O secretário de Comunicação e um dos dirigentes do PSB no Maranhão, Ricardo Capelli, avaliou nesta terça-feira, dia 26, que as mais recentes pesquisas divulgadas para o governo do estado, reforça a possibilidade de vitória do governo Carlos Brandão (PSB), no 1º turno.
Segundo Capelli, os números revelam estagnação do senador Weverton Rocha (PDT), principal adversário de Carlos Brandão, somado a ameaça de Lahésio Bonfim (PSC), ultrapassar o pedetista, justificariam uma eventual definição do pleito no dia 2 de outubro no Maranhão.
Ricardo Capelli sobre a pesquisa Econométrica/O Imparcial para o governo do Maranhão:
1 – Brandão com 11 pontos de diferença de Weverton, que já aparece empatado tecnicamente com Lahesio. Este resultado explica o motivo da campanha de Weverton ter aberto guerra contra Lahesio há 10 dias.
2 – Brandão segue colhendo os frutos de um governo com aprovação elevada e do apoio dos dois maiores cabos eleitorais do Maranhão: Lula e Flávio Dino. O governador deve manter esta curva de crescimento, movimento previsível e absolutamente natural.
3 – Weverton segue estacionado, com os mesmos números desde 2021. Os recentes escândalos envolvendo o orçamento secreto podem já estar cobrando seu preço também. Quem fica parado está, na verdade, perdendo espaço relativo.
4 – Lahesio segue sua curva de crescimento impulsionado pelo melhor posicionamento. É claramente um candidato de oposição ao governo e é o escolhido pela base bolsonarista. Deve continuar crescendo. Se houver segundo turno, o ex-prefeito deve ficar com a segunda vaga.
5 – Weverton segue preso em seu labirinto. Foi governo por 7 anos, mas agora é “oposicao envergonhada”. É do partido de Ciro, mas pisca pra Lula e vive agarrado com Bolsonaro. Candidato sem posicionamento é um barco à deriva. Não vai a lugar algum.
6 – A curva de subida de Brandão já permite pensar em primeiro turno. Não seria uma novidade.