O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), utilizou nesta segunda-feira, dia 11, as redes sociais para elogiar o trabalho realizado pelo Sistema de Segurança Pública do Estado.
O governador demonstrou sua satisfação com o setor de segurança no Maranhão, ao se referir à lista apresentada pelo jornal inglês Daily Mail, coma as 40 cidades com maiores índices de homicídios do mundo. Ele lembrou que São Luís já fez parte desta lista.
“…nem mesmo São Luís, que já chegou a ocupar a 21 posição. Nosso trabalho em Segurança Pública alcança resultados positivos!..”, lembra Brandão.
O jornal inglês Daily Mail publicou lista de 40 cidades com as maiores taxas de homicídios do mundo, e nenhuma cidade maranhense compõe essa lista, nem mesmo São Luís, que já chegou a ocupar a 21ª posição. Nosso trabalho em Segurança Pública alcança resultados positivos!
O vice-governador Felipe Camarão (PT), assume nesta quinta-feira, dia 17, o Governo do Estado interinamente. É a segunda vez que ele assume a titularidade do governo.
Camarão fica no comando do Maranhão pelos próximos 10 dias.
Fazemos um governo compartilhado, sob a liderança firme do governador @carlosbrandaoma. Temos bastante afinidade e nesses dias terei a missão de manter a normalidade do governo, sempre sob sua orientação. https://t.co/cqKb6wnQoR
A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, acompanhou nesta terça-feira, dia 15, o governador Carlos Brandão (PSB) e o ministro do Turismo, Celso Sabino, em Barreirinhas porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
“Mostramos toda a nossa riqueza turística e as potencialidades do Maranhão nesta área. O Parlamento Estadual continuará trabalhando, juntamente com o Poder Executivo e o Governo Federal, para atrair cada vez mais investimentos para o setor e turistas do mundo todo à região, a fim de gerar mais renda para Barreirinhas, bem como para todo o Estado”, afirmou Iracema Vale.
Também participaram da agenda o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Ana do Gás (PCdoB), Solange Almeida (PL), Ricardo Rios (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Florêncio Neto (PSB); os deputados federais Amanda Gentil (Republicados), Aluísio Mendes (PSC) e Pedro Fernandes (PTB), entre outras autoridades.
A deputado Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta segunda-feira, dia 14, no Palácio dos Leões, da assinatura da ordem de serviço para as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Maranhão.
A assinatura foi feita pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e pelo governador Carlos Brandão (PSB), garantindo investimentos para a execução de serviços de esgotamento sanitário, hidrometração e estação de tratamento de esgoto na Grande Ilha.
“A gente sabe a importância do saneamento básico para a saúde da população e é muito bom vermos que o nosso estado tem recebido tantos investimentos por parte do Governo Federal. É uma parceria exitosa que só tem a beneficiar todos nós, maranhenses”, afirmou Iracema.
Os investimentos somam mais de R$ 47 milhões de recursos federais e estaduais para obras de esgotamento sanitário, hidrometração e estação de tratamento de esgoto na Grande Ilha. As obras serão executadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Secretaria de Estado do Governo (Segov) e Empresa Qualitech Engenharia Ltda.
O governador Carlos Brandão acompanhou o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Sustentabilidade e Desenvolvimento, nesta sexta-feira, dia 11, que deverá realizar 526 intervenções positivas e estruturantes no Maranhão.
O Governo Federal promete redefinir o cenário de investimentos e assegurar o desenvolvimento do estado e de todo o Brasil nos próximos quatro anos.
“É motivo de muita alegria para nós do Maranhão estarmos participando do Novo PAC, que foi anunciado aqui no Rio de Janeiro, e que irá contemplar o nosso estado em mais de R$ 93 bilhões de reais em obras. Isso foi fruto de muito trabalho, desde janeiro, que a gente vem trabalhando os projetos em parceria com o Governo Federal, e agora o presidente Lula anunciou o Novo PAC, que vai gerar milhares de empregos e renda para a sociedade. São obras em várias áreas que vão melhorar a vida das pessoas e gerar o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, ressaltou o governador.
O Maranhão receberá 526 intervenções positivas do Governo Federal, entre obras, projetos e estudos que serão promovidos em oito eixos, sendo os de Água para Todos; Cidades Sustentáveis e Resilientes; Educação, Ciência e Tecnologia; Inclusão Digital e Conectividade; Infraestrutura Social e Inclusiva; Saúde; Transição e Segurança Energética; e Transporte Eficiente e Sustentável.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, dia 9, o Projeto de Lei Complementar 07/2023, de iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), que trata da organização do quadro de pessoal do órgão.
“Trata-se apenas de reorganização e modernização de cargos que já fazem parte da estrutura do órgão, mas que com tempo tornaram-se obsoletos, como os de datilógrafo, vistoriador, dentre outros. O projeto não irá gerar impacto financeiro no orçamento anual da Defensoria”, justificou o defensor público-geral, Gabriel Soares.
A medida propiciará avanços nas funções da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão (PSB).
O governador Carlos Brandão e a ministra Anielle Franco da Igualdade Racial, nesta segunda-feira, dia 31,inauguraram o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra ‘Ana Silvia Cantanhede’, destinado à elaboração de políticas para as mulheres negras no estado.
🤝 O espaço vai promover políticas públicas para a população negra, o combate ao racismo, além de disponibilizar atendimentos psicológicos e jurídicos, e cursos profissionalizantes.
Também foi assinado o decreto de criação da casa e deu posse à diretoria. Localizado no centro de São Luís, sendo o primeiro do tipo da Região Nordeste.
“O Centro de Referência da Mulher Negra é o primeiro do Nordeste, portanto, o Maranhão está no protagonismo da implementação de políticas públicas para esta população. O centro será uma ponte entre o movimento de mulheres negras e o Governo do Estado para o debate de políticas de inclusão social, geração de emprego e renda, acesso aos serviços de saúde, fortalecimento cultural e todas as áreas que se façam necessárias para valorizar as mulheres negras do nosso estado”, disse Brandão.
A ministra Anielle Franco afirmou que o centro é uma conquista histórica.
“O Maranhão é o segundo estado mais negro do Brasil, com 70% da sua população formada por pessoas negras. Estou muito honrada por estar no Maranhão em um dia tão importante, pois estamos dando o pontapé inicial para garantir uma vida mais digna para as mulheres negras desse estado. Aproveito para reafirmar a parceria do governo federal e do Ministério da Igualdade Racial com o Governo do Maranhão para que, juntos, a gente transforme este centro em uma referência para todo o Brasil”, disse a ministra.
A solenidade com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; das secretárias de Estado da Mulher, Abigal Cunha; da Juventude, Tatiana Pereira; dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa; do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; da desembargadora Ângela Maria Moraes Salazar; entre diversas outras autoridades, representantes de movimentos sociais e lideranças religiosas de matriz africana.
A ministra Anielle Franco lançou no Maranhão, o programa do governo federal ‘Caminhos Amefricanos’, com objetivo de promover intercâmbios para estudantes de licenciatura e docentes da educação básica em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, solicitou ao governador Carlos Brandão (PSB) a implantação da Casa da Mulher Maranhense em Barreirinhas.
A ação visa ofertar atendimento a mulheres em situação de violência doméstica.
“A Casa da Mulher Maranhense está se expandindo por todo o Estado e estamos solicitando que chegue logo às barreirinhenses. As mulheres merecem uma vida digna e ter seus direitos defendidos. É uma causa importantíssima (…) Elas se sentem mais encorajadas a romper o silêncio porque estão em segurança. Esse projeto é uma demonstração clara de que o Governo do Maranhão é efetivo no que diz respeito às políticas públicas para as mulheres”, destaca a deputada Iracema.
A Casa da Mulher Maranhense oferece suporte por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria Pública Especializada da Mulher, Defensoria Pública Especializada da Mulher, Patrulha Maria da Penha, além de atendimento psicossocial e orientação sobre programas de auxílio e promoção da autonomia econômica.