PL de Valdemar passa de 100 deputados federais na janela partidária

Do O Globo

O PL ultrapassou a marca dos cem deputados na janela partidária, e deve se consolidar com o maior número de parlamentares na Casa desde 1998, quando o PFL ocupou 105 cadeiras na reeleição do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na outra ponta da disputa pelo Palácio do Planalto, o PT, mesmo comandando o governo e com a força da máquina em mãos, seguiu no mesmo patamar.

Com base em dados da Câmara e dos partidos, indica que o PL saiu de 86 para 101 deputados no último mês, período em que os membros da Casa puderam trocar de legenda sem sofrer punições. O crescimento, com 22 novas filiações e sete saídas, ocorreu de forma concentrada nos últimos dias do prazo e reforça a estratégia da legenda de ampliar a presença nos estados de olho na disputa eleitoral.

Os números ainda podem mudar, já que a movimentação ocorreria até os últimos minutos de ontem. A Câmara vai formalizar a nova composição nos próximos dias.

O crescimento do PL se deu sobretudo em cima de quadros do União Brasil, que enfrenta crises nos estados por disputas na federação com o PP, oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e desgastes pela vinculação de dirigentes com o escândalo do Banco Master.

Eliziane Gama troca o PSD de Kassab pelo PT de Lula

A senadora do Maranhão, Eliziane Gama, ingressará a partir desta quinta-feira, dai 2, passará fazer do PT, após deixar o PSD em meio à mudança de rumo do partido no cenário nacional. Na manhã de hoje, ela anunciou a saída do PSD.

“O PSD decidiu seguir um novo trilho político no país eu respeito mas tenho um pensamento diferente, que é público no Brasil. Mesmo com todas as garantias recebidas pelo presidente Kassab, decido que meu ciclo no PSD se encerra aqui e vou percorrer novos caminhos (…) Encerro meu ciclo no PSD com gratidão pelos aprendizados e pela convivência respeitosa. O caminho pode ser novo, mas meu compromisso com a justiça social no meu estado, o Maranhão, permanece o mesmo.”, disse Eliziane, vice-lider do governo no Senado.

Esmênia Miranda será a 3ª mulher a comandar a Prefeitura de São Luís

Do Imirante

Com anuncio do prefeito Eduardo Braide (PSD), nesta terça-feira, dia 31, que deixará essa semana o comandando da capital, para disputar o Governo do Maranhão em 2026. A vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD) será a terceira mulher na administração de São Luís.

A gestora está no seu segundo mandato como vice-prefeita da capital e será a quarta mulher a assumir a Prefeitura de São Luís na história. Antes dela, ocuparam o cargo:

Lia Varella (interinamente, em períodos entre 1978 e 1979);

Gardênia Gonçalves (1986 a 1988);

Conceição Andrade (1993 a 1996).

Esmênia Miranda nasceu em 18 de julho de 1982, no município de Bacabal. É graduada em Geografia e História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Identificada sala onde ditadura simulou suicídio de Vladimir Herzog

Do Fantástico

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo identificou o cenário de uma das cenas mais simbólicas da ditadura militar no Brasil.

Uma equipe de historiadores, arqueólogos e arquitetos encontrou a sala onde foi montada a farsa da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, no DOI-Codi, centro de repressão que funcionava na região central de São Paulo.

O local exato da encenação era um enigma que durava mais de 50 anos.

A descoberta foi possível após a análise de estruturas do prédio, como paredes, piso e teto, e o cruzamento dessas informações com registros históricos e imagens da época.

CPI do INSS: pleno do STF poderá impor derrota a Mendonça

Do Globo

O STF julga nesta quinta-feira, dia 26, a decisão do ministro André Mendonça que determinou a prorrogação da CPI do INSS. A possibilidade da derrubada da liminar é grande, o que representará uma derrota ao relator do caso, a medida é vista interverência do Judiciário em outro poder.

A decisão de Mendonça contrariou a cúpula do Congresso, sobretudo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e ocorreu num momento de crescente tensão entre Parlamento e STF sobre a atuação dessas comissões diante do avanço das investigações do caso do Banco Master.

A avaliação interna da Corte é que o caso expõe mais uma vez a tensão entre o princípio da autocontenção judicial e a necessidade de garantir o funcionamento de instrumentos de investigação do Congresso. Uma ala da Corte aponta tendência de derrota para Mendonça, com a formação de maioria contrária à manutenção da decisão.

Reservadamente, ministros afirmam que o julgamento deve se concentrar na discussão sobre os limites da intervenção do Supremo em matérias internas do Legislativo.

Moraes concede ‘prisão domiciliar temporária’ para Bolsonaro

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, aceitou nesta terça-feira, dia 24, o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele vá para a prisão domiciliar, em Brasília. Ele autorizou a medida por 90 dias e depois vai reavaliar.

“Após esse prazo, será reanalisada a presença dos requisitos necessários para a manutenção da prisão domiciliar humanitária, inclusive com perícia médica se houver necessidade”, diz o ministro n decisão.

Também foi determinada que Jair Bolsonaro não poderá usar o celular, nem acessar a internet, tampouco gravar vídeos ou áudios. Ele ficará pelo menos 90 dias sem receber visitas, com exceção dos filhos, de sua mulher Michelle Bolsonaro e de seus advogados.

O ministro do STF destaca ainda que o descumprimento das regras fixadas levará à revogação da medida, com o retorno do ex-presidente à Papudinha ou a um hospital penitenciário.

O boletim médico mais recente, informa que Jair Bolsonaro (PL) apresentou “evolução favorável” e foi transferido alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas próximas 24 horas.

Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Ele estava detido na Papudinha, em Brasília. Em 13 de março, deixou a unidade prisional após apresentar um quadro de broncopneumonia e precisar ser internado. a outros moradores da casa do ex-presidente também foram vedadas por Moraes e deverão ser autorizadas judicialmente.

Globo pede desculpas após tentar colocar ‘caso Master’ no colo de Lula

O programa Estúdio i, da Globo News, apresentado pela jornalista Andréa Sadi, nesta segunda-feira, dia 23, se desculpou com os assinantes do canal, após veicular na última sexta-feira, dia 20, uma arte relacionada a Daniel Vorcaro e o escândalo do Banco Master.

O material repercutiu negativamente nas redes sociais para a Globo, no final de semana. A arte totalmente tendenciosa coloca o caso do banqueiro dentro do governo Lula.

O material utilizado para atacar o governo omite nomes de Campos Neto (ex-diretor do BC que autorizou a criação do Master), Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, que teriam recebido R$ 3 milhões e R$ 2 milhões, respectivamente, para suas campanhas em 2022, do grupo liderado por Daniel Vorcáro.

Receita Federal começou receber declarações do IRPF

A entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 inicia-se nesta segunda-feira, dia 23. O prazo de entrega se encerra no dia 29 de maio. A expectativa da Receita Federal é receber 44 milhões de declarações dentro do prazo.

Como fazer a declaração

Para fazer a declaração, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar no banner “Meu Imposto de Renda”. A partir daí, ele poderá obtar por baixar o Programa Gerador de Declaração em seu computador, utilizar o aplicativo da Receita Federal em seu celular ou fazer o preenchimento online. O preenchimento online recebeu várias melhorias em relação ao ano passado.

Quem está obrigado a declarar

Neste ano, estão obrigadas a declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584,00 (alteração em relação aos R$ 33.888,00 vigentes no ano passado), assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 177.920,00 (antes, R$ 169.440,00).

Estão, portanto, isentas da declaração as pessoas que receberam até dois salários-mínimos mensais durante 2025, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade. Os demais critérios de obrigatoriedade mantiveram-se os mesmos. Dentre os principais, destacam-se aqueles aplicáveis aos contribuintes que:

– receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superior a R$ 200 mil;

– alienaram em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas valores em soma superior a R$ 40 mil ou com ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;

– tiveram, em 31 de dezembro de 2025, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil;

– passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês e estava nesta condição no fim de 2025.