
Do Imirante
A maioria dos vereadores de São Luís decidiram mudar decisão sobre eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Cerca de 21 parlamentares concordaram em marcar o pleito interno para os primeiros minutos do dia 1º de outubro.
A ideia de não fazer a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal se sustentou por dois motivos: o primeiro foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre antecipação de eleção para mesa diretora dos legislativos e a outra foi política relacionada ao grupo palaciano.
No primeiro caso, os ministro do Supremo, decidindo sobre antecipação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins e que teve reflexo na antecipação do pleito interno daqui do Maranhão, determinou que as antecipações deveriam acontecer até, no máximo, quatro meses da data prevista para a eleição da mesa do legislativo.
No segundo caso, como a disputa interna na Câmara Municipal de São Luís envolve dois aliados do Palácio dos Leões, o governo queria que a eleição ocorresse somente após as eleições gerais.
Inicialmente, isso ficou acertado dentro do grupo governista na Câmara que reúne mais de 23 vereadores. No Entanto, devido a disputa interna pelos votos, 21 parlamentares se reuniram e pediram para o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), marcar a eleição interna para antes do primeiro turno da disputa para governador.
Um edital já foi publicado e a eleição acontece dia 1º de outubro. Inicialmente, seria para às 9h, mas, nos bastidores, idea é fazer a eleição a meia noite.