
O governador do Maranhão, Flávio Dino, durante balanço semanal das ações de enfrentamento do novo coronavírus nesta segunda-feira (20), anunciou que as atividades comerciais no estado deverão retornar à normalidade no próximo dia 5 de maio, desde que sejam respeitadas e adotadas medidas preventivas e sanitárias. Quanto as aulas deverão ser retomadas em 12 de maio, os decretos com essas medidas serão editados e divulgados ainda hoje.
Flávio Dino também destacou a queda proporcional de mortes no estado pelo vírus. De acordo com ele, o dado positivo é resultado do trabalho dos profissionais de saúde, ampliação de leitos e investimentos que vem sendo adotados. Num primeiro momento houve crescimento rápido de mortes, em seguida uma certa estagnação agora apresenta queda proporcional.
“Isso significa que nossos profissionais de saúde trabalham com seriedade. Isso é indicador de qualidade do sistema de saúde. Estamos lutando para que essa taxa continue declinante”, pontuou Flávio Dino.
Segundo o mais recente boletim da Secretaria de Saúde do Estado, o número de contaminados no estado é no momento de 1.320 pessoas e 54 mortos. A quantidade de testes realizados até agora foi de 4.379. De acordo com Flávio Dino o número de testes é um dos maiores do Brasil em termos absolutos e proporcionais.