‘Por todo o Maranhão’ liderado por Orleans chega forte no Médio Mearim

O movimento ‘Por Todo o Maranhão’, liderado pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, chegou com força total ao Médio Mearim, com um grande ato político em Peritoró. O encontro foi mais um gigantesco evento que reafirmou o crescimento da mobilização que vem ganhando adesões em todo o estado, sempre com a participação de importantes lideranças regionais e a presença maciça de populares.

Visivelmente emocionado com a recepção do público e com a dimensão que o movimento vem alcançando em todas as regiões do estado, Orleans Brandão iniciou seu discurso agradecendo as manifestações de apoio e a confiança demonstrada pelos maranhenses. Segundo ele, a crescente adesão popular fortalece a convicção de que o projeto que vem sendo construído tem encontrado eco junto à população.

Investimentos

No ato, Orleans Brandão lembrou que, nos últimos anos, o Médio Mearim foi contemplado com importantes investimentos estaduais, muitos deles planejados e acompanhados de perto por ele durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

Presente ao ato, o governador Carlos Brandão destacou os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos e a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as regiões do estado. Ele ressaltou a participação de Orleans Brandão nas principais ações de sua gestão.

União

Anfitrião do encontro, o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, destacou a união das lideranças políticas em torno de um projeto voltado ao fortalecimento dos municípios maranhenses. Segundo ele, a expressiva presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de diversas cidades demonstrou a força do movimento e a confiança depositada em Orleans Brandão para dar continuidade ao modelo de parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras.

Participaram do ato: Neném Pontes, de Lagoa Grande do Maranhão; Maura Jorge, de Lago da Pedra; professora Cici, de Conceição do Lago-Açu; Simone Carneiro, de Esperantinópolis; Didi Moita, de Lago dos Rodrigues; Vanessa Maia, de Pedreiras; Paulo Vinicius, de Timbiras; Miltinho Aragão, de São Mateus do Maranhão; Edimar Vaqueiro, de Coroatá; Adailson Machado, de Paulo Ramos; Vaval Gomes, de Olho d’Água das Cunhãs; Abnadar Portela, Capinzal do Norte; Carrinho, de Viana; lIvaldo Ribeiro, de Miranda do Norte, Suane Dias, de Gonçalves Dias; Danielly Trabulsi, de São Roberto: e Jailson Alves, de Lima Campos, além do senador Wéverton Rocha, entre outras lideranças.

Audiência Pública em Pedreiras debaterá a Barragem do Flores

 

7b37322e94ead2459bf6ea911642a988
Barragem do Flores/Foto: Reprodução

No próximo sábado (23), será realizada uma audiência pública na cidade de Pedreiras, para tratar da Barragem do Rio Flores, que controla os níveis de água do Rio Mearim que corta vários municípios entre eles: Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga do Maranhão, Bacabal, Vitória do Mearim, Arari.

99eca093-97fa-4c6e-84a8-1b832dceae02
Deputado Vinicius Louro (PR), da região do Médio Mearim/Foto: Reprodução

A realização da audiência pública foi anunciada na Assembleia Legislativa do Estado pelo deputado Vinicius Louro (PR), que convidou os demais parlamentares para participarem.

O órgão responsável pela manutenção da Barragem é o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que não estaria desempenhando seu trabalho como deveria, com isso causando preocupação aos moradores da região.

De acordo com Vinicius Louro, foram destinados recursos para o DNOCS para adotar as providências necessárias para o pleno funcionamento da Barragem, mas que não vem sendo realizado. Equipamentos da Barragem que teriam sido furtados, ainda não teriam sido repostos aumentando risco de rompimento, com a aumento da incidência das chuvas.

A Bacia Hidrográfica do Rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado. Aproximadamente 99.058 quilômetros quadrados em 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes, o que representa 25,6% da população maranhense, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em entrevista ao blog upaonews.com, o deputado Vinicius Louro fala sobre a audiência pública da Barragem do Flores, e ainda, em relação a situação das estradas da região, com destaque para MA 247, que liga São Luís Gonzaga a Trizidela do Vale.

A recuperação da rodovia é aguardada a décadas pela população do Médio Mearim. Ano passado, o governador Flávio Dino e o Secretario de Infraestrutura do Estado Kleiton Noleto, anunciaram a realização da obra que deve ser iniciada logo após o fim do período chuvoso.

ÁUDIO DA ENTREVISTA COM O DEPUTADO VINICIUS LOURO

 

ÁUDIO COM O SECRETÁRIO KLEITON NOLETO SOBRE MA 247

Prefeito de São Luis Gonzaga, Dr. Júnior, é eleito Presidente da AMMM

 

Dr
Dr. Júnnior (Prefeito de São Luis Gonzaga) e novo Presidente da Associação dos Municípios do Médio Mearim /Foto: Reprodução

O médico Francisco Pedreira Martins Junior, o Dr. Junior (PDT), foi eleito nesta sexta-feira (15), Presidente da Associação dos Municípios do Médio Mearim (AMMM). Ele está no exercício do primeiro mandato de Prefeito em São Luís Gonzaga do Maranhão.

Após eleito presidente da Associação, Dr. Júnior disse que pretende pautar sua gestão no diálogo e melhorar a parceria da AMMM com a FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão), que também está sob nova direção do prefeito Erlanio Xavier, de Igarapé Grande, e do mesmo partido do prefeito de São Luís Gonzaga.

“Vamos dialogar com todos os prefeitos da região e fortalecer os vínculos com a Famem, para que as cidades do Médio Mearim tenham força na busca por recursos, para melhorar a vida das pessoas” destacou Dr. Júnior.

A Associação dos Municípios do Médio Mearim é composta pelos municípios de Altamira do Maranhão, Bacabal, Brejo de Areia, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho D’gua das Cunhas, Paulo Ramos, São Luís Gonzaga e Vitorino.