Dino conduz reunião com líderes partidárias que apoiam Brandão

O ex-governador e pré-candidato ao Senado Flávio Dino (PSB), reuniu nesta segunda-feira, dia 30, lideranças partidárias que apoiam Carlos Brandão (PSB). Entre os objetivos do encontro, o alinhamento das legendas.

“Reunimos dirigentes de 11 partidos que estão unidos em apoio à pré-candidatura de Carlos Brandão a governador. O Conselho Político está formado sob a minha coordenação, na condição de presidente estadual do PSB. E vamos vencer.”, disse Flávio Dino.

O ex-secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), que deverá ter o nome confirmado no encontro de tática eleitoral do PT nos próximos dias 4 e 5, como vice-governador na chapa encabeçada por Carlos Brandão, destacou o encontro nas redes sociais.

Maranhão vai revender Gás Natural Veicular nos postos de combustíveis

O Gás Natural Veicular (GNV) estará disponível nos postos de combustíveis maranhenses nos próximos meses. A novidade foi confirmada nesta quarta-feira, dia 25, pelo governador Carlos Brandão.

“Teremos gás natural veicular em nosso estado. Assinaram contrato hoje a Eneva e a Suzano, que serão parceiras na disponibilização deste produto aos consumidores. As empresas farão toda a logística do GNL, com a dispensa da construção de gasodutos. Energia limpa e toda nossa (..) Daremos um salto na disponibilização deste produto para o nosso consumidor. Somos um estado rico, plenamente capaz de atender às demandas que virão, fortalecendo uma cadeia de negócios que será positiva para todos e respeitosa com o meio ambiente”, comemorou Brandão.

As informações sobre a novidade no Maranhão aconteceu após reunião de trabalho com o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEPE), José Reinaldo Tavares.

A revenda do GNV, combustível fóssil mais limpo e econômico, se comparado com a gasolina, foi possível graças a um contrato firmado entre o governo do Maranhão e duas empresas: a Eneva, especializada em exploração e produção de gás natural; e a Suzano Papel e Celulose, ambas em atividade no estado.

As duas empresas investirão cerca de R$ 530 milhões para a disponibilização desse tipo de combustível no Maranhão.

Promissora alternativa de combustível automotivo, o GNV apresenta importantes vantagens técnicas no mercado de combustíveis, como baixa redução de CO2, menor desgaste de partes e componentes do motor e o menor custo no mercado brasileiro.

A revenda de GNV vai proporcionar geração de emprego e renda, uma vez que vai beneficiar diretamente motoristas de aplicativo, taxistas e vans em um momento de alta inflação nos preços da gasolina e do diesel, por exemplo.

Gás e ZPE

A chegada do GNV soma-se a outra importante notícia para a retomada da economia e atração de novos investimentos, a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA).

Ontem (24) foi promovida a solenidade de instalação da Comissão Estadual da ZPE-MA, em São Luís. A ZPE é uma área onde empresas se instalam para produção de bens a serem comercializados fora do país.

Uma vez instalada no Maranhão, a ZPE vai ajudar na atração de mais investimentos e na geração de emprego e renda local.

​O processo de implantação do Gás Natural Veicular nos postos maranhenses deve ocorrer inicialmente nas cidades de São Luís e Imperatriz e essa nova opção de combustível deve estar disponível aos consumidores ainda este ano.

Brandão destaca entrada em operação de Embarcação

O governador Carlos Brandão (PSB), utilizou as redes sociais para informar a entrada em operação da embarcação Baía de São Marcos, que estava sendo reformada. Ela também capacidade para 52 veículos.

O governador também destacou a volta da operacionalização da embarcação Araioses para o mês de junho.

Eduardo Nicolau é reeleito procurador-geral do MP-MA

O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau, com 264 votos, foi reeleito para mais um (biênio 2022-2024). O promotor de justiça José Augusto Cutrim Gomes obteve 115 votos.

Disputaram a eleição apenas dois candidatos. Todos os 324 membros do MPMA aptos a votar (293 promotores e 31 procuradores de justiça) participaram da votação.

Brandão comemora queda na violência no MA enquanto aguarda cirurgia

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), utilizou na manhã desta quinta-feira, dia 19, as redes sociais para informar que ainda não realizou a cirurgia que será submetido.

Segundo o governador, no momento está realizando exames pré-cirúrgicos em São Paulo.

“Quero agradecer a todos pelas mensagens e ligações animadoras! Estou fazendo exames pré-cirúrgicos. Enquanto a data da cirurgia está sendo planejada: vida que segue. Participo de compromissos e reuniões com as ferramentas disponíveis. Vamos em frente!”, disse Carlos Brandão.

Enquanto aguarda a cirurgia, o governador está participando de compromissos e reuniões com as ‘ferramentas disponíveis’. Ele comemorou também hoje nas redes sociais dados do Índice Nacional de Homicídio, criado pelo site G1, que mostra redução da violência no Maranhão.

Após exames de rotina, Carlos Brandão, foi informado da existência de um cisto e aconselhado a retirá-lo. Para tranquilizar e evitar especulações, o próprio governador comunicou à população maranhense sobre o resultado dos exames e o procedimento que será feito em São Paulo, onde já realiza exames de rotina há vários anos.

“..será simples e realizado em breve..”, Brandão sobre cirurgia

O governador Carlos Brandão (PSB), confirmou nesta terça-feira, dia 17, que será submetido a uma cirurgia, mas tranquilizou a população informando que se trata de algo simples.

Em principio havia a intenção de realizar o procedimento futuramente, mas foi antecipado. O governador Carlos Brandão além das ações do governo, em breve ele terá as atividades de campanha para serem também realizadas paralelamente.

Maranhão de Reencontros volta agitar prévias do São João

O governador Carlos Brandão participou no domingo dia 15, de mais uma edição do Maranhão de Reencontros, festa que vem reunindo milhares de pessoas na Concha Acústica Reynaldo Faray, Lagoa da Jansen, em São Luís, que celebra a cultura e o folclore maranhenses.

O projeto, realizado pelo Governo do Estado, terá apresentações até dia 29 de maio, sempre a partir das 17 horas.

“Estou muito feliz em saber que podemos fazer nosso São João com segurança e responsabilidade. Estamos resgatando a nossa cultura, estimulando o emprego e renda das famílias e trazendo alegria para todos os maranhenses. Uma grande festa em que as pessoas se divertem e também podem ter uma renda, pois sabemos que muitos perderam seus empregos, precisavam desse apoio e o Governo do Estado veio suprir essa demanda. Com certeza, faremos o maior São João do país”, ressaltou Carlos Brandão.

O Maranhão de Reencontros acontecerá até o inicio oficial do São João, dia 28 deste mês e prossegue até final de julho. O festejo promete ser o maior de todos os tempos, trazendo de volta a alegria dos arraiais junino, após dois anos sem a tradicional celebração, por conta da pandemia do coronavírus.

São João do Maranhão começa dia 27 de maio e vai até 31 de julho

O governador Carlos Brandão em coletiva no Palácio dos Leões, nesta terça-feira (10), lançou o São João do Maranhão 2022. Foram apresentadas estratégias, programação e expectativa para impulso dos setores turístico, econômico e cultural.

“..Esse é um momento histórico, de resgate da nossa cultura e do nosso São João. Tivemos um período delicado do coronavírus, com muito sofrimento, muitas dificuldades, óbitos; mas, nosso estado foi um dos que se saiu melhor no combate à pandemia e avançamos muito no que diz respeito à vacinação, que é o principal mecanismo contra a doença. Agora, vivemos outro momento, em que outros estados também retomam suas atividades de trabalho e também, culturais (..) Sabemos da importância, da necessidade de divulgação e do compromisso destes grupos. Não podemos deixar de pagar o São João e isso não vai acontecer. O recurso tem que vir antes da festa e já está garantido..”, destacou o governador Carlos Brandão.

Os festejos juninos iniciam dia 27 deste mês e prosseguem até 31 de julho, sempre de quinta a domingo, em arraiais na Região Metropolitana de São Luís e interior do estado. Serão mais de 500 atrações e a previsão é de cerca de 450 mil visitantes no período. 

A descentralização das atividades é outro diferencial do festejo junino, que alcançará municípios da Região Metropolitana de São Luís e do interior. A programação estará, entre outros espaços, na Praça Nauro Machado, Ipem, Parque do Rangedor, zona rural, Shopping da Ilha, Cohama, Ceprama, Vila Palmeira, Madre Deus, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, Convento das Mercês e em vários bairros da Grande Ilha; e, também, em municípios do interior do estado com tradição junina, incluindo cidades das regiões do Munim, Baixada e Tocantina.