Iracema participa do ato de fortalecimento das relações do Maranhão e Jamaica

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, participou junto com o governador Carlos Brandão (PSB) da solenidade com os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Jamaica, Edmund Bartlett, que resultou na assinatura do Memorando do Entendimento entre os Ministérios do Turismo do Brsil e Jamaica.

A solenidade ocorreu no Museu do Reggae, em São Luís. 

“Este é um momento muito importante para o Brasil, pois celebra a parceria entre o Maranhão e a Jamaica. O governador Carlos Brandão, ao lado dos ministros dos dois países, vai fortalecer esse intercâmbio cultural, especialmente em São Luís, que é a capital brasileira do reggae. No Maranhão temos ainda as belezas naturais que também são atrativos para turistas estrangeiros e esperamos receber muita gente da Jamaica”, destacou Iracema Vale. 

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Júnior Cascaria (Podemos).

O objetivo é fortalecer os laços entre os dois países, via São Luís e o Maranhão, por meio do turismo e da cultura, principalmente. As duas cidades, além de reunir atrativos naturais reconhecidos mundialmente, compartilham raízes musicais semelhantes: ambas são consideradas capitais do reggae – a Jamaica, a mundial; e São Luís, a brasileira.

Carlos Brandão visita obras do HRT e do Fórum de Imperatriz

Obras do Hospital Regional da Região Tocantina em Imperatriz

O governador do Maranhão Carlos Brandão Brandão visitou no sábado, di 17, as obras do Hospital da Região Tocantina e do novo Fórum de Imperatriz, o HRT. Com o objetivo de fortalecer o atendimento de saúde da região, o novo hospital contará com 112 leitos normais e mais 30 leitos de UTI, sendo 20 adultos e dez infantis, em uma área de 62.117,69 m².

“Estou muito feliz em ver esse sonho se concretizando. Este é um investimento de R$ 106 milhões, e conta com 150 operários trabalhando dia e noite para entregar a primeira etapa ainda este ano. Em 2025 entregaremos definitivamente o hospital completamente equipado. Com este equipamento vamos melhorar ainda mais os indicadores de saúde do nosso estado”, disse o governador.

Atualmente, a obra encontra-se em andamento com a execução dos serviços de limpeza da área externa, pintura, execução de instalações hidráulicas e elétricas, desvio de caixas para a passagem de esgoto e drenagem. 

O governador visitou também as obras do novo Fórum da Comarca de Imperatriz, que está sendo construído em uma área aproximada de 42.809,78 m² e vai contar com estrutura composta por seis blocos, garagem, lanchonete, livrarias, restaurante, salões projetados e um banco. 

O prédio abrigará 20 varas, quatro juizados e todos os setores administrativos do Fórum. A obra tem previsão de conclusão para o dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

INTERNET BRASIL: escolas receberão chips, computadores e notebooks

O Ministério das Comunicações entrega de 6.207 chips de celular a 28 escolas na Grande Ilha e à doação de 2.080 computadores e 600 notebooks, no âmbito do programa Computadores para Inclusão. A cerimônia será no Centro de Convenções da Ufma e também será marcada pelo anúncio de investimentos em conectividade para o Pará e o Maranhão.

A entrega de 6.207 chips de celular a 28 escolas estaduais integram as ações do programa Internet Brasil. O programa promove acesso gratuito à internet, em banda larga móvel, para alunos do ensino médio, inscritos no CadÚnico e matriculados na rede pública.

O Maranhão foi inserido no programa em março e até o final deste ano o Ministério pretende entregar mais de 51.000 chips para alunos de 118 escolas da rede estadual, em 75 municípios do estado.

No âmbito do programa Computadores para Inclusão, o MCom vai doar 2.080 computadores e 600 notebooks para utilização em escolas estaduais. Os computadores de mesa serão destinados para Escolas Estaduais de Tempo Integral e os notebooks para as escolas de tempo parcial.

Para ampliar a infraestrutura de conectividade nos estados do Pará e Maranhão, será anunciado investimento na ordem de R$ 148,33 milhões, recursos originários do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), com participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto consiste na expansão da rede de acesso de alta capacidade em 27 municípios dos estados do Maranhão e do Pará. A ação busca fortalecer a estratégia da empresa de desconcentração geográfica e atendimento a todas as regiões do país, reforçando sua atuação no Norte e Nordeste.

No MA, serão beneficiados os municípios Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Chapadinha, Codó, Estreito, Grajaú, Miranda do Norte, Mirinzal, Paço do Lumiar, Pinheiro, Presidente Dutra, Riachão, Santa Helena, Santa Rita, São José de Ribamar, Turilândia e Tutóia.

ELEIÇÕES: Creuzamar substitui Passinho como vice de Duarte Jr

O grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB), agiu rápido e ontem mesmo, anunciou Creuzamar Pinho no lugar de Isabelle Passinho, como companheira de chapa de Duarte Jr. na disputa pela prefeitura de São Luís.

“time do Lula seguirá animado!”, diz Camarão após saída de Passinho

“Desejo sucesso a Creuzamar Pinho, anunciada oficialmente como a vice do candidato a prefeito Duarte Jr. Ela substituiu Isabelle Passinho, que precisou se ausentar para cuidar da saúde. Creuzamar é assistente social, ex-vereadora da capital e primeira líder quilombola a assumir o Legislativo maranhense. Não tenho dúvida de que trará grande contribuição para São Luís!”, destacou o governdor.

Antes da Convenção, Creuzamar e Passinho disputaram a indicação para vice de Duarte Jr. no PT, vencida por Isabelle Passinho, porém apesar das credencias da advogada e ativista da causa das pessoas com deficiência, o resultado não foi digerido muito bem para alguns segmentos do partido.

Isabelle Passinho alegou questões pessoas e de saúde ao desistir. O vice-governador Felipe Camarão (PT), comemorou a escolha da substituta “é de luta, é do PT, é Creuzamar, a vice pra vencer”.

“excelente notícia para o Maranhão”, Brandão sobre Decreto que cria ZPE

O governador Carlos Brandão (PSB), comemorou nesta quinta-feira, dia 8, a assinatura do Decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação de Bacabeira. Segundo o governador, a ZPE deve receber investimentos de cerca de R$ 15 bilhões e expectativa de geração de 30 mil empregos.

“Uma excelente notícia para o desenvolvimento do Maranhão: o presidente Lula, acaba de assinar o Decreto nº 12.131/2024, que cria a Zona de Processamento de Exportação de Bacabeira! Agora, o Ministério da Fazenda vai prosseguir com os trâmites alfandegários necessários ao funcionamento da ZPE. Quando aprovada, a implantação da zona deve receber um investimento de R$ 15 bilhões durante cinco anos. Serão gerados cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo nossa economia!”, comemora Brandão.

A Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, sob a liderança do ex-governador Zé Reinaldo, desenvolveu o projeto.

“É o maior instrumento de desenvolvimento econômico que existe em mais de 170 países. É recomendado pela Organização Mundial do Comércio, pelo Banco Mundial, é um instrumento universal de desenvolvimento econômico. Faltava isso ao Maranhão (…) s expectativas que nós temos são de trazer investimento, tecnologia de ponta, emprego altamente remunerado, para que o Maranhão comece a se transformar”, destacou Zé Reinaldo

A área da ZPE abrangerá cerca de 2.100 hectares com heliporto, ferrovia, área alfandegária e conexões rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias. 

“O Maranhão é testemunha dos avanços”, Brandão sobre governo Lula

O governador Carlos Brandão (PSB), usou as redes sociais para corroborar sobre os avanços no país, destacado pelo presidente Lula na noite de domingo, dia 28, em pronunciamento em rede nacional, quando completou um ano e meio do terceiro mandato do petista.

Lula em seu pronunciamento fez um balanço dos 180 dias do seu novo mandato. O discurso, que durou pouco mais de 7 minutos, abordou praticamente todas as áreas pertinentes à administração pública no marco de um ano e meio de seu mandato. 

Camarão volta assumir o governo do Maranhão até 31 de julho

Com a viajem do governador Carlos Brandão(PSB0, para Nova Deli, na India, ocorrida ontem quarta-feira, dia 24, o vice-governador do Maranhão Felipe Camarão(PT), voltou assumir o executivo estadual.

Está é a terceira vez que Camarão assumi o governo em 2024.

Entre os dias 23 a 31 de julho, Brandão vai participar da 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontecerá em Nova Deli, na Índia, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o país anfitrião, Governo da Índia.

“Muito feliz por ter ao meu lado Isabelle Passinho”, Duarte sobre vice

A advogada Isabelle Passinho (PT) é a companheira de chapa de Duarte Jr (PSB) para Prefeitura de São Luís. Ela foi a indicada no partido dos trabalhadores. A Assistente Social e suplente de vereadora Creuzamar de Pinho e o deputado estadual Zé Inácio eram os outros nomes no PT que disputavam a vaga na chapa.

Lançada pré-candidatura de Duarte Jr para prefeito de São Luís

O governador Carlos Brandão (PSB), líder do grupo político de apoio à candidatura de Duarte Jr, ressaltou a importância do diálogo que resultou na escolha de Isabelle Passinho.

“Em diálogo e unidade com representantes do PT, decidimos que a vice do nosso pré-candidato a prefeito, Duarte Jr, será a competente advogada e ativista em prol das pessoas com deficiência, Isabelle Passinho. Estaremos juntos nessa jornada por uma São Luís melhor e mais próspera para todos!”, disse Brandão.

Nas redes sociais Duarte Jr, destacou a felicidade pela indicação da ex-aluna e assessora parlamentar. Isabelle Passinho tem reconhecido trabalho na área social em São Luís, principalmente voltado para pessoas com deficiência.

A convenção que oficializará a chapa Duarte Jr e Isabelle Passinho será às 15h40 do domingo, dia 21, no Ginásio Castelinho. O evento está sendo preparado para que seja impactante politico e eleitoralmente.

A eleição em São Luís deve repetir a disputa de 2020 em dois turnos entre Eduardo Braide (PSD) e Duarte Jr. Nas eleições deste ano de 2024, Braide tenta renovar o mandato à frente da Prefeitura de São Luís, enquanto Duarte chega para pleito mais maduro politicamente e com forte apoio político e partidário.