“governador determinou recuperação da MA-014”, Iracema para políticos da Baixada 

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, se reuniu nesta terça-feira, dia 14, vereadores e vice-presidentes de Câmaras Municipais da Baixada Maranhense.

Eles discutiram sobre melhorias na MA-014, umas pricipais rodovias estaduais que ligam a região. 

“… O governador Carlos Brandão determinou a recuperação total da MA-014. O secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, já está em reunião com as empresas responsáveis pelas obras para garantir que os trabalhos comecem ainda esta semana nos trechos necessários…”, afirmou Iracema Vale.

Participaram também da reunião os deputados Roberto Costa (MDB), Jota Pinto (PSB), Mical Damasceno (PSD) e Júlio Mendonça (PCdoB). Os parlamentares contribuíram com o debate em prol das melhorias estruturais para a Baixada Maranhense.

Para os vereadores, a troca de ideias e o diálogo entre os representantes públicos demonstraram que é possível superar desafios e construir um futuro melhor para a região.

Brandão anuncia pagamento do 13º salário; e o calendário do FUNDEF

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta segunda-feira, dia 13, o pagamento da 1ª parcela do 13ºsalário dos servidores públicos do estado para o dia 7 de junho. O governo está com grande expectativa em relação ao aquecimento da economia do estado, quando acontece as festividades juninas.

Outro anuncio importante feito hoje pelo governador Carlos Brandão, foi o calendário de pagamento do FUNDEF aos profissionais da educação ativos, aposentados, desligados, pensionistas e herdeiros.

‘Bumba Meu São João’

No último sábado, dia 11, o governo do Maranhão lançou a programação do “Bumba Meu São João”. Serão 20 shows de artistas nacionais e regionais, a festa será realizada entre os dias 13 a 21 de junho na área externa do Castelão, em São Luís. 

Entre as atrações, estão: Leonardo, Xand Avião, Nattan, Luan Santana, Gustavo Mioto, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, MC Daniel, Dennis DJ, a cantora Mari Fernandez, as duplas Henrique e Juliano, Mattheus e Kauan e Israel e Rodolfo; além da banda de forró Calcinha Preta.

Com entrada gratuita, os shows serão realizados no estacionamento do estádio. Apenas os camarotes serão comercializados pela iniciativa privada. 

Além disso, a programação do Castelão será simultânea com os arraiais que serão montados em São Luís e no interior do Maranhão, cujos locais ainda serão divulgados. 

“não há cidade do Maranhão coberta por águas”, diz Carlos Brandão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comunicou através das redes sociais que ao contrário do que informou a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Maranhão, não há cidade no estado coberta por águas e que as cidades atingidas pelas chuvas têm recebido o suporte necessário.

O comunicado do governador ocorre, após repercutir nas redes sociais a informação que dezenas de cidades maranhenses também estariam em situação de calamidade, por causa das chuvas.

Carlos Brandão nomeia Maria da Graça Amorim para o TJ-MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nomeou nesta terça-feira, dia 7, ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Maria da Graça Amorim, a segunda mais votada na lista tríplice escolhida pelos desembargadores.

“Nomeei Maria da Graça Amorim como desembargadora do Tribunl de Justiça do Maranhão, primeira mulher a entrar para a corte pelo quinto constitucional, que envolve indicação da OAB e MPMA. A escolha reforça nosso compromisso com a inclusão feminina em posições de destaque em nosso estado”, anunciou Brandão.

Graça é viúva de Leomar Amorim, que foi desembargador federal do TRF1 de 2004 a 2014. Natural de São Luís e formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é promotora há 32 anos, entrando no Ministério Público do Maranhão em 1992.

Ao longo da carreira no MP-MA, atuou e oficiou por mais de três décadas nas comarcas de Codó, Timbiras, Timon, Itapecuru-Mirim e São Luís. Também atuou no Conselho Nacional do Ministério Público por requisição do procurador-geral da República.

Brandão, Iracema e Froz Sobrinho se reúnem no Palácio dos Leões

O governador Carlos Brandão (PSB), o desembargador Froz Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça e a deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão se reuniram no Palácio dos Leões, para ratificarem o compromisso dos Três Poderes em defesa do estado e harmonia entre eles.

“…Bom diálogo com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho, e com uma comitiva de desembargadores. Momento de reafirmarmos o compromisso de trabalhar em harmonia com os Poderes…”, classificou o encontro Brandão.

“…O diálogo e a harmonia entre os poderes são essenciais para uma sociedade justa e equilibrada…”, Iracema Vale, sobre a agenda.

Além de vários membros da Corte de Justiça do Maranhão, a reunião contou também com a participação de vários deputados da base apoio do governo Brandão, liderados pela chefe do legislativo estadual.

Cultura maranhense é destaque no Hotel InterContinental em São Paulo

O São João do Maranhão é atração nesta terça-feira, dia 2, em São Paulo. Na Avenida Paulista foi apresentado no inicio da tarde hoje, apresentação do bumba-meu-Boi de Morros, como preparação uma noite de encantos e tradições no Hotel InterContinental, no Jardim Paulista. 

Nas redes sociais o governador Carlos Brandão, que participa do evento destacou a agenda da cultura do Maranhão.

O objetivo principal é impulsionar o turismo no Maranhão, aumentando o fluxo de visitantes durante os festejos juninos.

A apresentação antecede o lançamento do São João do Maranhão 2024 no Hotel InterContinental São Paulo, programado para as 19h. Os eventos prometem reforçar os laços entre o Maranhão e São Paulo, em especial no mês de junho.

Sob a coordenação das secretarias de Estado da Comunicação (Secom), de Turismo (Setur) e de Cultura, a iniciativa busca reforçar a posição do São João como a principal manifestação cultural do estado no cenário nacional de festas. A ação visa fortalecer a indústria do turismo como um todo, destacando o potencial de crescimento que pode ser alcançado por meio da colaboração entre diversos atores do setor.

Deputada Iracema Vale participa da posse da Mesa Diretora do TJ-MA

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, participou nesta terça-feira, dia 30, da sessão solene que empossou a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão para o biênio (2024/2026).

A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

Tomaram posse como membros da nova Mesa Diretora do TJ/MA os desembargadores José de Ribamar Froz Sobrinho – presidente; Raimundo Moraes Bogéa – 1º vice-presidente; José Jorge Figueiredo dos Anjos – 2º vice-presidente; e José Luiz Oliveira de Almeida – corregedor-geral.

“Uma honra prestigiar a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, que agora tem como presidente o desembargador Froz Sobrinho, um magistrado sempre muito atuante, próximo da população e que desenvolveu projetos importantíssimos na Corte de Justiça maranhense, principalmente os voltados às populações que mais precisam. Sem dúvida, os novos membros da Mesa Diretora do TJ só engrandecem ainda mais o Judiciário maranhense”, disse Iracema Vale.

O ato contou também com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino; dos ministros de Estado André Fufuca (Esporte) e Juscelino Filho (Comunicação); do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entre outras autoridades.

A nova Mesa Diretora do Judiciário maranhense foi definida no dia 1º de fevereiro deste ano, em sessão plenária administrativa.

Participaram ainda do ato solene os deputados estaduais Neto Evangelista (União), Zé Inácio (PT), Osmar Filho (PDT), Yglésio Moyses (PSB), Ricardo Seidel (Podemos), Jota Pinto (Podemos), Glalbert Cutrim (PDT), Solange Almeida (PL), Fabiana Vilar (PL), Cláudio Cunha (PL), Davi Brandão (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Fernando Braide (PSD), Othelino Neto (PCdoB), Francisco Nagib ( PSB), Ariston (PSB), Roberto Costa (MDB), Arnaldo Melo (MDB) e Daniela (PSB), além do deputado federal Rubens Júnior (PT).

Governo começa hoje reforma da Praça do Sol, na Ponta d’Areia

O governador Carlos Brandão anunciará nesta segunda-feira, dia 29, no Palácio dos Leões, o projeto de Requalificação Urbana da Praça do Sol, localizada na Ponta d’Areia, em São Luís.

Com duração prevista de 10 meses, a intervenção visa resgatar uma área que há muito tempo foi descaracterizada por ocupações irregulares e falta de infraestrutura.

A obra contempla a transformação dos espaços urbanos para promover ambientes mais seguros, inclusivos e sustentáveis. Estão previstas ações em frentes como contenção, acessibilidade, ocupação e uso, além de identidade e memória.

O projeto visa disciplinar o uso das áreas públicas, substituindo ocupações irregulares por espaços diversificados, como uma nova “Passarela do Coco”, uma “Praça de Alimentação” pública, academias ao ar livre, playgrounds, um pet-park público, mirantes seguros, estacionamento público e uma área de tratamento de resíduos.

A requalificação da Praça do Sol buscará, ainda, valorizar a identidade cultural maranhense, resgatando a figura lendária da Sereia da Ponta d’Areia. Esta iniciativa estadual visa preservar a memória coletiva e fortalecer a diversidade cultural da região.