Governo Carlos Brandão tem 66% de aprovação no MA

O índice de aprovação do governo de Carlos Brandão, apurado pelo Instituto Econométrica uma semana depois dos primeiros 100 dias do mandato iniciado em 1º de janeiro, passa dos 66%, considerados os conceitos de ótimo, bom e regular para bom. 14,5% disseram que o governo é “regular para ruim” e somente 14,1% reprovaram a gestão estadual.

As pessoas que dizem que Brandão está fazendo o que se esperava dele ou até mais do que era esperado chegam a 60,8%. 41,9% dos entrevistados acham que o estado está melhorando, 41,3% consideram que continua do mesmo jeito e somente 16,1% veem retrocesso.

Quando a pergunta é sobre o que o governador Brandão está fazendo de melhor, 16,2% falam dos novos hospitais, 14,7% ressaltam os restaurantes populares, 10,5% enxergam mais avanços na Educação e 10,2% destacam obras de pavimentação.

Notas de 10 a 6 para a Saúde passam de 60%; para a Educação, 72,4%; para a Cultura, 62%, para a Infraestrutura, 41,1%; Assistência Social, 66,8%; Segurança, 49,3%; Geração de Emprego, 40%, e 64,1% para Esporte e Lazer.

Quanto a percepção das pessoas sobre a atuação do governo em socorro às vítimas das cheias, 53,3% dizem que está ajudando e outras 30,3% veem ajuda, mas não muita. Apenas 8,8% dizem que não está ajudando em nada. Na região central, onde as cheias se dão com maior intensidade, o reconhecimento da ajuda do governo sobe para 64% e apenas 3,3% dizem não ver esse ajuda.

A Econométrica, instituto que acertou milimetricamente o resultado da eleição em primeiro turno para o governo do Estado no ano passado, avaliou a situação atual da gestão estadual ouvindo 1.333 pessoas em todo o estado, entre os dias 18 e 20 de abril. O intervalo de confiança é de 95%.

Brandão apresenta resultado dos 100 dias de gestão segunda, dia 24

O governador Carlos Brandão (PSB), apresentará segunda-feira, dia 24, resultado dos 100 dias da sua gestão no Maranhão, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, às 9h.

A Solenidade também marcará o anúncio de novos programas do estado e ações.

“As pessoas querem melhorar a vida, as pessoas querem uma educação melhor, uma infraestrutura melhor e mais segurança. Queremos todas as áreas ainda melhores (…) A promessa foi de 300 obras em 100 dias de governo. Esse foi o compromisso que assumimos em 1º de janeiro de 2023, ao sermos reconduzidos ao Palácio dos Leões, em frente a toda população. E nós fomos além. Entregamos mais. Cumprir a meta é mostrar à população do Maranhão que é possível fazer, basta querer”, disse Carlos Brandão.

Entre as novidades que serão anunciadas estão os programas Minha Renda e o Flanelinha Cidadão – Deixa Comigo. Também dois editais públicos serão lançados no evento para dinamizar a produção local. Será assinado ainda Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com municípios maranhenses, com objetivo de instalar e implantar novas unidades Viva/Procon e Estação Tech.

Iracema Vale destaca investimentos na segurança do Maranhão

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, participou nesta quinta-feira. dia 20, da entrega de 18 viaturas às Guardas Municipais de 13 municípios do Estado, pelo pelo governador Carlos Brandão (PSB), no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão.

“Esses novos veículos atenderão à população e darão uma melhor resposta no combate à criminalidade. Parabenizo o deputado Aluísio Mendes por sempre zelar pela segurança dos maranhenses e ao governador Carlos Brandão pela redução nos índices de homicídios no Estado”, disse Iracema Vale.

Os veículos foram adquiridas por meio de emendas parlamentar do deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos).

Entre os municípios beneficiados com as novas viaturas estão Apicum-Açu, Carutapera, Primeira Cruz, Campestre, São Luís Gonzaga, Senador Alexandre Costa, Turiaçu, Bequimão, Viana, São Benedito do Rio Preto, Governador Nunes Freire, Rosário e São João Batista.

Violência nas Escolas: Carlos Brandão vai criar Comitê

O governador Carlos Brandão sinalizou de antemão, a criação de um comitê estadual, formado por representantes dos três poderes e da sociedade civil, para trabalhar o tema da violência nas escolas no estado. 

O governador participou na reunião em Brasília, que contou com presenças de chefes dos poderes Judiciário e Legislativo, ministros de Estado, governadores, prefeitos e parlamentares, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o presidente Lula, para tratar da elaboração de políticas públicas que promovam a segurança no ambiente escolar.

“Foram apresentadas várias propostas e nós vamos retornar ao Maranhão, criar o nosso Comitê, com a participação do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil organizada, para que a gente possa discutir esse assunto (…) Não é possível que tenhamos regras e leis para a vida normal e não tenha na vida virtual. Esse assunto também será discutido no Congresso Nacional e, acredito eu, que sairá uma nova legislação de combate a essa questão. Isso tem levado a muitos atos de violência, não só na escola, mas na vida normal das pessoas”, destacou Carlos Brandão.

A criação dos comitês estaduais foi uma proposta do ministro da Educação, Camilo Santana e atende a uma das orientações do Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate à violência nas escolas brasileiras: ações conjuntas e descentralizadas, como defendeu o titular da pasta, o ministro Flávio Dino, ex-governador do Maranhão. 

O governo federal já anunciou um programa de fomento para implementação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar. As medidas somam R$ 3,115 bilhões para infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.

“Gratidão pela confiança, governador”, diz Camarão para Brandão

O governador Carlos Brandão (PSB), reassumiu o governo do Maranhão, neste domingo, dia 16, que está sendo conduzido interinamente pelo vice-governador e Secretario de Educação, Felipe Camarão (PT), que hoje nas redes sociais agradeceu Carlos Brandão pela confiança.

MA busca renovar parcerias com chineses e atrair novos investimentos

Carlos Brandão entre os governadores mais populares na internet

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, é o sétimo gestor estadual mais popular do Brasil no ambiente digital e o segundo do Nordeste. O ranking foi realizado e divulgado pela Quaest com base no Índice de Popularidade Digital (IPD).

A Quaest monitorou indicadores digitais entre os meses de janeiro e abril deste ano, até o dia 10 de abril, atribuindo uma pontuação de 0 a 100 ao considerar diversos fatores, como número de seguidores e engajamento.

De acordo com a Quaest, o bom desempenho do governador maranhense chama atenção ao se ter em conta que ele está à frente de gestores de estados com populações maiores, como Bahia e Rio de Janeiro.

A lista nacional é liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Raquel Lyra (44,57),Pernambuco; Romeu Zema, Minas Gerais; e Eduardo Leite, Rio Grande do Sul. 

No Nordeste, Carlos Brandão é o segundo em popularidade digital. O primeiro é a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. 

Os maranhenses também dominam a popularidade digital entre os perfis de ministros.

Flávio Dino aparece em primeiro lugar no ranking da Quaest entre os membros do primeiro escalão do governo Lula, seguido por Fernando Haddad e Simone Tebet.

Felipe Camarão assume interinamente o governo do Maranhão

O vice-governador e Secretário de Educação do Maranhão, assumiu interina o governo do estado, nesta terça-feira, dia 11, após a viagem do governador Carlos Brandão (PSB) para a China, na comitiva do presidente Lula (PT).

O governador Carlos Brandão deve desembarcar em Xangai na noite de quarta-feira, dia 12, o objetivo da comitiva brasileira serão acordos bilaterais em diversas áreas, como agricultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, economia, comércio e investimentos.

A delegação conta com 40 autoridades: cinco governadores, nove ministros, oito senadores e 19 deputados federais.

É a primeira vez que Brandão viaja ao país asiático após sua reeleição como governador. Já Lula é o primeiro presidente a ser recebido pelo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, após assumir a Presidência da República em 1º de janeiro de 2023, para exercer o cargo pela terceira vez.

Brandão intensifica trabalho contra ataques a escolas n Maranhão

O governador Carlos Brandão (PSB), nesta segunda-feira, dia 10, diante da repercussão mais recente de ataque a escolas no Maranhão, destacou que tem sido intensificado o trabalho da polícia e inteligência para enfrentar ações e tentativas no estado.

“Diante das recentes e tristes notícias de atos violentos em escolas, temos intensificado o trabalho das nossas forças policias e do nosso sistema de inteligência para acompanhar possíveis ameaças e interceptar ações como essas em todo o Maranhão (…) Além disso, nossa rede de educação segue focada em promover ações de conscientização contra o bullying e de combate aos discursos de ódio nas escolas. Somente unindo toda a nossa sociedade, seremos capazes de superar essa onda de covardia que nos entristece e envergonha a todos”, disse o governador.

Hoje no município de Igarapé do Meio um homem tentou invadir uma creche para atacar as crianças. Após o caso ser espelhado na cidade, através das redes sociais, vários pais se dirigiram para a escola. O episódio está sendo investigado.