Ação conjunta do MP-MA, PM e PC fecham 13 bares em São Luís

O Ministério Público do Maranhão, por meio das Promotorias de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, participou, no último final de semana, da fiscalização de bares irregulares na capital maranhense. Atuaram, também, a Delegacia de Costumes e a Polícia Militar.

No total foram interditados quatro bares na Vila Embratel, dois no Anjo da Guarda e sete bares no Centro, próximo à Fonte do Ribeirão, todos funcionando sem nenhum tipo de licenciamento.

Os bares fiscalizados foram alvo de reclamações formalizadas pela comunidade por perturbação da paz e tranquilidade dos moradores próximos. A insatisfação foi registrada junto às autoridades competentes por meio de representação criminal com abaixo-assinado comunitário.

De acordo com os promotores de justiça Cláudio Guimarães e Cláudio Cabral Marques, o coronel Soares Junior, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Sul (CPAM-SUL), e o delegado da Delegacia de Costumes, Claudio Barros, as fiscalizações serão intensificadas e contarão com a participação da perícia técnica do Instituto de Criminalística (Icrim).

Audiência Pública debate segurança pública em Caxias e região 

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Caxias. O objetivo do encontro foi mobilizar a região leste maranhense para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao combate à criminalidade e à promoção da paz social.

Durante a reunião, que contou com a presença da cúpula da segurança estadual, foram apresentadas demandas da sociedade civil e propostas para aprimorar a eficiência do setor.

A audiência foi uma proposição da deputada estadual Daniella e conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Ricardo Arruda. A iniciativa buscou aproximar o Poder Legislativo das necessidades da população, fomentando o diálogo institucional entre as polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Judiciário e gestores municipais.

Na audiência, foram discutidas situações como a necessidade de aumento do efetivo policial, a valorização do serviço de inteligência e o investimento em infraestrutura e viaturas. Professores, advogados e lideranças comunitárias tiveram a oportunidade de expor os principais gargalos da região. Entre as sugestões apresentadas pela comunidade, a funcionária pública Maria Tereza Mendes destacou a urgência de novas estruturas para atender as demandas locais.

Orleans Brandão defende continuidade da atual gestão no Maranhão

Orleans Brandão afirmou, em entrevista ao Podcast Xeque-Mate – O Jogo do Poder, disse que pretende dar continuidade ao atual modelo de gestão estadual. Ele destacou os avanços alcançados sob a gestão do governador Carlos Brandão, relembrou sua trajetória na Secretaria de Assuntos Municipalistas e ressaltou que o Maranhão já o conhece pelo trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos.

Questionado sobre críticas relacionadas à sua idade e experiência política, Orleans afirmou que tem tranquilidade diante dos ataques e ressaltou sua trajetória pelos municípios maranhenses. “Hoje as pessoas já conhecem quem é o Orleans e o trabalhao que a gente desenvolveu. Sabem que sou trabalhador e que já estive nos 217 municípios do Maranhão, ouvindo e acompanhando de perto a realidade da população”, declarou.

Ao falar sobre os resultados da gestão Brandão, o pré-candidato destacou indicadores econômicos e sociais positivos. Segundo ele, o Maranhão tem registrado avanços importantes, como crescimento do PIB estadual acima da média nacional e a retirada de um milhão de pessoas da extrema pobreza.

Com relação à proposta de continuidade com avanços, Orleans ressaltou a ampliação de programas sociais em diversas áreas. Ele citou a expansão dos restaurantes populares, que passaram de 94 para 220 unidades, o aumento das unidades do Viva Procon e a ampliação de programas como ‘Trabalho Jovem’, que passou de 3 mil para 10 mil vagas, e o ‘Cartão Transporte Universitário’, que foi ampliado de mil para cinco mil beneficiários. Ele também mencionou programas criados recentemente, como o Maranhão Livre da Fome e o Educação de Verdade, como exemplos de novas iniciativas da atual gestão que estão revolucionando essas áreas no estado. “O Maranhão Livre da Fome é o maior programa de transferência de renda da história desse estado, com 94 mil famílias beneficiárias”, acrescentou.

Definição

Orleans informou que definição de seu nome como pré-candidato ocorreu após diálogo interno e análise de pesquisas. “Meu nome começou a aparecer muito bem nas pesquisas. Quando foi levado ao grupo, houve consenso. Depois disso, conversei com partidos e bases aliadas e conseguimos o apoio de mais de dez partidos”.

Ao final, Orleans reafirmou sua disposição para disputar o governo e defender a continuidade do atual modelo de gestão. “Essa história está apenas começando. Já caminhamos muito, mas ainda há muito trabalho a fazer pelo Maranhão”, concluiu.

Padre João Mohana e Clay Lago serão homenageados na ALEMA

A Assembleia Legislativa do Maranhão entrega nesta quinta-feira, dia 14, no Plenário Nagib Haickel, a ‘Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão’ à médica e militante política e social Clay Moreira Lima Lago e da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao Padre João Mohana (in memoriam), ambas por proposição da deputada Dra. Helena Duailibe.

A homenagem a Clay Lago atende à Resolução Legislativa nº 1.501/2026 e ao Projeto de Resolução Legislativa nº 134/2025. Ao Padre João Mohana, à Resolução Legislativa nº 1.502/2026 e ao Projeto de Resolução Legislativa nº 101/2025.

CLAY LAGO

Clay Moreira Lima Lago é médica, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Militante política e social, fez de sua vida profissional um instrumento de luta a favor das lutas de libertação dos oprimidos. É pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Base em Brasília. Participou da comissão organizadora da fundação da Associação Brasiliense de Médicos Residentes. Foi membro da Associação Médica de Brasília. Em 1976, veio para o Maranhão e casou-se com o médico Jackson Lago, ex-deputado estadual, ex-prefeito de São Luís e ex-governador do Maranhão.

Foi Membro do Comitê Maranhense pela Anistia, fundadora do Partido Democrático Trabalhista do Maranhão (PDT) e membro do Diretório Estadual. Foi candidata ao Senado da República em 1982 e a Vice-Governadora em 1998.

Entre os cargos que ocupou, estão: Professora de Ginecologia e Obstetrícia da UFMA, assessora técnica da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, assessora especial da Prefeitura Municipal de São Luís e Secretária de Solidariedade Humana do Estado do Maranhão.

Quando primeira-dama do Município de São Luís e do Estado do Maranhão, coordenou os Foros de Primeiras-Damas, no qual discutiu-se a implantação e descentralização de políticas públicas federais e estaduais no estado e nos municípios. Atualmente, é presidente do Instituto Jackson Lago.

PADRE JOÃO MOHANA

João Miguel Mohana nasceu na cidade de Bacabal em 15 de junho de 1925, filho primogênito do casal de imigrantes libaneses Anice e Miguel Abraão Mohana. Aos 4 anos de idade foi levado pelos pais para Viana, onde residiu até os 18 anos. Viveu em várias cidades do interior maranhense antes de mudar-se para São Luís, onde iniciou sua formação.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e publicou seu primeiro romance, “O outro caminho”, em 1952, obra que lhe rendeu o Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras. Cercado pelo denso ambiente de fervorosa crença cristã existente em Viana, nas décadas de 1930 e 40, o jovem João receberia ali o chamado para a missão que abraçaria por toda a vida.

Em 1970, foi eleito para a cadeira nº 03 da Academia Maranhense de Letras. Padre João Mohana, faleceu em São Luís em 12 de agosto de 1995. O ano de 2025 marcou os 100 anos de seu nascimento e os 30 anos de seu falecimento.

Orleans Brandão participa das celebrações a Nossa Senhora de Fátima

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou nesta quarta-feira (13) das celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira de milhares de fiéis em todo o país.

Acompanhado da esposa, Fernanda Heluy, ele esteve presente na capela da padroeira no bairro Alto do Calhau, que pertence à Paróquia São Maximiliano Kolbe, em São Luís, onde participou da missa que marcou um dos momentos mais importantes do festejo religioso.

Demonstrando apoio e respeito à tradição católica, Orleans participou da celebração ao lado de dezenas de fiéis e representantes da paróquia, reforçando sua proximidade com manifestações de fé que fazem parte da cultura religiosa do Maranhão.

Após a missa, Orleans Brandão e sua esposa participaram de um almoço oferecido pelos coordenadores da paróquia e Anderson Borges, atual presidente da Agência Executiva Metropolitana do Maranhão (Agem). O momento de confraternização e diálogo com membros da comunidade religiosa também simbolizou o reconhecimento à importância social e espiritual desempenhada pela Igreja junto às famílias da região.

Na ocasião, Orleans Brandão destacou a relevância da tradição mantida há décadas pela comunidade paroquial.

A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, na paróquia do Alto do Calhau, reúne anualmente centenas de devotos em uma programação que inclui missas, novenas, momentos de oração e atividades de confraternização.

TCE inicia nova etapa da fiscalização de Emendas PIX no Maranhão

O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Secretaria de Fiscalização (Sefis), publicou Ordem de Serviço que determina a adoção de providências fiscalizatórias relacionadas à execução de emendas parlamentares especias (Emendas Pix) pelos municípios maranhenses.

A fiscalização deverá ser planejada e executada, no prazo de dez dias, pela Liderança de Fiscalização III, unidade responsável pela avaliação dos Portais da Transparência, e dá continuidade ao acompanhamento que já vem sendo realizado pela Corte de Contas maranhense na recepção e execução dessas emendas.

O Supremo Tribunal Federal determinou que os Tribunais de Contas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotassem as providências necessárias à fiscalização e promoção da conformidade da execução das emendas parlamentares estaduais, distritais e municipais ao modelo federal de transparência e rastreabilidade.

A execução das emendas PIX, está condicionada ao atendimento dos requisitos constitucionais de transparência e rastreabilidade, com exigência de planejamento prévio, controle e incidência dos controles interno e externo previstos na Constituição Federal, aspectos que constituem o foco da fiscalização a ser realizada.

Caso sejam constatados indícios de irregularidade poderá ocorrer suspensão imediata dos pagamentos relacionados às despesas executadas com recursos das referidas transferências especiais e suspensão da emissão de novos atos de empenho vinculados aos recursos executados em desconformidade com as determinações do STF.

Justiça revoga prisão de investigados por corrupção em Turilândia

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, revogou a prisão preventiva dos investigados denunciados em um esquema de corrupção no município de Turilândia. Entre os beneficiados está o prefeito afastado José Paulo Dantas Silva Neto, conhecido politicamente como Paulo Curió (União Brasil).

A desembargadora é relatora do caso na Terceira Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

A ação penal investiga uma suposta organização criminosa voltada à prática de fraudes licitatórias, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, com prejuízos aos cofres públicos de Turilândia.

O Ministério Público do Estado do Maranhão se manifestou favoravel por medidas cautelares para os investigados. O processo segue em tramitação no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Tiveram a prisão preventiva revogada: Paulo Curió; Wandson Jonath Barros; Hyan Alfredo Araújo Mendonça Silva; Janaína Soares Lima; Marlon de Jesus Arouche Serrão; Gerusa de Fátima Nogueira Lopes; Eustáquio Diego Fabiano Campos; Mizael Brito Soares; José Ribamar Sampaio; Nadianne Judith Vieira Reis; Sávio Araújo e Araújo; Gilmar Carlos Gomes Araújo; Josias Fróes; Carla Regina Pereira Chagas; Inailce Nogueira Lopes.

A primeira-dama Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas, a Eva Curió, primeira-dama do município, solicitou frequentar presencialmente aulas do curso de medicina enquanto cumpre prisão domiciliar, mas a justiça negou. A saída frequente da residência seria incompatível com o regime domiciliar imposto pela Justiça.

Orleans recebe apoio de lideranças do União Brasil durante reunião

Uma série de encontros com lideranças políticas e pré-candidatos a deputados dos partidos Progressistas (PP) e União Brasil marcou o início da semana do pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, nesta segunda-feira, dia 11, em São Luís. Todos manifestaram apoio ao projeto coletivo que visa manter o Maranhão no processo de desenvolvimento social e econômico vivenciado pelos maranhenses nos últimos anos.

“Fico muito agradecido pela confiança dessas lideranças de São Luís e diversos outros municípios, reafirmando nosso compromisso de junto caminharmos sempre trabalhando pelo Maranhão e pelos maranhenses”, declarou Orleans Brandão.

Estiveram reunidos com Orleans Brandão vários pré-candidatos a deputado federal pelo União Brasil: Pedro Lucas Fernandes, Aristeu Gomes (vereador de Açailândia), Drª Carol Bouéres (liderança de Santa Luzia), Gil Cutrim (ex-prefeito de São José de Ribamar), Josenildo Garreto (Chapadinha), Marcial Lima (São Luís), Ivan Júnior (ex-deputado – São Luí), Rejanny Braga (São Luís) e Eder Alenca (Paço do Lumiar). Do Progressistas, a deputada federal Amanda Gentil e o ex-deputado Allan Garcês reafirmaram aliança com Orleans Brandão.

“Nós acompanhamos o quanto Orleans contribuiu para a realização de grandes obras em São Luís, como a avenida Metropolitana e os Restaurantes Populares. Conhecemos seu trabalho e sabemos que ele é o melhor para o Maranhão”, afirmou Rejanny Braga, pré-candidata a deputada federal.

A agenda desta segunda-feira também incluiu pré-candidatos a deputados estaduais das duas legendas: Dr. Cláudio Paz (Codó), pastor Célio Henrique (Imperatriz), Junia Nunes (São Luís), Natália do Júnior Garimpeiro (Centro Novo), Paulo Casé Fernandes (ex-secretário estadual), Renê Sousa (Imperatriz), Luciano Genesio (Pinheiro), Rômulo Trovão (Coroatá), Dr. Kaio Hortegal (Pinheiro), Tenente Welton (Itapecuru -Mirim).

“Orleans Brandão tem a política como sacerdócio. Ele recebe e dialoga com todos, escutando e discutindo propostas que transformam a vida das pessoas. Por isso temos orgulho de caminhar ao seu lado”, enfatizou Paulo Casé, pré-candidato a deputado estadual.