Posse na SSP-MA é marcada por anuncio de investimentos

Em concorrida solenidade, o governador Carlos Brandão (PSB), deu posse ao delegado Mauricio Martins, como Secretario de Estado da Segurança Pública do Maranhão, e ainda, anunciou investimentos estratégicos para o setor de Segurança.

Foram reconduzidos o coronel Aldrin, secretário-chefe do Gabinete Militar, e do coronel Emerson Bezerra, no Comando Geral da Polícia Militar.

A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau. 

Na lista de investimentos, o governador destacou, ainda, o pedido ao secretário Maurício Martins para ampliar o serviço de inteligência da polícia e também o videomonitoramento. O governador destacou que serão realizadas parcerias com as prefeituras para que o videomonitoramento possa ser expandido no estado.

Perfil do secretário de Segurança

O novo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins, 51 anos, é delegado de Polícia Civil e tem uma trajetória pública de mais de 20 anos. 

Ocupou o cargo de subsecretário de Segurança Pública. Já foi corregedor adjunto de Polícia Civil, diretor da Academia de Polícia Civil, titular das delegacias de Polícia Civil dos municípios de Governador Eugênio Barros, Axixá, Rosário, Santa Rita e São Luís. Atuou, ainda, na Delegacia de Polícia Civil do Maiobão, na Grande Ilha.

Maurício Ribeiro Martins é piauiense, mas está há 26 anos no Maranhão.

Delegado Mauricio Martins é o novo Secretário de Segurança-MA

O governador Carlos Brandão (PSB), acabou nesta terça-feira, dia 28, com a espera para definição do novo titular para a pasta da Segurança Pública.

Hoje o governador anunciou o delegado Mauricio Martins para a titularidade da pasta.

O coronel, Emerson Bezerra, permanece no Comando Geral da Policia Militar e coronel Aldrin Soares no Gabinete Militar.

Governo, comunidades e entidades discutem conflitos de terra no MA

O vice-governador, Felipe Camarão, sob orientação do governador Carlos Brandão, se reuniu nesta segunda-feira, dia 27, representantes institucionais para tratar sobre conflitos de terra no Maranhão.

CNBB denuncia violência em Baixão dos Rochas no Maranhão

“…espero que a gente tenha uma decisão a nosso favor e que possa ser resolvida a nossa situação, que é complicada e estamos passando por grandes dificuldades. Esperamos que o governo possa resolver nossa situação e de todas as comunidades maranhenses que se encontram em conflito…”, disse Ana Lucia Rocha Sousa, da comunidade Baixão dos Rochas.

“É muito importante esse diálogo, ainda mais com a presença da própria comunidade e aqui foi relatada exatamente toda a barbaridade que aconteceu (…) É um caminho que estamos abrindo para dialogar e discutir essa realidade, que não é uma realidade isolada do Baixão dos Rochas, mas presente em todo Maranhão”, disse Dom Valdeci, da arquidiocese de Brejo, que acompanha a comunidade.

Participaram representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema), comunidades e Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), Mulher (Semu), Agricultura Familiar (SAF), Direitos Humanos (Sedihpp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). 

Sobe para 49 municípios em estado de emergência no Maranhão

O governador do Estado, Carlos Brandão, decretou situação de emergência em mais 21 municípios maranhenses afetados pelas intensas chuvas. Agora, totalizam 49 cidades nesta situação.

De acordo com o novo decreto, a medida tem o objetivo de preservar o bem-estar da população, assim como os serviços e demais atividades socioeconômicas nas regiões prejudicadas, por conta do período chuvoso, que vem se intensificando nas últimas semanas.

Ficam autorizados os órgãos da Administração Pública Estadual, que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, a prestarem apoio suplementar técnico, operacional e financeiro aos municípios afetados, mediante prévia articulação e integração com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em articulação com todos os setores do Estado e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Foram inseridos no decreto de emergência 21 novos municípios. São eles: Açailândia, Arame, Bacabal, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cantanhede, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Joselândia, Marajá do Sena, Mirinzal, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Pindaré-Mirim, Presidente Vargas, Rosário, São Luís Gonzaga, São Vicente Ferrer, Tufilândia, Tutóia e Viana.

Até o momento, 5.843 famílias estão desabrigadas e mais de 31 mil famílias foram afetadas direta ou indiretamente, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Sancionada Lei que torna Imperatriz ‘Segunda Capital Maranhense’

O governador Carlos Brandão sancionou a Lei 11.904/2023, originária do Projeto de Lei nº 55/2023, de autoria dos deputados estaduais Rodrigo Lago, Rildo Amaral, Janaína Ramos e Antônio Pereira, que concede a Imperatriz o título de “Segunda Capital Maranhense”.

Além do título honorífico, a lei prevê a realização, anualmente, entre os dias 1º e 7 de março, da ‘Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital Maranhense’. O objetivo é incentivar os poderes públicos a promoverem ações na Região Tocantina, reunindo os 17 municípios.

A Lei celebra, ainda, o momento histórico em que os Poderes Executivo e Legislativo estaduais realizaram atos no município, nos dias 3 e 4 de março de 2023.

Imperatriz está localizada na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, com população estimada em 259.980 habitantes (dados do IBGE), em 2021. É o segundo município mais populoso do estado. A cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, atravessada pela rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins.

“até o momento, não fui contactado por ninguém”, diz Cutrim sobre SSP

O ex-deputado e Secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, usou as redes sociais para informar, que até o momento seu retorno à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, só existe na especulação.

“…até a presente data, não fui contactado por ninguém do governo do Estado do Maranhão, nem tampouco pelo Governador Carlos Brandão acerca desse assunto…”, disse Raimundo Cutrim.

Brandão e ministros in loco em áreas afetados pelas chuvas no MA

O governador Carlos Brandão comandou na noite de segunda-feira, dia 20, no Palácio dos Leões, reunião de avaliação do impacto das fortes chuvas no estado. A discussão teve como base as informação do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vitimas das Chuvas.

Na reunião foi definido o roteiro da vistoria in loco que será realizada nesta terça-feira, dia 21, pelo governador junto com os ministros Waldez Gois (Integração e do Desenvolvimento, Regional), Jarbas Barbalho Filho (Cidades) e Juscelino Filho (Comunicações) na região do Médio Mearim, mais precisamente nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale.

“Encerramos reunião de avaliação do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas. Estaremos in loco vistoriando os locais mais afetados. Estamos com as atenções voltadas para que as pessoas tenham suporte nesse momento de emergência (…) Com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Comunicações, Juscelino Filho, vamos até as cidades Trizidela do Vale, Pedreiras e Santa Luzia. Todos os municípios afetados pelas chuvas estão sendo monitorados e recebendo assistência”, informou Carlos Brandão.

Segundo o Corpo de Bombeiros já são 33 o número de municípios em situação de Emergência. Cerca de 399 famílias estão desabrigadas e outras 339 desalojadas. Chegou a seis o número de pessoas mortos em razão das fortes chuvas no Maranhão, os óbitos ocorreram em Santa Luzia do Tide, Açailândia e Arame.

Carlos Brandão entre os que viajarão com Lula para China

Do Metropóles

A comitiva de Lula para China no final de março será integrada também por governadores, entre eles, Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão. Ainda estão na lista do grupo presidencial ministros, deputados federais, senadores e empresários.

Outros dois governadores do Nordeste também estão na lista: Elmano de Freitas (PT), Ceará; e Jeronimo Rodrigues (PT), da Bahia.

Além do governador Carlos Brandão, outros dois políticos maranhenses, a senador Eliziane Gama (PSD) e o deputado Fábio Macedo (Podemos0, integrarão o comitiva de Lula,

Segundo o Itamaraty, 240 empresários estarão na viagem oficial à China. Desse total, 90 são do agronegócio. O país é o principal parceiro comercial do Brasil.

Na agenda do presidente Lula está encontros com autoridades chinesas e com o presidente da China, Xi Jinping.