PF faz buscas na residência de Cláudio Castro no RJ

Do O Globo

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro é alvo de uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta terça-feira, dia 26. A ação investiga aportes feitos pelo estado do Rio de Janeiro, por meio do Rioprevidência, em fundos ligados ao Banco Master.

Os federais saíram para cumprir 10 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Além de Castro, são alvo integrantes e ex-integrantes do Rioprevidência. As ordens foram expedidas pelo ministro André Mendonça, relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação é um desdobramento da Operação Barco de Papel, que identificou aportes considerados suspeitos feitos pelo Rioprevidência em letras financeiras do Master. As operações teriam movimentado cerca de R$ 970 milhões entre outubro de 2023 e julho de 2024.

Nesta nova fase da investigação, os policiais apuram ainda aplicações de aproximadamente R$ 2,01 bilhões realizadas, a partir de julho de 2024, em fundos de investimento ligados à mesma instituição financeira. Somadas, as transferências do Rioprevidência teriam alcançado cerca de R$ 3 bilhões.

Os recursos teriam saído principalmente do Rioprevidência, responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões de cerca de 235 mil beneficiários estaduais, além da Cedae, estatal de abastecimento de água do estado.

O Banco Master foi liquidado em novembro, após a prisão do seu fundador, Daniel Vorcaro, por suspeita de fraudes financeiras. A PF apura o pagamento de propina a agentes públicos para conseguir aumentar os aportes no Master, a criação de fundos fictícios para inflar o valor do banco, além da utilização de uma rede de fundos de investimentos para esconder a origem dos recursos.

Econométrica: Orleans e Braide empatados; Brandão com 58% de aprovação

O pré-candidato Orleans Brandão (MDB) aparece em empate técnico com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segundo dados da pesquisa Econométrica para o governo do Maranhão, divulgada neste domingo (24). No cenário estimulado, a diferença entre os dois é quase inexistente, com o emedebista somando 39,1% das intenções de voto contra 39,6% do ex-gestor da capital.

Nesse mesmo cenário, Lahesio Bonfim aparece em terceiro, com 8,6%; seguido por Felipe Camarão, com 4.6%. Um total de 1,7% afirmou que votará nulo e 6,3% afirmaram não saber ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, a diferença registrada entre os dois pré-candidatos também é bem pequena. Orleans Brandão soma 29,7% enquanto Eduardo Braide tem 32,5%. Em seguida, aparecem Lahesio Bonfim (4,9%) e Felipe Camarão (2,9%). Percentual de 0,9% declarou que votará nulo e 28,9% disseram não saber ou não responderam.

Vale destacar que, no comparativo com levantamento de maio do ano passado, a pesquisa aponta crescimento de Orleans Brandão, que na época aparecia em terceiro no cenário estimulado, com 17,9%. Outra constatação é a desaceleração de Eduardo Braide, que já tinha 33,8% na pesquisa do ano passado e registra pouca alteração no percentual de lá para cá.

Senado

A Econométrica apontou sobre a disputa para o Senado. A deputada federal Roseana Sarney, com 15,3%, e o senador Weverton Rocha, com 11,8%, lideram a corrida no cenário com duas opções de nome. Em seguida, estão Roberto Rocha (11,0%,), André Fufuca (9.6%), Duarte Jr. (8.8%), Eliziane Gama (7,8%), Pedro Lucas (5,1%), Simplicio Araújo (2,3%) e Hilton Gonçalo (2.0%).

No cenário espontâneo, Roseana Sarney também aparece em primeiro, com 9,2%, e Weverton Rocha é o segundo, com 5,8%. Na sequência, aparecem Roberto Rocha (5,0%), Eliziane Gama (4,8%), Duarte Jr. (4,4%), André Fufuca (3,3%), Pedro Lucas (1,9%), Brandão (0,3%), Hilton Gonçalo e Simplício Araújo (ambos com 0,2%).

Avaliação

De acordo com o levantamento da Econométrica, o governo de Carlos Brandão (MDB) tem aprovação de 58,1% enquanto 38,1% disseram não aprovar.

A pesquisa Econométrica, encomendada pelo jornal O Imparcial, ouviu 1.607 pessoas e foi realizada no período de 11 a 14 de maio de 2026, com intervalo de confiança de 95%.

“Vamos ver quem é quem”, Lula sobre jornada de trabalho

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, a possibilidade de período de transição para a adoção da redução da jornada de trabalho, de 44 horas para 40 horas semanais, e o fim da escala 6×1, aquela em que o empregado trabalha seis dias por apenas um de descanso.

“Nós defendemos que a redução seja de uma vez, de 44 horas para 40 horas. E fim de papo, sem reduzir salário. Obviamente que nós não temos força para aprovar tudo o que a gente quer, então temos que negociar (…) Não dá para aceitar ficar quatro anos para fazer, meia hora por ano, uma hora por ano, aí é brincar de fazer redução. Está aí o projeto de lei, vota contra quem quiser, mas vamos mostrar para o povo quem é quem nesse país. O dado concreto é que será um benefício para a saúde, para a educação”, destacou o presidente.

Lua disse que haverá uma reunião no início da semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para analisar o cenário de votação.

A comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) na Câmara realiza na segunda-feira, dia 25, a apresentação do parecer do relator, o deputado Leo Prates (Republicanos-BA).

A votação no colegiado está prevista para quarta-feira, dia 27, com análise do plenário até o fim da semana.

Datafolha: Lula aumenta vantagem após cobrança de Flávio a Vorcaro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, dia 22, confirma queda Flávio Bolsonro (PL) n corrida presidencial. O presidente Lula (PT) aparece com 40% das intenções de voto contra 31% do primogênito de Jair Bolsonaro.

É a primeira pesquisa do DataFolha, após a conversa nada republicana entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 20 e 22 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

“Agora sou pré-candidato a SENADOR DA REPÚBLICA”, anuncia Duarte Jr.

O deputado federal Duarte Jr (Avante) anunciou nesta quarta-feira, dia 20, sua pré-candidatura ao Senado Federal. O que parecia especulação, agora é para valer. De acordo com Duarte, ele entra na disputa com ‘independência’ e ‘coragem’.

AtlasIntel: Lula vence Flávio Bolsonaro em 1º e 2º turno

O efeito Daniel Vorcaro mostrou seu potencial de destruição na Oesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, dia 19, onde o presidente Lula (PT) lidera nos senários de 1º e 2º turnos do pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL).

Para 51% dos entrevistas, que tomaram conhecimento da conversa do senador Flávio Bolsonaro e o banqueiro André Vorcaro, o pré-candida da direita à presidencia tem relação direta com o escandalo do Banco Master.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 18 de maio de 2026. Foram 5.032 entrevistadas. A confiança é de 95% e margem de erro 15%.

“que empresas promovam campanhas de educação cívica”, Dino após ameaça

O ministro do STF, Flávio Dino, fez um “apelo” para que empresas promovam campanhas de educação cívica para seus funcionários em prol de uma “convivência pacífica” em pleno ano eleitoral. A manifestação se dá após uma funcionária de uma empresa aérea afirmar que seria “melhor matar do que xingar” o ministro do STF.

Segundo o próprio Dino, a afirmação ocorreu quando a mulher viu um cartão de embarque em seu nome.

O presidente do STF, Edson Fachin, divulgou nota em solidariedade ao colega.

A divergência de ideias, própria da democracia, jamais poderá abrir espaço para o ódio, para a violência em qualquer de suas formas ou para qualquer modo de agressão pessoal.

Manifestamos, por isso, nossa solidariedade ao Ministro Flávio Dino diante do grave fato, ocorrido hoje no aeroporto de São Paulo, cujo relato foi tornado público.

O respeito a todas as pessoas, têm ou não funções públicas, às instituições e às autoridades legitimamente previstas é condição essencial da convivência republicana.Impõe-se reafirmar os valores da civilidade, da tolerância e da paz social.

O Brasil precisa de serenidade, espírito público e compromisso democrático, para que as diferenças possam coexistir dentro dos limites do respeito mútuo e da dignidade humana.

Ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)

Orleans Brandão prestigia AgroBalsas e destaca importância do Agro

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou, na sexta-feira (15), a 22ª edição do AgroBalsas, uma das maiores feiras de agronegócio do Norte e Nordeste do país, realizada no município de Balsas, no sul do estado. O evento reúne produtores rurais, investidores, pesquisadores e setor público para apresentação de novas tecnologias, exposição de implementos agrícolas, além da promoção de debates sobre inovação e sustentabilidade.

Ao lado do governador Carlos Brandão, Orleans percorreu os estandes da feira, visitou exposições de produtos e equipamentos voltadas ao setor agropecuário, além de dialogar com expositores, produtores e lideranças ligadas ao agronegócio da região.

Um dos espaços visitados por Orleans Brandão foi o Armazém do Empreendedor, uma iniciativa do Governo do Estado, que funciona como uma vitrine para promover e comercializar produtos genuinamente maranhenses, fortalecendo os pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo. Durante a visita, ele destacou a importância da iniciativa para a valorização do trabalho dos maranhenses e para o fortalecimento da economia local.

“Uma das ações que mais admiro e faço questão de prestigiar é o Armazém do Empreendedor, criado pelo governador Carlos Brandão para incentivar nossos pequenos empreendedores, criando oportunidades para que eles possam mostrar e comercializar aquilo que produzem com tanto talento e dedicação. Levar esse espaço para as feiras e exposições é uma forma de valorizar a nossa gente e estimular a geração de renda. É um estande que eu gosto muito de visitar, conhecer, conversar com os expositores e, claro, experimentar os produtos feitos pelo nosso povo trabalhador, que merece cada vez mais esse incentivo e reconhecimento”, disse Orleans.

Durante a visita, ele também ressaltou a relevância de ampliar os investimentos no agronegócio como caminho para garantir mais desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades para a população maranhense.

“Investir no agronegócio é investir no desenvolvimento do Maranhão. O AgroBalsas demonstra a força produtiva do nosso estado e o enorme potencial que temos para crescer ainda mais. Precisamos seguir incentivando a inovação, melhorando a infraestrutura e criando condições para que nossos produtores possam expandir sua produção”, destacou Orleans Brandão.

A participação de Orleans no AgroBalsas integrou sua agenda no sul do Maranhão, onde também realizou encontros com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de diversos setores produtivos da região.