Eleições 2024: Brandão volta reunir base para discutir estratégia

Do O Globo

O governador Carlos Brandão (PSB), maior liderança política do Maranhão na atual conjuntura, assumirá a direção do PSB maranhense, mas já está no comando da articulação da Eleição 2024, objetivando os rumos políticos no estado.

Ele voltou reunir os 13 partidos da base do seu governo segunda-feira, dia 18, (Cidadania, MDB, Patriota, PCdoB, PODEMOS, PP, PSB, PSDB, PT, PV, Solidariedade, União Brasil e PSD), para tratar das Eleições 2024. Na reunião o governador, disse que pedirá uma pesquisa eleitoral para definir estratégias de apoio e, em seguida, irá anunciar publicamente seu aval à candidatura de Duarte Júnior.

Ele solicitou as siglas que sigam o mesmo caminho, para formar uma chapa única. Em São Luís, capital maranhense, a eleição deve repetir o cenário de 2020, com a disputa entre Eduardo Braide (PSD) e Duarte Júnior (PSB).

Lançada 1ª etapa do programa de pavimentação ‘Mutirão Rua Nova’

Foi lançado no Maranhão a primeira etapa do programa Mutirão Rua Nova. A solenidade foi conduzida pelo governador Carlos Brandão (PSB), nesta segunda-feira, dia 18, no Palácio Henrique De La Roque.

“Esse é um novo programa do nosso governo que, assim como outros, será feito em parceria com os municípios. Vamos fazer a doação dos blocos de concreto para a pavimentação de ruas nas zonas rural e urbana. Com isso nós vamos melhorar a mobilidade urbana e dar mais dignidade para as pessoas, acabando com a lama no inverno e a poeira no verão. Os imóveis também serão valorizados e os comércios locais também serão beneficiados”, disse o governador Carlos Brandão.

O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões, a ação prevê a execução de cerca de 160 quilômetros de pavimentação de vias públicas em mais de 80 municípios maranhenses.

Serão contemplados os municípios de Alcântara, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Apicu-Açum, Arame, Arari, Axixá, Bacabal, Bacabeira, Bacurituba, Barra do Corda, Belágua, Bequimão, Brejo, Buriti Bravo, Buriticupu, Buritirana, Cajapió, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Caxias, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Esperantinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Godofredo Viana Governador Archer, Governador Eugênio Barros e Grajaú, Icatu, Itapecuru-Mirim, João Lisboa, Junco do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lajeado Novo, Loreto, Matinha, Matões do Norte, Nova Olinda do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pindaré-Mirim, Poção de Pedras, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Rosário, Sambaíba, Santa Luzia, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São João do Sóter, São José dos Basílios, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Senador La Rocque, Serrano do Maranhão, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Tufilândia, Turiaçu, Turilândia, Urbano Santos e Vitoriano Freire.

AL-MA aprova indicação de Flávia Gonzalez para o TCE

Aprovada a Indicação da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Flávia Gonzalez Leite, para o Conselho do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), nesta segunda-feira, dia 18, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O parecer favorável será apreciado pelo Plenário da Casa nesta terça-feira, dia 19, em sessão especial. Ela será a primeira mulher na composição do TCE em 77 anos de história da Corte de Contas.

“Fiz questão de participar por se tratar de um momento histórico e muito importante para o Maranhão e, principalmente, para as mulheres do nosso estado. Estamos muito felizes com a sua condução para esse cargo. Todos nós ficamos muito felizes com a indicação e o desejo é que tenha muita sabedoria neste novo desafio”, destacou Iracema Vale.

A Comissão Especial foi composta pelos deputados Roberto Costa (MDB), presidente da comissão; Davi Brandão (PSB), vice-presidente; Rafael (PSB), relator; Eric Costa (PSD) e Antônio Pereira (PSB).

Flávia Gonzalez Leite falou sobre sua formação, currículo profissional, trajetória na vida pública e respondeu a perguntas dos deputados sobre assuntos pertinentes ao cargo.

“A indicação feita pelo governador Carlos Brandão (PSB) é um reconhecimento imprescindível do olhar da mulher sobre a análise das contas e demonstra, mais uma vez, a sua confiança no meu trabalho, na minha história e, por isso, sou imensamente grata. Coloco-me sempre à disposição de todos, com esse reconhecimento da importância do papel da mulher em nossa sociedade, instituições e espaços públicos. Basta que nós tenhamos espaço para que a gente possa mostrar a que veio”, afirmou. 

A sabatina também foi prestigiada pelos deputados: Arnaldo Melo (PP), Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Wellington do Curso (PSC), Rildo Amaral (PP), Osmar Filho (PDT), Júnior Cascaria (Podemos), Ana do Gás (PCdoB), Daniella (PSB), Andreia Rezende (PSB) e Abigail Cunha (PL).

Eleições 2024: Brandão reunirá base na segunda-feira, dia 18

Do Imirante

O governador Carlos Brandão (PSB) iniciará na próxima segunda-feira, dia 18, as conversas com partidos da base de apoio ao seu governo, com vistas as eleições municipais de 2024.

Brandão tem dito que vai conversar com todos os aliados para definir as estratégias de seu grupo nos municípios.

O governador deverá assumir a presidência do PSB no Maranhão, tendo que liderar o processo eleitoral da legenda na disputa, com objetivo de fortalecer o partido.

Ginásio Georgiana Pfueger (Castelinho) será reinaugurado domingo dia 17

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), entrega no domingo, dia 17, a reforma do Ginásio Poliesportivo Georgiana Pfueger, popularmente conhecido como Castelinho. A solenidade contará com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do ministro do Esporte André Fufuca, além de outras autoridades.

A programação se inicia às 15h30, com abertura dos portões, seguida da fala das autoridades e coletiva de imprensa às 16h. Às 17h, será entregue um memorial em homenagem a atleta de vôlei Georgiana, que teve grande destaque e atuação no esporte maranhense na década de 80. Às 17h45, a cerimônia contará com atrações culturais.

“Temos a grande satisfação de entregar um dos maiores equipamentos esportivos do estado, que é o Georgiana Pflueger, e o Governo do Maranhão não poderia deixar de prestar uma homenagem à jovem Georgiana, responsável pelo nome do equipamento. A iniciativa do memorial foi autorizada pelos familiares da atleta, por meio do professor Zartu Giglio, ex-técnico da maranhense”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes.

A programação do evento contará também com o jogo ‘Super Lendas do Vôlei Olímpico’, às 18h15, que será disputado entre a Seleção Brasileira Master (Serginho, Samuel, Rodrigão, Maurício, Dante, Lipe e Gustavo Endres) e a Seleção Maranhense Master (Gaudêncio Neto, Ricardo Carneiro, Leandro Fonseca, Marcelo Melo, Markinho Silva, Wastro Araújo, Ronald Ferreira, Rodrigo Coelho, Mano, Joel Araújo, Thales Fialho, Pablo Neruda, Naldir Lopes e Ricardo Lins).

A partir das 20h15, acontece o jogo de basquete entre o Sampaio Corrêa e a Seleção Maranhense 35+.

Reforma

A reestruturação do Georgiana Pflueger recebeu uma nova cobertura, reforma completa dos ambientes internos, instalação de 4.700 assentos individuais e academia. Além disso, conta agora com um novo sistema de combate a incêndio, novas instalações hidrossanitárias, elétrica e obras de acessibilidades de acordo com as normas vigentes, incluindo elevador para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O equipamento recebeu modernizações importantes de caráter esportivo elevando o padrão do ginásio a outros espaços de nível nacional. Entre as novidades, temos a implantação de um placar de cubo central wireless e piso flutuante de alto desempenho, padrão National Basketball Association (NBA), usado nacional e internacionalmente.

A parte externa do ginásio também teve com investimento de mais de R$ 4 milhões, com uma nova urbanização, incluindo acessibilidade, novo sistema de iluminação em tecnologia LED, paisagismo e um espaço demarcado para estacionamento.

AL-MA aprecia indicação de Flávia Gonzalez para o TCE, terça-feira, dia 19

O governador Carlos Brandão (PSB) indicou procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Flávia Gonzalez Leite, para o cargo efetivo de conselheira de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativo do Maranhão, anunciou sessão extraordinária na terça-feira, dia 19, para a apreciação em Plenário indicação do governador. A comissão designada para emitir parecer da indicação é formanda pelos deputados Roberto Costa (MDB), Rafael Leitoa (PSB), Davi Brandão (PSB), Ricardo Rios (PCdoB) e Eric Costa (PSD).

“A procuradora Flávia Gonzalez Leite será indicada como a primeira mulher conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), em 80 anos de instituição. Na sessão plenária desta quinta-feira, 14, fiz a leitura da indicação, iniciando o processo de escolha que culminará na sabatina. A chegada da primeira mulher conselheira do TCE-MA representa um avanço significativo para a diversidade na gestão pública do Estado. Mais uma vez, o governador Carlos Brandão protagoniza um marco histórico para a instituição e uma mulher ocupará merecidamente um espaço de poder.”, destaca Iracema Vale.

Se aprovada pela Assembleia Legislativa, Flávia Gonzalez assumirá a cadeira de Raimundo Oliveira Filho, que se aposentou neste mês.

Flávia Gonzalez é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes. Já atuou como professora convidada da Escola Superior de Controle Externo do Maranhão e foi diretora adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). 

Eric Costa cobra atenção para regularização fundiária no MA

O deputado Eric Costa (PSD) chamou a atenção nesta quinta-feira (7), para o debate sobre a regularização fundiária no Maranhão. O parlamentar aproveitou para lembrar a tramitação do projeto de lei de sua autoria, que trata do tema e destacou o compromisso que o governador Carlos Brandão (PSB), assumiu com a questão no início da sua gestão.

“Eu tenho acompanhado o esforço que o Iterma tem realizado para regularizar o maior número de imóveis aqui no Maranhão. E eu tenho visto alguns impedimentos burocráticos, que nós estamos buscando destravar. Apresentei uma proposta de adequação a uma lei que nós temos, uma lei inferior, inclusive. A Constituição Federal trata desse assunto, estabelecendo um marco, um limite, e a Constituição Estadual da mesma forma. E nós apresentamos um projeto de lei adequando a Lei de Terras do Maranhão à Constituição Estadual e à Constituição Federal (…) Estou me comprometendo e estou à disposição para que nós possamos amadurecer e entregar para a população o melhor caminho. Entregar para a população os instrumentos necessários para que nós possamos regularizar o maior número de terras, beneficiando o maior número de produtores, a agricultura familiar, o pequeno produtor, o médio produtor e o grande produtor” disse o parlamentar. 

Brandão e Dino não deverão se envolver na eleição em São Luís

Do O Globo

O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o governador Carlos Brandão, filiados ao PSB, mesmo partido do deputado Duarte Jr, pré-candidato a prefeito de São Luís, não deverão participar da disputa eleitora na capital maranhense. Dino provavelmente estará no STF, portanto não poderá se envolver em campanha política, e Brandão deve adotar neutralidade em São Luís e outros municípios.

“Existe a possibilidade de que eu não participe da eleição. Na maioria dos municípios, eu tenho os grupos políticos ao meu lado. Então, será que vale a pena? Dos 42 deputados estaduais, 42 me apoiam. Então para que eu vou entrar em uma briga dessa? Prefiro fazer parceria com aqueles que ganharem”, disse Brandão.

Na capital maranhense, a eleição deve repetir cenário de 2020, quando o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) enfrentou Duarte Júnior no segundo turno. Atualmente, os dois despontam como favoritos em pesquisas locais.