A vitória de Lula (PT), para Presidência da República, conquistada no domingo, dia 30, consolidou ainda mais o ex-governador Flávio Dino (PSB), como a maior liderança política atualmente no Maranhão.
Ele venceu a disputa para o Governo Estadual, Senado Federal e Presidência da República, e ainda, está cotado no novo governo Lula para assumir importante ministério.
Flávio Dino obteve a maior votação de um candidato ao Senado no Maranhão, com mais de 2 milhões de votos. Comandou a campanha de Lula no estado, onde o petista venceu Bolsonaro nos dois turnos, com grande vantagem. Elegeu seu sucessor e aliado, o governador Carlos Brandão (PSB), além da maioria dos deputados eleitos e reeleitos no dia 2 de outubro.
“Feliz e grato à população pela gigantesca vitória de Lula no Maranhão: 71,14% dos votos válidos (2.668.425 votos). Comprometo-me a seguir trabalhando muito para que o novo Governo Federal acredite no nosso Estado. E foi bonita a nossa festa”, destacou Dino, após a vitória de Lula.
A vitória de Lula fortaleceu muito mais o grupo liderado por Flávio Dino no Maranhão. Nos bastidores políticos é apontado como maior vencedor das eleições 2022 no estado.
Os próximos desafios do ‘grupo dinista’ será o comando da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado e fortalecer mais o grupo em 2024, nas eleições municipais, principalmente com a disputa em São Luís e Imperatriz.