Professora Eva participa da entrega de carrinhos do Mais Renda em SL

A professora Eva Alves, participou nesta segunda-feira, dia 24, da solenidade conduzida pelo governador Carlos Brandão (PSB), que entregou mais 414 carrinhos do programa Mais Renda em São Luís, o ato ocorreu no Palácio Henrique de La Roque.

As entregas são referentes ao segundo sorteio do programa, que aconteceu dia 13 deste mês.

“… Este programa está mudando a vida das pessoas, pois esses carrinhos são um equipamento de geração de emprego e renda (…) Estou muito feliz, porque a gente está dando oportunidade a milhares de pessoas para terem o seu próprio negócio, pagar suas contas e ter uma renda própria”, disse o governador Carlos Brandão.

O Programa Minha Renda é do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). O objetivo é garantir a capacitação, entregar equipamentos para comercialização, armazenamento e transporte de bebidas e alimentos refrigerados.

Os beneficiados são pessoas que já trabalham no ramo da economia dos setores populares ou que estejam desempregados, inscritas no Cadastro Único. Eles também recebem uma bolsa de R$500,00, para auxiliar no início das atividades, além de capacitação, em especial sobre higiene e limpeza dos produtos comercializados.

O programa Minha Renda beneficiou 3.000 pessoas. Na primeira etapa, realizada em dezembro de 2023, foram 1.500 contemplados, e o sorteio da segunda etapa aconteceu no dia 13 de junho de 2024, beneficiando 1.500 pessoas. O programa reserva 5% vagas para pessoas com deficiência e mais 5% para mulheres vítimas de violência doméstica.

Os carrinhos são adquiridos através de parceria com a iniciativa privada. Foram investidos quase R$ 7 milhões de reais. Os carrinhos foram produzidos com a mão de obra carcerária do estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

“pelo melhor para os ludovicenses!”, Camarão após reunião com partidos

O vice-governador Felipe Camarão (PT), destacou com otimismo nas redes sociais, nesta segunda-feira, dia 24, a reunião comandada pelo governador Carlos Brandão (PSB), com os líderes de partidos da base de apoio do governo do Maranhão.

Segundo Camarão, o objetivo foi traçar estratégia de pré-campanha do Duarte Junior, para Prefeitura de São Luís.

“Reunião liderada por nosso governador Carlos Brandão, com os presidentes de 12 partidos políticos e outras lideranças da nossa capital, para traçar os caminhos para a pré-campanha de Duarte Jr. à prefeitura de São Luís. Vamos juntos rumo à vitória, pelo melhor para os ludovicenses!”, destacou Felipe Camarão.

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente d Assembleia Legislativa, a senadora Eliziaane Gama (PSD), e ainda, o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP) também participaram.

Brandão e Iracema comemoram sucesso do Arraial da Assembleia

O governador Carlos Brandão (PSB) prestigiou, sábado, dia 22, o Arraial da Assembleia. Ele parabenizou a deputada Iracema Vale (PSB), pela realização das festividades juninas. O governador e a deputada percorreram o local.

“A presidente Iracema está de parabéns por valorizar a nossa cultura popular, com apresentação de grupos de bumba meu boi, shows de artistas locais, numa festa que vale a pena registrar o brilho e a animação com muita gente presente. Vale ressaltar a presença dos carrinhos do ‘Mais Renda’, gerando dinheiro para os beneficiados nesse período junino”, destacou Brandão.

A deputada saudou e agradeceu a visita do governador Carlos Brandão ao Arraial da Assembleia.

“Eu sempre valorizei as festas juninas e temos ampliado a festa nos últimos anos. Mais uma vez, o Arraial da Assembleia é um dos mais esperados pela comunidade, por oferecer as melhores atrações do São João do Maranhão, em um espaço de vivência para as famílias, crianças, idosos, com acessibilidade e segurança, contando com apoio total do governador Brandão”, afirmou Iracema.

O encerramento do Arraial da Assembleia é neste domingo. Foram quatro noites de festa e sucesso de público.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO (dia 23)

18h00 – Forró Pé No Chão 

18h30 – Boi Encanto do Olho d´água (orquestra)

19h00 – Boi Pérola do Lençóis (orquestra)

20h00 – Boi Estrela 

21h00 – Quadrilha Flor e Beija Flor 

21h30 – Dança Country Coração de Peão

22h00 – Novilho do Lençóis (orquestra)

22h30 – Boi de São Simão (orquestra)

23h00 – Boi de Morros (orquestra)

01h00 – Boi de Ribamar

“Duvido que um presidente, anunciou tanta coisa para o Maranhão”, diz Lula

A passagem do presidente Lula (PT) pelo Maranhão, na sexta-feira, dia 21, recepciondo pelo governador Carlos Brandão (PSB), e grande parte da classe política maranhense, para além da proativa formalização da parceria com núncios de investimentos e obras, o evento também foi marcado por recados, que revela a temperatura nos bastidores políticos e expectativa para os pleitos de 2024 e 2026 no estado.

Nos meios políticos não se fala em outra coisa, e ainda, o desdobramento das articulações políticas no Maranhão e consequências até 2026.

“Duvido que, na história do Maranhão, um presidente da República e seus ministros vieram, com o governador, num único dia anunciar a quantidade de coisas que nós anunciamos para o Maranhão. Nós estamos plantando e nós vamos colher”, declarou Lula.

Governo Federal anuncia entrega de 55 mil chips de celular para alunos da rede pública do Maranhão

MOBILIDADE

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a primeira obra do país do Novo PAC na área de mobilidade é a de expansão da Avenida Litorânea. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que implantará faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.

A obra inclui a intervenção em 4,95 km de extensão, três faixas de tráfego em cada pista, sendo uma exclusiva para ônibus. Será iniciada no entroncamento com a Av. São Carlos (bairro Olho D’água) e as faixas de rolamento serão revestidas em concreto asfáltico — somando-se uma faixa extra para estacionamentos do lado esquerdo (no sentido da via em direção ao bairro Araçagy).

R$ 9 BILHÕES — A construção de 602 km de linha de transmissão, atravessando 14 municípios maranhenses, conta com previsão de R$ 9 bilhões em investimentos. A iniciativa deve gerar 3 mil empregos diretos e 9 mil indiretos.

O investimento será gradual, com previsão de R$ 300 milhões para 2024 — seguido por novos aportes entre 2025 e 2028.ão do Porto do Itaqui — principal porto do Corredor Centro-Norte do país — por mais 25 anos.

Na área da energia também foi assinado termo de compromisso para a expansão do programa Luz para Todos beneficiando cerca de 10 mil famílias maranhenses, especialmente em áreas rurais no interior do estado. Com isso, o Maranhão avançará para a universalização do acesso à energia elétrica, garantindo melhoria fundamental na qualidade de vida da população.

Outras ações

Retomada do programa federal Minha Casa Minha Vida no Maranhão, com mais de 32 novas mil unidades habitacionais no estado, além da continuidade das obras que tinham sido paralisadas nos últimos anos. 

Inclusão digital com a entrega de mais 2,5 mil computadores para escolas de tempo integral no Maranhão, acesso a banda larga para cerca de 10 mil escolas públicas, entrega ainda este mês de 33 mil chips de um total de 55 mil para que alunos do Ensino Médio possam ter conectividade, além de expandir a tecnologia de internet 4G para mais 290 novas localidades no estado e investimento federal para que o estado conte com uma infovia digital de fibra ótica.

Participaram da comitiva de Lula, os ministros Juscelino Filho (Comunicações), Fufuca Dantas (Esporte), Jader Filho (Cidades), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Padilha (Relações Institucionais); além de diversas outras autoridades, incluindo o secretariado estadual, senadores, deputados federais e estaduais, lideranças e representantes de movimentos sociais.

Lula anuncia corredor de transporte e polo de energias no MA, sexta, dia 21

O presidente Lula (PT), volta ao Maranhão, sexta-feira, dia 21, onde em São Luís, às 15h, anuncia a implantação do corredor de transporte público na Avenida Litorânea e do polo receptor de energias renováveis de Graça Aranha.

A Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade urbana da capital maranhense, proporcionando um eixo de transporte público que serve como alternativa às rotas congestionadas do centro. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que irá implantar faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.

Já o polo receptor de energias renováveis tem previsão de R$ 9 bilhões em investimentos no Maranhão, para a construção de 602 km de linha de transmissão, atravessando 14 municípios maranhenses. A construção deve gerar 3 mil empregos diretos e 9 mil indiretos.

Também serão anunciadas a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 (área especializada em granéis sólidos vegetais) e a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui — principal porto do Corredor Centro-Norte do país — por mais 25 anos.

Além disso, serão apresentados o termo de compromisso para a expansão do programa Luz para Todos para quase 10 mil unidades consumidoras e a ordem de empenho dos espaços esportivos comunitários do Maranhão, equipamentos incluídos no Novo PAC, que vão atender prioritariamente crianças, jovens, adultos e idosos que vivem em regiões consideradas de alta vulnerabilidade.

Com um investimento de aproximadamente R$ 46,5 milhões, serão beneficiadas com a construção dos equipamentos públicos 31 cidades maranhenses: Açailândia, Bacabal, Barreirinhas, Brejo, Chapadinha, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Paço do Lumiar, Penalva, Presidente Dutra, Raposa, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, São Luís, Timon, Tuntum, Tutóia, Vargem Grande e Zé Doca.

Danilo Castro toma posse na Chefia do Ministério Público do Maranhão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), prestigiou nesta segunda-feira, dia 17, a posse do procurador Danilo Ferreira, novo Chefe do Ministério Público no Estado. Ele também gradeceu ao procurador Eduardo Nicolau, que encerrou seu mandato à frente do órgão.

“Fomos prestigiar a posse do novo procurador-geral do Maranhão, Danilo Ferreira. Ele foi nomeado após eleição para composição da lista tríplice do MP, em que foi o mais votado, seguindo o mesmo critério para a nomeação do procurador anterior, Eduardo Nicolau, a quem agradeço pela grande parceria com nosso Governo. E também agradeço aos procuradores pela homenagem feita concedendo-me a medalha Celso Magalhães”, disse Carlos Brandão.

A solenidade de posse contou com a presença de chefes dos outros poderes.

Danilo José de Castro Ferreira. Ele comandará o Ministério Público Estadual no biênio 2024-2026. Ele foi nomeado pelo governador Carlos Brandão, após ser o mais votado pelo Ministério Público do Estado,

“muito feliz em participar de mais um Arraial do Ipem”, Iracema Vale

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, participou da abertura do Arraial do Ipem, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) e outras autoridades.

Artistas locais, grupos folclóricos e muita diversidade cultural marcaram a estreia de um dos mais tradicionais arraiais do estado.

“Fico muito feliz em participar de mais um Arraial do Ipem e ver como está bonito, rico em diversidade cultural, com um ambiente familiar, seguro e agradável. Está de parabéns o governador Carlos Brandão por esse lindo momento de valorização da nossa cultura, do nosso São João”, disse Iracema.

A deputada junto com o governador Brandão, visitou o espaço junino e as barracas que comercializam comidas típicas e outros produtos, e também participou tocando matraca no Boi da Maioba e saudando o Boi de Axixá.

Até o dia 14 de julho, centenas de apresentações acontecerão em quatro espaços montados no Arraial do Ipem, garantindo a diversão de turistas e maranhenses.

STF forma maioria para prorrogar cotas raciais em concursos públicos

Do Conjur

O STF formou maioria para prorrogar a validade do modelo atual de cotas raciais para concursos públicos. A decisão vale até que o Congresso conclua a votação sobre o tema e o governo sancione novas regras.

O caso é analisado no Plenário Virtual da corte até esta sexta-feira (14/6). A prorrogação foi inicialmente determinada no fim de maio pelo ministro Flávio Dino, em decisão liminar.

A discussão se refere ao artigo 6º da Lei 12.990/2014, que estabeleceu o período de dez anos para o encerramento da política de reserva de vagas em concursos públicos. O prazo se encerrará no próximo dia 10.

O relator notou que o fim do prazo de vigência da lei de 2014 está próximo, “o que pode implicar violação do princípio da segurança jurídica, bem como ao concernente à vedação de retrocesso social”.

O Congresso começou a discutir um novo projeto para atualizar as regras sobre o tema. O texto amplia a reserva de vagas de 20% para 30%. Porém, a proposta enfrenta resistências e não deve ser aprovada em definitivo antes do segundo semestre. Segundo Dino, a tendência de demora para a tramitação do texto justifica a prorrogação do prazo.