“A igreja desempenha papel importante”, Iracema sobre evangélicos

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão participou da II Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema), realizada no município de Maracaçumé.

No evento, também estive presente o governador Carlos Brandão (PSB).

“Foi uma manhã calorosa e de muito louvor e adoração ao nosso Deus. As igrejas evangélicas possuem muitos projetos que visam beneficiar as pessoas que mais precisam e deixo as portas do Parlamento Estadual abertas para abraçá-los. A deputada Mical já faz essa ponte com muita proficiência e amor, mas reafirmo nosso total apoio e compromisso (…) Fico muito feliz em ver um clima de unidade e pacificidade da administração estadual com as autoridades religiosas. A igreja desempenha um papel muito importante na sociedade e os maranhenses só têm a ganhar com essa parceria (…) Agradeço aos pastores e à comunidade evangélica que nos receberam com tanto carinho, acolhimento e consideração. Foi um momento lindo e muito especial, onde aprendemos mais sobre o trabalho espiritual e a intensa atividade social que exercem pelo Maranhão”, destacou a parlamentar.

A Ceadema é a instituição responsável pela organização, supervisão e apoio a centenas de pastores e milhares de congregações espalhadas por todo o Maranhão, além de realizar um amplo trabalho missionário em outras regiões do Brasil e do mundo, como Moçambique, Peru e Venezuela. Em São Luís, a Assembleia de Deus mantém mais de 150 famílias de missionários.

“…mais benefícios aos maranhenses..!”, Brandão sobre a BR 226

O governador Carlos Brandão (PSB) e o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) vistoriaram nesta quinta-feira, dia 22, as obras da BR 226 na região de Timon.

O governador comemorou a boa relação com o governo Lula e os benefícios ao maranhenses. Ele também lembrou sua luta para que a obra foi realizada após 30 anos.

“O presidente Lula está realizando um sonho aguardado por mais de 30 anos. Estive em Timon na vistoria das obras de pavimentação da BR-226 junto com o ministro dos Transportes, Renan Filho, alguém de profunda competência na área de infraestrutura (…) Lutei muito pela realização dessa obra, enquanto deputado. Vemos agora a realização do trecho do povoado Baú. Nossa parceria com o governo federal trazendo mais benefícios aos maranhenses!”, destacou Brandão.

Com Renan Filho hoje no Maranhão, já são mais de dez ministros do governo Lula cumprindo agenda de trabalho apenas nos primeiros messes de 2023, ratificando a parceria profícua do gestão Brandão com o governo federal.

O ministro cumpre agenda também da Cerimônia de Federalização da MA-006 (Balsas – Tasso Fragoso), assinatura da ordem de serviço da manutenção da BR-330 e a reabertura de Licitação da Restauração da BR-135 (Miranda do Norte – Caxuxa).

Serão também assinadas Ordem de Serviço da Manutenção da BR-330 (Balsas – Tasso Fragoso); Lançamento do Edital da Duplicação do Lote 3 da BR-135 (Outeiro – Miranda do Norte); Lançamento do edital do primeiro trecho em Whitetopping do Estado do Maranhão (BR 135/MA – Miranda e Alto Alegre (Caxuxa); Lançamento da licitação do lote 03 da BR 135 (Outeiro/Miranda do Norte) e Lançamento da licitação da Restauração de 76 km da BR 135 em Pavimento Rígido.

A agenda do ministro Renan Filho no Maranhão com um sobrevoou sobre a BR-135, Porto do Itaqui até a Bacabeira.

Ponta da Espera e Cujupe estão sendo ampliados e modernizados

O governador Carlos Brandão e o presidente da EMAP, Gilberto Lins, realizaram nesta quarta-feira, dia 21, vitória técnica no terminais da Ponta da Espera (São Luís e Cujupe (Alcântara), que passam por ampla modernização como aumento da capacidade do serviço de ferryboat.

Atualmente a estrutura atual dos ferryboats permite a atracação de até duas embarcações simultaneamente. Com a ampliação das rampas será possível que até quatro embarcações atraquem ao mesmo tempo.

Estão sendo executadas obras de ampliação das rampas de embarque e desembarque. Também já foi implantada internet de alta velocidade via Wi-Fi.

As obras estão sendo executadas pela EMAP, que está investindo R$ 70 milhões na duplicação das rampas Norte e Sul e recuperação dos taludes do Terminal do Cujupe, duplicação das passarelas e rampas da Ponta da Espera.

Camilo Santana lança Pacto pela Educação no Maranhão

O ministro da Educação, Camilo Santana, está nesta segunda-feira, dia 19, no Maranhão, cumprindo agenda de trabalho. Ele foi recepcionado em São Luís pelo governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador e Secretario de Educação, Felipe Camarão (PT), deputados federais e estaduais.

O ministro da Educação, Camilo Santana, está no Maranhão para lançarmos, logo mais, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, uma parceria entre o governo federal e o nosso governo, junto com os municípios, para levar mais melhorias à educação (…) Recebemos o ministro no Palácio dos Leões para um momento de diálogo sobre a educação do Brasil e do Maranhão. Aproveitei para apresentar a ele o Museu do Palácio (…) Ele conheceu a nossa experiência com educação em tempo integral. No Iema do Centro, alunos do curso de robótica mostraram por que são premiados internacionalmente. E agora, com apoio do governo federal, vamos investir ainda mais na educação do Maranhão”, disse Carlos Brandão.

O ex-governador e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também destacou a presença do ministro Camilo Santana no Maranhão e a retomada de mais de 600 obras do governo federal paralisadas no estado.

Festança no Arraial da Assembleia é coroada de sucesso

A noite de despedida da festividade junina no Arraial da Assembleia, no domingo, dia 18, foi com sbaor de quero mais. A festa foi prestigiado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), governador Carlos Brandão (PSB), deputados e outras autoridades.

A chefe do Legislativo maranhense expressou a alegria por ter proporcionado uma bela festa ao público e disse já sentir saudade.

“Oferecemos, durante esses quatro dias, o melhor de nossa cultura popular e de nossa culinária. Com muita satisfação, tranquilidade, acessibilidade, comodidade e segurança, recebemos milhares de famílias, servidores, crianças, pessoas de todas as idades que aqui festejaram uma das mais tradicionais festas do nosso estado, que é o São João. Ano que vem, com a graça de Deus, voltaremos com o Arraial da Assembleia (…) “A avaliação é a melhor possível. Todo o esforço, o trabalho e a dedicação de todos os setores da Assembleia, trabalhando de forma integrada, levou a um resultado positivo”, destacou Iracema.

“educação é investir no futuro”, diz Brandão em ato em Brasília

O governador Carlos Brandão (PSB), participou na manhã desta segunda-feira, dia 12, em Brasília, do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A solenidade teve a presença do presidente Lula e o ministro Camilo Santana (Educação) além de governadores e outras autoridades.

O presidente Lula em seu pronunciamento disse entre outros aspectos relacionados a alfabetização “o Estado brasileiro falhou miseravelmente”.

“O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas de ensino fundamental era gasto e iria comprometer o tal do equilíbrio fiscal. Falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade. Falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação, preferiu o negacionismo e o discurso do ódio. O resultado não poderia ser outro (…) Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas de experiência e de cooperação entre a União, estados e municípios, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos (…) É uma coisa tão simples, tão fácil, tão visível pra todos nós que deveria acontecer todo ano, mas lamentavelmente, no Brasil, vivemos um período muito obscuro em que os entes federados não conversavam entre si”, disse Lula.

ICMS e IPVA: isenção para taxistas, mototaxistas e pessoas com deficiencia

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta quinta-feira, dia 1º, isenções de ICMS e IPVA para várias categorias, entre elas, taxistas, mototaxistas e pessoas com deficiência.

“Editamos o Decreto 38.330, de 1º/06/23, para contribuintes taxistas, mototaxistas e pessoas com deficiência solicitarem isenções de ICMS e IPVA para veículos automotores. Novas solicitações podem ser feitas, sendo que anteriores ao decreto serão avaliadas normalmente pela Sefaz.”, anunciou o governador.

A medida é uma excepcionalidade ao Decreto número 38.303, de 18 de maio de 2023, que suspendeu a concessão ou a ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária, e é valida apenas para pedidos de isenção de IPVA e ICMS para mototaxistas, taxistas e pessoas com deficiência (PcD).

O sistema já está disponível para novas solicitações e que todas as solicitações feitas anteriormente ao decreto serão analisadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

A solicitação e concessão de benefícios fiscais de ICMS e IPVA de veículos conduzidos por pessoas com deficiência, taxistas e mototaxistas devem ser solicitados exclusivamente pela internet, no portal da Sefaz.

Toda a documentação e informação necessária bem como legislação para cada situação, estão disponíveis no site da Sefaz.

Governo lança o ‘São João do Maranhão 2023’

O Governo do Maranhão lançou nesta terça-feira, dia 30, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o São João do Maranhão 2023, “O Maior São João do Mundo”, com a participação do governador Carlos Brandão.

Foi divulgado programação, ações de fomento à economia, turismo e estratégias de segurança para o período. 

O São João do Maranhão terá quase dois meses de festa em vários espaços da capital e de municípios maranhenses, encerrando apenas no dia 30 de julho.

O pontapé será no próximo domingo (4), com a abertura do Arraial do Ipem, que acontecerá diariamente e terá 35 dias de festa.