Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Empresas e Prefeitura ainda trabalham após a forte chuva com vento ocorrida no início da tarde desta segunda-feira (13), em São Luís.
O temporal causou muitos estragos, alguns gravados em vídeos por populares assutados e impressionados. Imóveis foram destelhados, postes derrubados e veículos indignificados e trânsito ficou um caos.
O local mais atingido foi na área da Forquilha, apesar da violência e dos danos, não há registros de vidas perdidas.
O governador Flávio Dino disse nas redes sociais que está acompanhando ações e providências em apoio aos mais prejudicados.
“informo que estou acompanhando as ações do Corpo de Bobeiros, Polícia Militar em apoio as empresas e a prefeitura”.
Em face dos danos derivados de chuvas e ventos em São Luís na tarde de hoje, informo que estou, há algumas horas, acompanhando as ações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, em apoio a empresas privadas e à prefeitura. Não há, até o momento, registro de perdas de vidas
O heroico trabalho da unidade do Corpo de Bombeiros do Maranhão, que atuou na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, inspirou o deputado estadual Dr. Yglésio (PDT), a lutar para que estudantes oriundos das Escolas Militares no Maranhão possam dispor de uma reserva de vagas nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no Estado.
Dr. Yglésio tratou do assunto nesta quinta-feira (21), na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele pretende apresentar um Anteprojeto no Legislativo Estadual com indicação ao Governo que contempla os estudantes das Escolas Militares. Esse tipo de Projeto de Lei precisa ser de iniciativa do Poder Executivo Estadual.
“Os alunos das Escolas Militares que ingressam no 6º ano (antes 5ª série) saem após o 3º ano do ensino médio em geral com ótimo desempenho escolar. Apenas a Escola do Corpo de Bombeiros forma por ano 130 estudantes, com boa média de aprovados em vestibulares e outros concursos. O governador Flávio Dino deverá criar mais três escolas militares em breve no estado. Por essa razão é importante aproveitar esses talentos nas corporações de segurança”, destacou Yglésio Moisés.
O deputado que está no primeiro mandato informou que já tratou do assunto com os Comandantes da Policia Militar, Cel. Jorge Luongo, e do Corpo de Bombeiros, Cel. Célio Roberto que aplaudiram a iniciativa. Dr. Yglésio acredita que o projeto melhora os quadros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros valorizando ainda mais as duas instituições.