Arraial da ALEMA 2026 será realizado de 18 a 21 de junho

O estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Cohafuma, em São Luís, será palco do que tem de melhor na cultura popular maranhense, o tradicional Arraial da Assembleia, no período de 18 a 21 de junho.

O espaço,  neste ano, reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais que fazem com que o São João do Maranhão seja um dos mais reconhecidos de todo o Brasil.

“O Arraial da Assembleia é mais do que uma celebração junina, é um espaço de valorização da nossa identidade, das nossas raízes e da riqueza da cultura popular maranhense. A expectativa é de mais uma grande festa, reunindo famílias, artistas e brincantes em um ambiente de alegria, tradição e pertencimento. Preparamos uma programação especial, com destaque para manifestações que representam a alma do Maranhão, como o bumba meu boi, o tambor de crioula, as quadrilhas e outras expressões que mantêm viva a nossa história. É a Assembleia abrindo as portas para o povo e reafirmando o compromisso com a preservação da nossa cultura”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB).

A programação do arraial da Casa do Povo começa às 17h30 e terá entrada gratuita ao longo dos quatro dias de apresentações. Será uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo está sendo preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações.

Programação

Quinta-feira — 18 de junho
17h30 — Forró Pé de Serra (Raimundinho)
18h — Quadrilha Juventude do Sertão
18h30 — Boi Valente da Ilha
19h — Boi D’Itaparí
19h30 — Dança Portuguesa Vira Luzitanos
20h15 — Boi de Nina Rodrigues
21h10 — Companhia Vem BB
22h — Boi de Upaon-Açu
23h — Boi de Axixá
00h — Boi da Pindoba
01h — Boi de Morros

Sexta-feira — 19 de junho

17h30 — Cofo de Sotaques
18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa
18h30 — Boi Mirantes da Ilha
19h10 — Companhia Encantar
20h — Quadrilha Alegria Caipira
20h30 — Boi Estrela da Cohab
21h15 — Boi Tamarineiro
22h — Cacuriá do Jhon
23h — Boi da Lua
00h — Boizinho Barrica
01h — Boi Pirilampo
01h45 — Boi de Maracanã

Sábado — 20 de junho

17h30 — Paula Nordestina
18h — Quadrilha Flor do Amor
18h30 — Boi da Floresta
19h — Bumba Meu Boi Melodia
19h30 — Quadrilha Rosas Juninas
20h — Dança Country Coração de Peão
20h20 — Boi Estrela dos Lençóis
21h40 — Cacuriá Vila Goreth
22h — Boi da Madre Deus
22h45 — Novilho dos Lençóis
23h45 — Boi de Sonhos
00h45 — Boi Lendas e Magia
1h30 — Boi da Maioba

Domingo — 21 de junho

17h30 — Renan Soeiro
18h — Quadrilha Junina Dançando ao Luar
18h30 — Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra
19h — Boi Revelação de São Marçal
19h30 — Coco Pirinã
20h — Boi Pérola dos Lençóis
21h — Boi Encanto do São Cristóvão
22h45 — Boi Encanto da Ilha
23h30 — Boi de São Simão
00h30 — Boi de Matinha

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira, dia 16, os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

Gaeco, Seic e PM realizam prisões, apreensões e bloqueios de bens

A Operação do OPeração do Gaeco, Seic e Polícia Militar realizou prisões preventivas, buscas e bloqueio de bens contra grupo que teria desviado cerca de R$ 9,6 milhões em verbas destinadas a projetos sociais.

Vereador e ex-vereador de São Luís alvos da Benedictio

A investigação, que começou com a análise de prestações de contas de recursos públicos, resultou na deflagração da Operação Benedictio, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Polícia Militar em cumprimento a uma decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados (Vecco).

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os investigados Evania Maria Sousa Nicacio, Lucivânia Martins Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha e Cristiana Serra Duarte Cunha, além de buscas e apreensões em 12 endereços. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de verbas públicas oriundas de convênios e emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e associação com facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo teria criado uma sofisticada rede formada por empresas de fachada, operadores financeiros, agentes políticos e colaboradores encarregados de ocultar a origem e a destinação de recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais voltados à população mais vulnerável. As apurações apontam um dano aos cofres públicos de aproximadamente R$ 9,6 milhões.

Vereador e ex-vereador de São Luís alvos de Operação do GAECO e SEIC

O vereador Beto Castro (Avante) e o ex-vereador Umbelino Júnior, ambos de São Luís, estão entre os alvos da Operação Benedicte deflagrada na manhã desta segunda-feira, dia 15, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil do Maranhão.

O vereador de São Luís, Beto Castro, foi preso em flagrante na manhã de hoje. Ele estava portando uma arma de fogo.

A operação apura suposto esquema de desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares com possível participação de integrantes de facção criminosa. Ao todo, são 17 mandados de busca e apreensão em diversos endereços da capital maranhense.

Sete investigados tiveram prisão preventiva decretada

A decisão judicial determinou a prisão dos seguintes investigados:

Lucivânia Silva Alves Siqueira;
Robson de Oliveira Siqueira;
José Roberto Santos Cunha;
Cristiana Serra Duarte Cunha;
Evânia Maria Sousa Nicácio;
Evano Hícaro dos Santos Soares;
Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”.

Segundo as investigações, o grupo seria responsável por operar mecanismos de desvio de verbas públicas destinadas a projetos financiadas por emendas parlamentares.

A Justiça também determinou a prisão de sete pessoas investigadas por suposto envolvimento no esquema. A investigação apura a existência de um esquema estruturado para o uso irregular dos recursos, com indícios de ligação entre os beneficiários das emendas e integrantes de facções criminosas.

A Operação investiga um suposto esquema de desvio de mais de R$ 9 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, com possível participação de integrantes de facções criminosas.

ALEMA realiza sessão solene dos 190 anos da Polícia Militar

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Na ocasião, foi entregue a Medalha ao Metérito Legislativo Manuel Beckman ao comandante-geral da corporação, coronel Wallace Amorim.

As homenagens foram propostas pelo deputado Neto Evangelista (MDB), por meio do Requerimento 110/2026 e do Projeto de Resolução Legislativa 37/2026.

A cerimônia foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e convidados.

Além da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o comandante-geral da PM/MA, Coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa; a secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Maria Augusta; o coronel PM Francisco, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto; a primeira sub defensora pública, Elainne Alves do Rego Barros Monteiro, representado a defensora pública-geral, Cristiane Marques; o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros; o chefe do Gabinete Militar da Alema, Coronel Emerson Bezerra; o ex-comandante da PMMA, o coronel reformado Diniz; e ex chefe do Gabiente Militar da Alema, Evanildo Silva.

A solenidade celebrou a trajetória de uma das mais antigas instituições públicas do estado. A Polícia Militar do Maranhão foi criada pela Lei Provincial 21, de 17 de junho de 1836, com a denominação de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, tendo como missão inicial a manutenção da ordem e da segurança da então província.

Orleans Brandão recebe apoio de Marcos Castro no Cohafuma

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de encontro no bairro Cohafuma, de escuta e apresentação de propostas à comunidade. Ao lado do vereador Marcos Castro, do pré-candidato a deputado estadual Thiago Fernandes e do pré-candidato a deputado federal Vinícius Ferro, Orleans conversou com lideranças comunitárias e reforçou seus compromissos com a capital maranhense.

Orleans destacou a importância de ouvir quem conhece os desafios de cada bairro. Ele explicou que seu plano de governo não é feito em gabinetes, mas nas ruas, ouvindo as reais demandas da população. Para ele, essa proximidade é o diferencial que garante soluções mais eficazes.

Marcos Castro, ao justificar sua escolha por Orleans, ressaltou a preparação técnica e a coragem política do pré-candidato. O vereador pontuou que o Maranhão precisa de alguém com experiência em gestão pública para dar continuidade ao que vem dando certo.

Vinícius Ferro destacou que o projeto de Orleans é o único capaz de enfrentar problemas complexos como a mobilidade urbana.

Ao finalizar a agenda, Orleans ressaltou que seguirá focado nas pessoas, em gerar oportunidades reais para quem mais precisa, garantindo que o desenvolvimento econômico do Maranhão se reflita diretamente no dia a dia das famílias.

Ministro dos Transportes anuncia nova Ponte no Estreito dos Mosquitos

O governador Carlos Brandão conversou nesta quinta-feira, dia 11, com o ministro dos Transporte, George Santoro, e com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, sobre a Ponte do Estreito dos mosquitos. A ordem de serviço para construção de uma nova ponte deverá ocorrer no final deste mês de junho.

A Ponte do estreito dos Mosquitos está interdida e monitorada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no km 24,4 da BR-135/MA.

O monitoramento consiste em instalar sensores na ponte para medir como a estrutura vibra e se movimenta durante a passagem dos veículos. A ação tem caráter preventivo e integra o conjunto de atividades de acompanhamento técnico da estrutura.

Iracema Vale parabeniza Urbano Santos pelos 97 anos

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (MDB), parabenizou o municipio de Urbano Santos pelos seus 97 anos de emancipação política. Durante a sessão plenária, a parlamentar destacou a importância da cidade para o estado, bem como os avanços registrados no município.

Logo no início do seu pronunciamento, Iracema Vale falou sobre sua ligação com o município. Antes de alcançar o mandato estadual, a parlamentar foi, por duas vezes, vereadora e prefeita da cidade. Foi, também, a população de Urbano Santos quem a concedeu a maior votação proporcional para deputada estadual.

“Quando chego em Urbano Santos, me sinto em casa. Me sinto acolhida, feliz com os abraços, carinho e com o amor do povo. Hoje, não pude estar lá, por dever do ofício, mas não poderia deixar passar esse registro e dizer o quanto essa cidade é importante na minha vida e para o Maranhão”, disse Iracema Vale.

Inicialmente chamada de Mocambo e, depois, Vila de Ponte Nova, a localidade foi renomeada para Urbano Santos no ano de 1929, em homenagem ao vice-presidente da República, Urbano Santos da Costa Araújo, natural de Guimarães. Em 1938, Urbano Santos foi elevado à categoria de cidade.