Genial/Quest mostra aumento da chance de Lula vencer no 1º turno

Da Revista Fórum

Com 47% das intenções de votos, o ex-presidente Lula (PT), aumentou as chances do petista vencer as eleições no 1º turno em 2022, é que revela a Pesquisa Genial/Quest divulgada nesta quarta-feira, dia 1º.

Jair Bolsonaro aparece com 26%, Ciro Gomes (PDT) com 9%, e João Doria (PSDB) com 6%.

Na simulação com Rodrigo Pacheco (DEM), que soma 1%, Lula fica com 46%, Bolsonaro mantém os 26%, Ciro vai a 8% e Doria, 6%.

Com Simone Tebet (MDB), que tem 2%, Lula, Bolsonaro e Ciro mantêm os mesmos porcentuais, enquanto Doria via a 5%.

Com o apresentador José Luiz Datena (PSL), que tem 7% das intenções de voto, Lula marca 44% e Bolsonaro 25%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores nas 27 unidades da federação entre os dias 26 e 29 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos e o nível de confiabilidade de 95%.

‘Não quero modelo cubano ou chinês, mas o inglês’, Lula sobre mídia.

O ex-presidente Lula, líder em todas as pesquisas eleitorais para as eleições de 2022, disse nesta quinta-feira, dia 26, nas redes sociais que o modelo da mídia no Brasil, “é de quando a gente escrevia carta”.

Lula voltou a defender a ‘regulamentação da mídia’ no Brasil, aos críticos da polêmica medida enviou a seguinte mensagem, “não quero modelo cubano ou chinês, quero o modelo inglês”.

Durante a recente passagem de Lula pelo Maranhão, foi questionado sobre sobre o projeto de regulamentação dos meios de comunicação no Brasil, após duras críticas a setores da imprensa brasileira admitiu que essa é uma autocrítica que precisa fazer.

“Tenho que fazer uma autocrítica. Nós não tratamos a reforma da comunicação, como deveria ser tratada (..) Aprovamos um programa para que a gente pudesse regulamentar os meios de comunicação. Eu não sei por que ‘cargas d’água’ não foi colocado no Congresso esse projeto (..) “Eu gostaria que a Rede Globo pedisse desculpas pra mim”, disse Lula.

O polêmico projeto de regulamentação da mídia no Brasil, sempre defendido pelo PT e que não foi viabilizado quando estava no poder, voltou a ser utilizado por setores da grande imprensa e adversários de Lula, para dizer que o petista é tão autoritário quanto Bolsonaro.

Othelino garante celeridade a tramitação do Projeto do Estatuto dos Indígenas

O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, acompanhou nesta quinta-feira, dia 19, a agenda do ex-presidente Lula, em São Luís.

O chefe do Parlamento maranhense garantiu que dará celeridade à apreciação do Projeto de Lei, de autoria do Governo do Estado, que cria o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas. 

“Foi um dia marcante e histórico para o Maranhão. Daremos celeridade à apreciação dessa importante matéria e convidaremos representantes indígenas para acompanharem a sessão em que ela for deliberada”, frisou o parlamentar.

Flávio Dino classificou o projeto do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas como uma grande conquista, fruto do diálogo com as diversas representações.

“Nós queremos garantir, em Lei Estadual, que todo o recurso internacional, oriundo da redução da emissão de gases de efeito estufa, em face do trabalho de conservação das terras indígenas, seja aplicado nesses territórios e pelos povos indígenas”, afirmou Dino.

Lula parabenizou todos os agentes públicos empenhados no desenvolvimento do Estado.

“É uma alegria extraordinária estar no Maranhão e acompanhar de perto tantos avanços e garantias de direitos ao povo. Nós assumimos o compromisso de sermos os guardiões da floresta porque ela interessa ao mundo e aos povos indígenas”, disse Lula

Na agenda houve visita às obras de construção do Hospital da Ilha, que será a maior unidade de saúde pública do Estado. Também foi iniciada a imunização dos operários da construção civil com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Lula recebe no MA proteção e título de Guardião dos Territórios indígenas

O ex-presidente Lula se reuniu com líderes de povos indígenas de várias tribos do Maranhão e o Pará, nesta quinta-feira, dia 19, em São Luís. Ele participou de ritual de proteção e foi homenageado com o título Guardião dos Território.

“..Talvez não tenhamos feito tudo que poderíamos, mas daqui pra frente nada será feito de um gabinete em Brasília..”, disse Lula, ao assumir compromisso com a causa indígena.

Lula também ao visitar hoje as obras do Hospital da Ilha, em São Luís, agradeceu e parabenizou os governadores em nome do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), pelo exemplo e lição que estão dando ao governo Bolsonaro, no enfrentamento à pandemia.

“..estão fazendo aqui é dando uma lição de moral no governo federal, no ministro da Saúde, dizendo: olha, nós estamos fazendo a nossa parte, façam a vocês..”, destacou Lula.

Lula esta no Maranhão desde a noite de ontem, quarta-feira, dia 18, e permanece até amanhã sexta-feira cumprindo agenda com lideranças políticas e movimentos sociais.

Lula é recibo por Dino no Maranhão, onde cumpre extensa agenda

O ex-presidente Lula foi recebido em São Luís na noite desta quarta-eira, dia 18, pelo governador Flávio Dino (PSB), e por militantes políticos.

Lula fica em São Luís até sexta-feira, dia 20, onde tem encontros agendados com com lideranças políticas e movimentos sociais.

l

Lula retorna ao MA nesta quarta, dia 18, onde cumpre extensa agenda

O ex-presidente Lula volta ao Maranhão nesta quarta-feira, dia 18, onde segue com sua visita política no Nordeste, após passar pelos estados de Pernambuco e Piauí.

Lula desembarca em São Luís onde cumprirá extensa agenda com participação em entrevista coletiva, encontros com lideranças políticas, entre elas, o governador Flávio Dino (PSB), movimentos sociais e militantes do PT.

Segundo a coluna Radar da Veja, o avanço de Lula no Nordeste onde já é muito forte, está tirando o sono no Palácio do Planalto.

Enquanto Jair Bolsonaro insiste na estratégia suicida de ataques ao STF e de golpe militar, o ex-presidente Lula segue costurando apoios e defendo vacina contra a Covid-19, o combate à fome, desenvolvimento regional, emprego, incentivo a micro e pequena empresa, educação e saúde.

Pesquisa XP-Ipespe confirma Lula com 40% e Bolsonaro 24%

Pesquisa XP-Ipespe divulgada nesta terça-feira, dia 17, confirma tendência de crescimento de Lula na disputa de 2022, para Presidência da República.

Na pesquisa realizada neste mês de agosto Lula aparece com 40% dos votos contra 24% de Jair Bolsonaro.

Na sequencia aparecem: Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%), João Doria (5%), Datena (5%) e Rodrigo Pacheco (1%).

A pesquisa XP-Ipespe mostra também queda da popularidade do governo Bolsonaro continua em queda. Em julho era 52% de “ruim e péssimo”, em agosto o percentual é de 54%.

Lula apresentou tendência de crescimento em todas as pesquisas realizadas até o momento, um total de cinco.

Foram entrevistadas 1000 pessoas em todo país entre os dias 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.