“Fizemos muito e vamos fazer muito mais pelo Maranhão”, diz Orleans em entrevista

Em entrevista na estreia do programa Jornal da Difusora 2ª edição, na noite segunda-feira, dia 6, após deixar o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, o pré-candidato a governador Orleans Brandão (MDB) afirmou que inicia um novo momento com foco no futuro, feliz com o trabalho já realizado e preparado para continuar resolvendo os problemas do Maranhão.

“Estava muito focado em trabalhar pelo Maranhão, e conseguimos realizar importantes obras nos 217 municípios. E agora é um novo momento, de uma pré-campanha em que vamos conversar com a população sobre tudo que já fizemos e falar de futuro, sobre como avançar muito mais, combatendo a extrema pobreza, ao mesmo tempo em que estamos gerando emprego, renda e oportunidades. Muito feliz com tudo o que já alcançamos, mas consciente de que há ainda muito a melhorar no Maranhão”, destacou Orleans Brandão na entrevista.

Questionado sobre como fazer para que o crescimento econômico do Maranhão, evidenciado pelo PIB acima da média, seja revertido a favor da população, Orleans afirmou que cuidar das pessoas, principalmente as que mais precisam, é prioridade para a gestão estadual da qual fez parte até a semana passada:

“Ao mesmo tempo em que realizamos obras históricas e geramos emprego e renda, investimos muito no social com programas como o Maranhão Livre da Fome, que levamos a 130 municípios, e os Restaurantes Populares, que garantem alimentação de qualidade a milhares de maranhenses. Fiz questão de conhecer histórias, de entender nosso estado, não esperei o ano eleitoral para atravessar o Estreito dos Mosquitos. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, mas tenho a convicção de que vamos fazer muito mais”.

Sobre as definições de pré-candidaturas e articulações partidárias visando as eleições de outubro, Orleans disse que os últimos dias foram de muita conversa com os partidos, que culminou com a montagem de um grande time para a disputa eleitoral no Maranhão. Ele reafirmou a aliança histórica com o União Brasil, e com o PDT do senador Weverton Rocha, que formarão a chapa majoritária na disputa pelo Senado.

Orleans Brandão ressaltou que avaliou com muita responsabilidade a missão de ser pré-candidato a governador do Maranhão.

“Fiquei muito feliz em ver que a ida aos municípios, o diálogo com os gestores e o trabalho pelos maranhenses foram aprovados pela população. Alguém que nunca concorreu a nenhum cargo público somar quase 30% em qualquer pesquisa séria que se faça é muito gratificante. A população está aprovando o governo e vamos ter a oportunidade de mostrar tudo que fizemos”.

Ele finalizou a entrevista afirmando que recebe com muita tranquilidade a crítica de adversários por ser sobrinho do governador:

“Busco mostrar às pessoas quem é o Orleans: um jovem que tem preparo, que conhece esse estado como ninguém, que já mostrou o quanto é possível fazer indo aos municípios e dialogando com os gestores e as pessoas. Com a minha contribuição e a parceria do Governo do Estado com o Governo Lula realizamos obras grandiosas em São Luís, como a duplicação da avenida Litorânea e a construção da avenida Metropolitana. São os resultados desse grande trabalho que vamos mostrar à população”.

Neto fala sobre imbróglio envolvendo filiação, Republicano e MDB

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Neto Evangelista (MDB), nas redes sociais, esclareceu sobre o imbróglio envolvendo sua situação partidária. Ele confirma ter sido sondado para se filiar ao Republicano, como a possibilidade de compor a chapa como pré-candidato a vice-governador, de Orleans Brandão (MDB).

Neto permanece no MDB, onde deverá disputar a reeleição, porém a provável chapa majoritária não está afastada.

Aluísio Mendes nega saída do Republicanos do grupo Brandão

O deputado federal Aluísio Mendes, presidente do Republicanos no Maranhão, se apressou em negar a saída do seu partido do grupo do governador Carlos Brandão. Repercutiu rapidamente nas redes sociais, no sábado, dia 4, a informação de que o Republicanos teria abandonado o pré-candidato do Palácio dos Leões, Orleans Brandão, e fechado apoio ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

“informações falsas têm circulado nas redes sociais a respeito do posicionamento político do Republicanos. Trata-se de conteúdos mentirosos e sem qualquer fundamento. (…) Reafirmo meu compromisso e alinhamento com o governador Carlos Brandão, com quem sigo lado a lado, trabalhando com seriedade, lealdade e foco em resultados para a população”.

Orleans destaca Via Sacra do Anjo da Guarda e a força do espetáculo

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), marcou presença na tradicional Via Sacra do Anjo da Guarda. O espetáculo, promovido pelo Grupo Grita com patrocínio do Governo do Estado, reafirmou sua importância como uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Maranhão.

Orleans Brandão, acompanhado de sua esposa, Fernanda Heluy, destacou a relevância da Via Sacra do Anjo da Guarda para a cultura local.

“Mais uma vez, o espetáculo reuniu um mar de gente nesse grande momento de fé, arte e tradição. Parabéns ao Grupo Grita pelos 50 anos de história e dedicação a esse evento tão grandioso, que é um verdadeiro patrimônio vivo do nosso estado e um exemplo de como a arte pode incluir e transmitir valores importantes para toda a sociedade. Seguimos firmes fortalecendo cada vez mais a cultura do nosso Maranhão (…) A participação direta dos moradores do bairro mostra a força dessa manifestação cultural, desse trabalho coletivo que fortalece o sentimento de pertencimento de toda a comunidade. Valorizar a Via Sacra do Anjo da Guarda é reconhecer a importância da nossa cultura popular e garantir que essa tradição continue viva para as próximas gerações”, afirmou Orleans Brandão.

Na edição deste ano, o espetáculo traz como tema “Paixão que Inclui, Arte que Acolhe”, narrativa que vai além da história bíblica da Paixão de Cristo, incorporando também reflexões contemporâneas sobre direitos humanos e desigualdades sociais.

Eliziane Gama troca o PSD de Kassab pelo PT de Lula

A senadora do Maranhão, Eliziane Gama, ingressará a partir desta quinta-feira, dai 2, passará fazer do PT, após deixar o PSD em meio à mudança de rumo do partido no cenário nacional. Na manhã de hoje, ela anunciou a saída do PSD.

“O PSD decidiu seguir um novo trilho político no país eu respeito mas tenho um pensamento diferente, que é público no Brasil. Mesmo com todas as garantias recebidas pelo presidente Kassab, decido que meu ciclo no PSD se encerra aqui e vou percorrer novos caminhos (…) Encerro meu ciclo no PSD com gratidão pelos aprendizados e pela convivência respeitosa. O caminho pode ser novo, mas meu compromisso com a justiça social no meu estado, o Maranhão, permanece o mesmo.”, disse Eliziane, vice-lider do governo no Senado.

PF investiga esquema de corrupção no Tribunal de Justiça do Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º/4), a Operação Inauditus, para cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o objetivo de instruir inquérito que apura possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, de lavagem de dinheiro e de organização criminosa, envolvendo decisões judiciais no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

As diligências revelaram um esquema de direcionamento de decisões, com celeridade seletiva, de distribuição por prevenção e de atuação conjunta de servidores, entre outros, com o objetivo de beneficiar parte em litígio, mediante vantagens indevidas. Também foram identificadas movimentações financeiras com indícios de triangulação e de ocultação da origem ilícita dos recursos.

Além das buscas, foi decretada a prisão preventiva do principal operador do esquema; ademais, o afastamento de cinco servidores, a proibição de acesso ao TJMA e de contato entre os investigados, o monitoramento eletrônico de seis pessoas e o sequestro e o bloqueio de bens até o valor de R$ 50 milhões, de forma solidária entre os principais envolvidos.

As medidas alcançam gabinetes, escritórios de advocacia e pessoas jurídicas, cumpridas em São Luís, em São José de Ribamar, em Arari, em Balsas, em Bacabal e em Guimarães (MA); em Fortaleza (CE), em São Paulo (SP) e em Lagoa Seca (PB).

São José de Ribamar recebe mais 10,3km de pavimentação asfáltica

O Governo do Estado ampliou os investimentos na pavimentação asfáltica do município de São José de Ribamar. Nesta terça-feira (31), foram iniciadas as obras de asfaltamento de mais 10,3 quilômetros de vias do município, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e o prefeito dr. Julinho acompanharam a execução dos serviços que vão garantir a trafegabilidade e melhorar a qualidade de vida da população, com a requalificação da malha viária urbana, ampliação da acessibilidade e melhoria das condições de mobilidade em áreas de expansão urbana do município.

“É mais uma etapa do amplo programa de pavimentação asfáltica autorizado pelo governador Carlos Brandão que vai asfaltar cerca de 100 quilômetros de vias em São José de Ribamar. É a união de esforços, entre governo estadual e prefeitura, que está transformando o município e melhorando a qualidade de vida dos ribamarenses”, afirmou Orleans Brandão.

Na região do Alto do Turu, a intervenção contempla a implantação de pavimentação em 13 vias que se articulam diretamente com a Avenida Nossa Senhora da Vitória, totalizando aproximadamente 3.800 metros lineares e área de cerca de 23.830 m². Entre as vias contempladas destacam-se: Rua da Mangueira, Rua Canção Nova, Rua do Bacuri, além de vias complementares (ruas seis, cinco, três e outras vias locais), compondo um sistema viário integrado. Os serviços incluem a execução completa da estrutura do pavimento, abrangendo preparação do subleito, regularização, base e sub-base.

Os serviços também beneficiarão 3.210 quilômetros da rua da Vitória (Região Parque Vitória/Parque Jair) e 3.300 km na Avenida General Arthur Carvalho (Turu). As intervenções estão concentradas em eixos estratégicos da região, caracterizadas por intenso adensamento populacional e crescimento urbano recente, com predominância de vias não pavimentadas ou com elevado grau de degradação estrutural.

Do ponto de vista funcional, a intervenção promove a estruturação do sistema viário local, ampliando a conectividade entre bairros, reduzindo descontinuidades urbanas e permitindo maior integração com o eixo da Avenida Nossa Senhora da Vitória, que atua como corredor estruturante de mobilidade.

O prefeito dr. Julinho agradeceu ao governo estadual pela parceria que vai garantir a trafegabilidade em áreas estratégicas de São José de Ribamar. “São 10,3 km que vão mudar a realidade desses ribamarenses”, afirmou.

Esmênia Miranda será a 3ª mulher a comandar a Prefeitura de São Luís

Do Imirante

Com anuncio do prefeito Eduardo Braide (PSD), nesta terça-feira, dia 31, que deixará essa semana o comandando da capital, para disputar o Governo do Maranhão em 2026. A vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD) será a terceira mulher na administração de São Luís.

A gestora está no seu segundo mandato como vice-prefeita da capital e será a quarta mulher a assumir a Prefeitura de São Luís na história. Antes dela, ocuparam o cargo:

Lia Varella (interinamente, em períodos entre 1978 e 1979);

Gardênia Gonçalves (1986 a 1988);

Conceição Andrade (1993 a 1996).

Esmênia Miranda nasceu em 18 de julho de 1982, no município de Bacabal. É graduada em Geografia e História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).