Festança no Arraial da Assembleia é coroada de sucesso

A noite de despedida da festividade junina no Arraial da Assembleia, no domingo, dia 18, foi com sbaor de quero mais. A festa foi prestigiado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), governador Carlos Brandão (PSB), deputados e outras autoridades.

A chefe do Legislativo maranhense expressou a alegria por ter proporcionado uma bela festa ao público e disse já sentir saudade.

“Oferecemos, durante esses quatro dias, o melhor de nossa cultura popular e de nossa culinária. Com muita satisfação, tranquilidade, acessibilidade, comodidade e segurança, recebemos milhares de famílias, servidores, crianças, pessoas de todas as idades que aqui festejaram uma das mais tradicionais festas do nosso estado, que é o São João. Ano que vem, com a graça de Deus, voltaremos com o Arraial da Assembleia (…) “A avaliação é a melhor possível. Todo o esforço, o trabalho e a dedicação de todos os setores da Assembleia, trabalhando de forma integrada, levou a um resultado positivo”, destacou Iracema.

Flávio Dino reage a trama golpista com ‘ironia e indignação’

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reagiu com ‘ironia e indignação’ em relação a ‘plano de golpe’ descoberto pela PF e divulgada pela Revista Veja encontrada no celular Mauro Cid ajudante de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A cada dia, com as investigações da Polícia Federal, fica sublinhada a gravidade do que vivemos entre o dia 31 de outubro de 2022 e o dia 8 de janeiro de 2023. Tomadas por um transe satânico, pessoas tramaram golpes, medidas ilegais, atentados a bomba, depredações, agressões. Seguirei fazendo o trabalho que legalmente for cabível para que tudo seja esclarecido e o Poder Judiciário aplique a LEI contra essa gente perigosa (…) Confesso a imensa curiosidade de conhecer os “juristas” que escreveram os documentos golpistas, com desvarios como “estado de defesa no TSE”; “intervenção militar constitucional”; “Forças Armadas como Poder Moderador, etc.”, disse Flávio Dino.

É a segunda forte indicação que havia de fato objetivo de se aplicar um golpe no Brasil, após a invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, foi encontrado pala PF um a minuta de golpe na casa de Anderson Torres, ministro da Justiça e também muito próximo de Jair Bolsonaro.

MA poderá ter mais 44 municípios na região do semiárido

Fonte: Agência Senado

Da Agência Senado

Volta à pauta de votação da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), terça-feira, dia 20, às 9h30, o projeto que inclui 44 municípios maranhenses na região do semiárido.

PL 2.492/2019  é do senador Weverton (PDT-MA), que, em sua argumentação, chamou a atenção para a dificuldade das práticas agrícolas no semiárido.

“…características climáticas, sociais e econômicas semelhantes àquelas que prevalecem nas zonas semiáridas, devendo-se incorporá-los ao semiárido brasileiro…”, desta o senador Weverton.

Os municípios de Timon e Araioses já foram oficialmente incorporados ao semiárido em 2017, tendo direito à participação em parcela do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) destinada à área.

“concretização de um sonho”, Brandão sobre Ferrovia Norte-Sul

O governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB), participa da entrega nesta sexta-feira, dia 16, do último trecho da ferrrovia Norte-Sul, com presença do presidente Lula no estado de Goiás, o ato está marcado para às 10h30, também deve participar o ex-presidente José Sarney que iniciou a obra também deve participar.

“Vamos participar da inauguração do último trecho da Ferrovia Norte-Sul, que será feita pelo presidente Lula em Goiás. É a concretização de um sonho que começou ainda no governo do então presidente José Sarney e irá gerar mais economia no escoamento da produção agrícola (…) A nova Ferrovia Norte-Sul conta com 2,2 mil quilômetros, indo de Açailândia até Estrela d’Oeste, em São Paulo, ligando os portos do Itaqui e de Santos ao passar por quatro das cinco regiões do país, fortalecendo o agronegócio e a economia do Brasil (…) Não tenho dúvidas de que a integração do país vai crescer ainda mais com o investimento em ferrovias. A tendência é que novos centros de distribuição possam surgir, aumentando o fluxo de escoamento de grãos do Porto do Itaqui, graças às suas características privilegiadas”, destacou Carlos Brandão.

A obra é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos ligando os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.

A construção começou na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia completa tem 2.257 quilômetros (km) e atravessa quatro regiões.

A solenidade de inauguração está marcado para as 10h30, com a presença do presidente Lula, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes da empresa responsável pela entrega do terminal e de autoridades federais, estaduais e municipais.

Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte Sul evoluiu pouco nas primeiras décadas e só ganhou impulso a partir de 2007, quando passou a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no segundo mandato de Lula.

AL-MA: Rodrigo Lago desiste e Júlio Mendonça será o 1º vice

O deputado Rodrigo Lago (PCdoB), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, desistiu nesta quinta-feira, dia 15, da candidatura a reeleição para o mesmo cargo.

“Para a Mesa Diretora da Alema para o biênio 2025/2027, em razão da justa pretensão do deputado Júlio Mendonça de representar o PCdoB, declinei da candidatura a reeleição para vice-presidente em seu favor. Permanecerei na função até fevereiro de 2025. Unidade da nossa bancada.

A antecipação da eleição para Mesa Diretora para o bienio (2025-2026), ocorrerá na manhã desta sexta-feira, dia 16, em sessão extraordinária que no Plenário da Casa.

O deputado Júlio Mendonça (PCdoB), será o substituto de Rodrigo Lago que alegou a desistência em nome da “unidade da bancada”.

A Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 deverá ser:

Presidente – Iracema Vale; 1º vice – Júlio Mendonça; 2º vice – Hemetério Weba; 3ª vice – Fabiana Vilar; 4ª vice – Andreia Rezende; 1º secretário – Antônio Pereira; 2º secretário – Roberto Costa; 3º secretário – Osmar Filho/Daniella; 4º secretário – Gilherme Paz; Procuradora da Mulher – Drª Viviane.

Polícia Federal no encalço do senador Marcos do Val

Por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, a Polícia Federal realiza na tarde desta quinta-feira, dia 15, ação de busca e apreensão contra o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES), em Brasília e no estado do Espirito Santo.

A ação da PF acontece também no seu gabinete no Senado Federal. Hoje aniversário do Marcos do Val que se encontra em Vitória no Espirito santo.

O senador no seu perfil no twitter nos últimos dias fez postagens que podem ter embasado a ação da Polícia Federal.

A ação da PF tem como motivação ‘obstrução de justiça’, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, o senador está sendo investigado desde o inicio do ano por falso testemunho, denunciação caluniosa e coação.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou o bloqueio de todas as redes sociais do senador Marcos do Val.

“PL da Censura” poderá beneficiar cerca de 99.715 pessoas

Do Metrópoles

Tanto o regime de urgência quanto o mérito do Projeto de Lei nº 2.720/2023 foram aprovados a toque de caixa na Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira, dia 14.

O texto foi chamado por parlamentares críticos de “PL da Censura 2”, porque prevê a tipificação de uma série de crimes quando eles forem praticados contra políticos ou parentes, por causa do cargo ocupado.

A norma também se aplicaria no caso de políticos que são réus em processos sem trânsito em julgado. A pena pode chegar a 4 anos de prisão.

O projeto prevê que a identificação das pessoas expostas politicamente deverá ter como base o Cadastro Nacional de Pessoas Expostas Politicamente (CNPEP), disponível no Portal da Transparência, ou outras bases de dados oficiais do Poder Público.

Até abril deste ano, o grupo de beneficiados contava com 99.715 pessoas.

PETROBRAS: gasolina será reduzida em R$ 0,13 o litro

A Petrobras anunciou mais uma redução da gasolina nesta quinta-feira, dia 15, a R$ 0,13 no litro da gasolina vendida a distribuidoras de combustíveis. Com a queda do preço, de 4,66%, o litro passará a custar R$ 2,66 a partir desta sexta-feira (16). 

Como a gasolina vendida nas bombas tem adição de 27% de etanol anidro, a parcela do preço da Petrobras no preço do combustível vendido nos postos de gasolina será de R$ 1,94 por litro. 

Segundo a Petrobras, caso os demais agentes da cadeia do combustível (distribuidoras e postos) mantenham os valores de suas parcelas, o preço médio ao consumidor final poderá atingir R$ 5,33 por litro, com base na última pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Nota da Petrobras

A partir de amanhã (16/6), a Petrobras reduzirá em R$ 0,13 por litro o seu preço médio de venda de gasolina A, que passará a ser de R$ 2,66 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 1,94 a cada litro vendido na bomba. Mantidas as parcelas referentes aos demais agentes conforme a pesquisa de preços da ANP para o período de 4 a 10/06, o preço médio ao consumidor final poderia atingir o valor de R$ 5,33 por litro.

Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.

Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.

Transparência é fundamental

De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.