PF diz que prisão de Ramagem é resultado de cooperação com EUA

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nessa segunda-feira, dia 13, pelo ICE, o serviço de imigração dos Estados Unidos. O ex-parlamentar está em situação irregular nos EUA e por isso foi detido.

Em nota, a Polícia Federal informou que a prisão é resultado de cooperação com autoridades dos Estados Unidos. Ramagem foi preso em Orlando, na Flórida. No site oficial do ICE consta que ele está sob a custódia do órgão.

A Polícia Federal informa que um brasileiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal foi preso, nesta segunda-feira (13/4), em Orlando/ Flórida, pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) dos Estados Unidos da América (EUA).

A prisão decorreu de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal e as autoridades policiais dos EUA.

O preso é considerado foragido da Justiça brasileira após condenação pelos crimes de organização criminosa armada, de golpe de Estado e de tentativa de abolição violenta do Estado de Direito.

Flávio Bolsonaro ataca Lula com miséria no governo do próprio pai

Para quem está ‘nadando de braçadas’, segundo pesquisas recentes, o pré-candidato à presidência da república Flávio Bolsonaro (PL) parece não confiar nos números.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou no domingo, dia 11, um vídeo na internet gravado durante o governo do próprio pai, para atacar Lula sobre combate à fome.

Flávio Bolsonaro utilizou imagens de 2021, durante o governo do seu pai, que viralizaram à época. No vídeo, várias pessoas disputam alimentos dentro de um caminhão de lixo parado em frente a um supermercado, em Fortaleza, capital do estado do Ceará.

Orleans recebe carinho e apoio de prefeitos e lideranças em Colinas

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), foi recebido com grande festa em Colinas no ato realizado no Parque de Vaquejada Onildo Maior. O evento reuniu centenas de lideranças políticas, entre prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e diversas lideranças comunitárias.

No ato, Orleans Brandão enfatizou seu amor por Colinas e o carinho que tem pelo povo colinense, reafirmando seu desejo de continuar trabalhando pelo progresso do município e de todo o Maranhão.

“Hoje o coração bate mais forte em Colinas. Minha terra, meu sertão, lugar de gente forte, batalhadora. É aqui que eu me reencontro com minhas raízes, com a minha história e renovo minhas forças para seguir trabalhando por todo o Maranhão. Quero agradecer de coração por todo o carinho, por cada abraço, cada palavra de incentivo. Isso só aumenta a nossa responsabilidade e a vontade de trabalhar ainda mais. Seguimos firmes, com a certeza de que ainda vamos fazer muito mais por Colinas”, afirmou Orleans.

Orleans participou também das festividades em homenagem ao aniversário da cidade, reforçando sua conexão afetiva e histórica com Colinas, além de consolidar o apoio de importantes lideranças políticas da região à sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

Entre os mais de 20 prefeitos presentes ao ato, que declararam apoio ao seu projeto político, estavam Marcony Santos (Sucupira do Norte), Nilton Ribeiro (Lagoa do Mato), Domingas Cabral (Mirador), Tratorzão (São Domingos), Zezão (Governador Luiz Rocha), Antônio Carlos Resende (Barão de Grajaú), e Luciana Leocádio (Buriti Bravo).

Também marcaram presença os prefeitos Accioly Cardoso (Mangabeira), Léo do Banco (Jatobá), Bira (Graça Aranha), Enoque Ferreira (Pastos Bons), Vanessa Queiroz (Paraibano), Chicão (Passagem Franca), Raimundinho (Presidente Dutra), Germano Coelho (Loreto), Raimundo Zuza (Joselândia), Dr. Alexandre Magno (São João dos Patos), Sebastião Costa (Fortuna), Walter Azevedo (Sucupira do Riachão), entre outros gestores municipais, além do deputado Arnaldo Melo.

Brasil e Estados Unidos juntos contra o crime organizado

Do JN

O Brasil e os Estados Unidos fecharam um acordo de combate ao crime organizado.

A parceria vai permitir a troca de informações da Receita Federal com a Agência de Fronteiras dos Estados Unidos sobre cargas enviadas de navio ou avião, tudo em tempo real. No Brasil, a informação vai permitir que, antes mesmo da chegada dos contêineres, a Receita tenha como identificar produtos ilegais e acionar a Polícia Federal para apreender as cargas.

Os dados de inteligência da Agência de Fronteiras dos Estados Unidos serão conectados ao programa brasileiro Desarma, que reúne informações estratégicas das apreensões de armas, como tipo de material, origem declarada, logística da carga e eventuais identificadores ou números de série.

A parceria também vai ajudar no combate ao tráfico de drogas. De acordo com o governo, nos três primeiros meses de 2026 foram apreendidas no Aeroporto de Guarulhos 1,5 tonelada de drogas, principalmente sintéticas.

Eleição para presidente e vice do TSE será terça-feira, dia 14

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, marcou para a próxima terça-feira, dia 14, a eleição que escolherá os novos presidente e vice-presidente do Tribunal.

“Considerando que, em 3 de junho, sobrariam pouco mais de 100 dias [para o pleito] e tendo em vista o enorme trabalho que tenho a realizar no STF, decidi, em vez de deixar para o último dia, iniciar agora a eleição dos novos dirigentes”, afirmou Cármen Lúcia.  

A posse do sucessor, que comandará o TSE durante as Eleições 2026, será realizada até o fim de maio, em data a ser definida em breve. O anúncio inicia a transição de gestão. Pelo sistema de rodízio do Tribunal, a Presidência caberá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE. A Vice-Presidência deverá ser ocupada pelo ministro André Mendonça, também do STF.  

Alcolumbre marca sabatina de Jorge Messias para 29 de abril

Do Globo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destravou a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), e a sabatina foi marcada para 29 de abril.

As informações são do senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação.

“…Estive reunido com Davi Alcolumbre e com Otto Alencar (presidente da Comissão de Constituição e Justiça). Ficou combinado que a próxima quarta-feira, dia 15, vamos fazer a leitura do relatório. Ficou combinado que a sabatina será no dia 29 pela manhã…”, disse Weverton.

Mais de quatro meses após o anúncio do nome de Messias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou na semana passada ao Senado a mensagem que formalizou o nome de Messias.

Messias precisa reunir ao menos 14 votos no colegiado para ser aprovado e avançar ao plenário, onde aliados projetam cerca de 48 votos, em um cenário ainda sujeito a oscilações.

Lula aconselhou Moraes a se declarar impedido de julgar caso Master

O presidente Lula relatou, em entrevista a Eduardo Moreira e Leandro Demori, no ICL Notícias nesta quarta-feira, dia 8, uma conversa que teve com Alexandre de Moraes sobre o Caso Master e que aconselhou o ministro a se declarar impedido.

Lula disse que o caso afeta a imagem do Supremo Tribunal Federal.

“Eu disse para o companheiro Alexandre de Moraes: ‘Você fez uma biografia histórica neste país com o julgamento do 8 de janeiro, não permita que joguem fora a sua biografia (…) Primeiro porque você não estava advogando no seu escritório há quase 15 anos. Mas, se sua mulher estava advogando, diga isso claramente. Não tem que pedir licença para trabalhar, mas é importante afirmar que, na Suprema Corte, estará impedido de votar em casos que envolvam sua esposa (…) Prejudica a imagem, obviamente. O companheiro Alexandre de Moraes sabe disso. Porque é muito simples: você pode ter algo que é legal, mas, nas circunstâncias em que acontece e aos olhos do povo, pode ser tratado como imoral (…) Em um ano político, as pessoas vão dar muito destaque a isso.”, disse Lula.

Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro, é uma das sócias do escritório Barci de Moraes, que admitiu ter mantido contrato com o Master entre fevereiro de 2024 e novembro de 2025, mês em que houve a liquidação do banco.

Orleans Brandão se reúne com moradores do Bairro de Fátima

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou na noite desta segunda-feira, dia 6, de uma reunião com moradores do Bairro de Fátima, em São Luís. O encontro, articulado pelo vereador Beto Castro, reuniu lideranças comunitárias e moradores da região em um momento de diálogo e escuta sobre as principais demandas da comunidade.

O momento foi marcado pelo diálogo e estreitamento dos laços entre o pré-candidato e a população do Bairro de Fátima, reforçando a importância de espaços de conversa direta para a construção de propostas alinhadas às necessidades reais dos bairros da capital.

Durante o encontro, Orleans Brandão apresentou parte de sua trajetória à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, pontuando obras e ações voltadas ao fortalecimento dos municípios. Ele também enfatizou a importância do diálogo com as comunidades como ferramenta essencial para uma gestão participativa e eficiente.

“Quero começar dizendo da alegria de estar aqui no Bairro de Fátima, olhando no olho de cada um de vocês e podendo conversar de forma direta e franca. Para mim, esse momento tem um significado muito especial. Eu sempre defendi que o trabalho dos vereadores é essencial dentro das comunidades. São eles que estão no dia a dia, ouvindo, acompanhando de perto as necessidades e ajudando a construir soluções reais. E aqui quero reconhecer o trabalho do vereador Beto Castro, que tem desempenhado seu papel com dedicação. Ele sabe que pode contar comigo enquanto eu estiver na vida pública para continuar trazendo benefícios para este bairro tão importante da nossa capital”, disse Orleans.

Ele afirmou ainda que que fez questão de iniciar essa nova fase da sua vida pública com a reunião no Bairro de Fátima. “Não é por acaso. Foi aqui também que o governador Brandão começou sua caminhada pela capital, mostrando que é nas comunidades que tudo começa. E eu quero dizer a vocês, com toda sinceridade: eu estou com muita vontade de seguir trabalhando por este estado. Muita vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. É isso que me move. Nós já temos ações importantes que mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Ele pontuou projetos que ajudou a consolidar, como os Restaurantes Populares, o prolongamento da Avenida Litorânea, a Avenida Metropolitana, entre muitos outros em diversas áreas. “Tudo isso mostra que a gente está tornando nossas cidades melhores para todos. Mas eu tenho plena consciência que ainda há muito a ser feito. E é por isso que estamos aqui, para ouvir e construir juntos soluções concretas”, ressaltou Orleans.

Mobilização

Considerado uma das mais atuantes lideranças políticas e comunitárias de São Luís, o vereador Beto Castro destacou o papel da mobilização popular na definição dos rumos políticos do Maranhão. O parlamentar ressaltou também a relevância da reunião para a população do Bairro de Fátima.

“Esse encontro mostra a importância de termos lideranças dispostas a ouvir. Orleans tem demonstrado compromisso com os municípios e com as pessoas, e isso faz toda a diferença. Ele conhece a realidade de todos os 217 municípios maranhenses porque esteve em todos eles, levando obras e ouvindo a população, da mesma forma como faz hoje aqui”, declarou.

O vereador afirmou ainda que a maioria das obras executadas no Bairro de Fátima é do Governo do Estado. “Nunca tivemos um governador tão amigo do Bairro de Fátima como Carlos Brandão, e eu tenho a certeza de que Orleans dará a mesma importância ao nosso bairro”, concluiu.