
O prefeito de São luís, Edivaldo Holanda Junior (PDT), fez neste domingo (20), no Jornal o Imparcial, uma espécie de prestação de contas da sua administração na capital maranhense. Além de elencar avanços anunciou mais investimentos para os próximos dois anos de sua gestão.
Reeleito nas ultimas eleições municipais em 2016, Edivaldo Junior, está no inicio do terceiro ano do segundo mandato como prefeito de São Luís. Entre os vários setores que obtiveram avanços durante sua gestão, segundo o prefeito, ele destaca: trânsito e transporte, educação, saúde, infraestrutura e limpeza urbana.
O prefeito também se referiu à crise econômica no país, mas que apesar de tudo vem conseguindo atravessar a tempestade com organização, planejamento e criatividade e o resultado são as ações concretas em favor da população da capital maranhense. Ele também falou do equilíbrio financeiro no município e que está possibilitando os investimentos e garantia dos serviços essenciais.
Edivaldo Holanda Junior começou destacando os avanços pelo setor de transito e transportes, onde informou que já inseriu 638 ônibus no sistema, representando 76% da frota circulante na capital. Além disso tem 275 com ar condicionado, incluindo articulados. A idade média da frota atualmente reduziu de 10 para 4,5 anos. Também houve intervenções em viárias vias para favorecer a fluidez no trânsito e investimentos na implantação de GPS, Bilhete Único, biometria facial, Aplicativo Meu Ônibus e Cartão Criança.
Ainda no setor de transporte a prefeito anunciou novidades. “Este ano a meta é inserir mais novos ônibus, todos com ar-condicionado. A licitação para implantação do wi-fi já foi realizada, e estamos acompanhando agora as formalidades que precisam ser cumpridas. Nossa expectativa é que o serviço entre em operação, em teste, ainda neste semestre”, assegurou o gestor municipal.
Também na entrevista o prefeito mostrou-se muito feliz com obras no Centro de São Luís com a revitalização das praças Dom Pedro II, Deodoro e Panteon e Rua Grande, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na Educação, foi citado a reforma de mais de 160 escolas e a climatização de mais de mil salas; na infraestrutura, houve urbanização de bairros como Residencial Paraíso, Polo Coroadinho, Vila Isabel, São Bernardo, Vila Riod, Gancharia, Vila Brasil e tantos outros.
Estão previstas ainda para este ano, segundo o prefeito, reformas da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia, Parque do Bom Menino, área da Fonte do Bispo (onde situa-se um dos mais antigos terminais rodoviários da cidade), além das obras de mobilidade com a construção e revitalização de calçadas, entre outros, que serão executadas com a parceria do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Muitos outros avanços foram citados em áreas como saúde e limpeza urbana, com transformações significativas na vida dos cidadãos ludovicenses. “Seguiremos trabalhando incansavelmente para promover uma cidade melhor para todos, mais justa, menos desigual”, concluiu o prefeito Edivaldo.