“história de luta pela democracia e inclusão social”, FHC em apoio a Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ao contrário do 1º turno, foi mais enfático agora no apoio a Lula (PT), no 2º turno da disputa contra Bolsonaro (PL).

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, FHC em apoio a Lula.

Othelino agradece reeleição e ratifica empenho para eleger Lula

O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, em pronunciamento nesta terça-feira, dia 4, agradeceu ao povo sua reeleição com expressiva votação.

Othelino também parabenizou o governador reeleito Carlos Brandão (PSB) e o senador eleito, Flávio Dino (PSB), e ratificou seu empenho na eleição de Lula no 2º turno das eleições presidenciais.

“Agradeço a cada um que me deu o privilégio de votar em mim e permitir essa vitória. A forma de retribuir é continuar tratando com respeito e cuidando com responsabilidade dos maranhenses, utilizando este mandato que o povo do Maranhão acaba de renovar para cuidar dos seus interesses (..) Continuarei destinando emendas, levando benefícios, por meio de Indicações, e estimulando que programas sociais cheguem a todos os municípios (..) O governador Carlos Brandão demonstrou muita capacidade de aglutinação política e o resultado disso foi a eleição em primeiro turno. Um sinal de que a população do Maranhão aprova a forma como ele vem conduzindo o Estado e o modelo que foi inaugurado pelo então governador Flávio Dino, hoje, senador eleito. Faço um cumprimento também especial a ele, que teve uma expressiva votação, o que demonstra o carinho que o povo do Maranhão tem com ele pela forma como se dedicou, durante sete anos e três meses, a cuidar de cada maranhense (..) “Foi a persistência simples e humilde do povo pobre do Nordeste, que deu uma maiúscula votação ao ex-presidente Lula. É a partir do Nordeste e sensibilizando o povo brasileiro, que eu tenho convicção de que o ex-presidente Lula será eleito no fim deste mês, no segundo turno. Eu continuarei sendo, agora exclusivamente, porque só tem uma campanha a ser feita, um militante entusiasmado, aqui no nosso estado, da sua eleição”, declarou Othelino Neto.

Othelino Neto, que foi o segundo deputado estadual mais votado do Maranhão, com quase 85 mil votos, reafirmou o seu compromisso com todos os maranhenses.

Governador Carlos Brandão inicia campanha de Lula no Maranhão

Da CNN

O govenador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), durante entrevista nesta terça-feira, dia 4, à CNN, disse que no estado a campanha para eleger Lula no 2º turno foi iniciada.

“O presidente Lula foi muito correto, esteve com a gente aqui, gravou vídeo pedindo voto para mim, para governador, voto para o senador Flavio Dino. Portanto, mais do que gratidão, nós temos que encampar, porque nós acreditamos no projeto do presidente Lula para reestabelecer a democracia e a soberania nacional (..) não tenho dúvida de que nós vamos aumentar, porque agora nós vamos concentrar, o nosso caminho aqui vai fortalecer (..) Nós do Maranhão, temos confiança de que o presidente Lula vai ganhar. É lógico que se o presidente Bolsonaro vier a ser eleito, e eu não acredito nisso, nós estamos aqui em todas as condições de dialogar com o governo federal. É só que eu não acredito que isso vá acontecer”, destacou Carlos Brandão.

“Ciro endossa decisão do PDT”, Carlos Lupi sobre apoio a Lula

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, legenda que disputou a eleição presidencial no 1º turno, Ciro Gomes, anunciou nesta terça-feira, dia 4, apoio integral do partido ao Lula, no 2º turno.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, já declarou apoio a Lula, falta o partido oficializar.

Flávio Dino sobre o resultado das Eleições no 1º turno no Brasil

O ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), eleito para o Senado Federal e uma das lideranças do campo da esquerda brasileira, após o resultado das eleições no domingo, dia 2, pontuou algumas conclusões sobre a decisão dos brasileiros que foram às urnas escolherem: presidente, senadores, deputados federais e estaduais.

Para Flávio Dino, o ‘orçamento secreto’, o ‘pacote de bondades no período eleitoral’ e ‘aumento da força da direta’ atualmente no Brasil ficou evidente no resultado do pleito. Porém, agora no 2º turno, a disputa é só entre Lula e Bolsonaro.

Algumas observações sobre as eleições no Brasil:

1. Fundo eleitoral e “orçamento secreto” tiveram grande peso para formação de bancadas no Congresso;

2. Medidas eleitoreiras de Bolsonaro tiveram alguma eficácia;

3. Campo da direita tem grande força social no atual momento;

4. Lula é maior do que o campo da esquerda e por isso faltou muito pouco para vencermos em 1º turno;

5. Bolsonaro terá que debater diretamente com Lula, sem auxílio de “laranjas”, e vai tremer;

6. Contraste favorece Lula, que tem governo mais vitorioso. Por isso, VENCEREMOS !

Ex-ministro do STF desqualifica Bolsonaro, ao declarar apoio a Lula

O ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, após declarar voto ao ex-presidente Lula, nesta terça-feira, dia 27, movimentou os meios políticos e a imprensa.

O posicionamento é considerado muito relevante por se tratar de um ex-ministro do STF, que apesar de indicado pelo então presidente Lula, foi o relator do caso Mensalão , durante o governo petista.

Joaquim Barbos, no vídeo divulgado nas redes sociais, não se limita a declarar voto em Lula para decidir a eleição no 1º turno, ele

“..Jair Bolsonaro não é um homem sério, não serve para governar um país como nosso, não está a altura, não tem dignidade para ocupar o cargo dessa relevância..”, disse Joaquim Barbosa.

Ipec/Globo: Lula chega tem 52% dos votos e venceria no 1º turno

Pesquisa Ipec/Globo encomendada pela Globo, divulgada nesta segunda-feira, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Em relação aos votos válidos em que são excluídos os votos em branco e os nulos, o ex-presidente Lula lidera com 52%, contra 34%. Ciro: 6%; Tebet: 5%; Thronicke: 1%; e d’Avila: 1%.

Esse resultado garante a vitória de Lula no 1º turno das eleições.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.

“Quem apostou que Lula não iria se posicionar, perdeu”, diz Capelli

O Secretário de Comunicação do Estado, Ricardo Capelli, na noite desta sexta-feira, dia 23, destacou em tom de provocação o vídeo do ex-presidente Lula (PT), ratificando quem são seus aliados e pedindo votos para eles na disputa eleitoral no Maranhão.

Capelli ao enaltecer o posicionamento de Lula em relação ao apoio a Carlos Brandão (PSB) e Flávio Dino (PSB), lembra que também nesta semana o presidente Jair Bolsonaro, sem citar nomes, disse que tem três candidatos ao governo do Maranhão.

“Bolsonaro tem 3 candidatos no Maranhão. Lula só tem 1. Quem apostou que Lula não iria se posicionar, perdeu”, provocou Capelli.