dos principais esteios, nesse objetivo, o Monsenhor Estrela, que fez um programa de grande audiência. Mas, a Educadora fez uma programação muito forte no jornalismo e entretenimento, com destaques para Carlos Henrique, Helena Leite, Dona Caronchinha, que substituiu a Irmã Bárbara num programa infantil, Edvaldo Assis e Jairzinho da Silva.
Grandes jornalistas passaram pela Rádio Educadora, a exemplo de Lauro Leite, Juarez Medeiros, Roberto Fernandes, Oliveira Ramos, Juraci Vieira, Haroldo Silva, Japher Mendes Nunes, Fernando Sousa, Walber Ramos Martins (Canarinho) e tantos outros profissionais da mais alta qualidade.
A Educadora é um marco na radiofonia maranhense. Tive o orgulho de dirigir seu departamento de jornalismo com uma formidável equipe que tinha Henrique Pereira, Edvaldo Oliveria, Tony Castro, Herbert Pereira, Silvan Alves, Fernando Leite, Airton Lima.
Hoje, as vésperas da Educadora migrar de AM para FM, desejamos que continue, sempre, prestando bons serviços à comunicação maranhense.