PF realiza ‘Operação Benesse’ em Vitorino Freire, Bacabal e São Luís

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, dia 1, a Operação Benesse com a finalidade de desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

São 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nas cidades de São Luís/MA, Vitorino Freire/MA e Bacabal/MA.

O principal alvo da ação é a prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União). A cidade é reduto eleitoral da família do político.

A PF apura o suposto uso, pelo ministro, de R$ 5 milhões de emendas para asfaltar uma estrada em frente à sua fazenda na cidade maranhense.

Também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, tais como afastamento da função pública, suspensão de licitações e vedação da celebração de contratos com órgãos públicos, bem como ordens de indisponibilidade de bens.

A investigação, iniciada em 2021, teve a sua primeira fase ostensiva deflagrada em 20/7/2022 (Operação Odoacro), e a segunda em 5/10/2022 (Operação Odoacro II). A presente fase alcança o núcleo público da organização criminosa, após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

Pelo fato de os elementos indicarem que o líder do núcleo público da organização criminosa ora investigada utiliza emendas parlamentares para incrementar o seu patrimônio, denominou-se esta fase investigativa de “benesse”, que segundo o dicionário Oxford significa “vantagem ou lucro que não deriva de esforço ou trabalho”.

Parlamentares maranhenses se reúnem com Rodrigo Pacheco

Parlamentares maranhenses se reuniram com o presidente da Senado Federa, Rodrigo Pacheco (PCdoB), onde debateram sobre a Reforma Tributaria. O vice-presidente da Asssembleia Legislativa ddo Maranhão, liderou a comitiva do estado.

“Esse debate leva em consideração, principalmente, a busca de soluções que atendam aos interesses da população brasileira, em especial a do Maranhão”, destacou Rodrigo Lago.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, recebeu com interesse as propostas apresentadas pelos parlamentares maranhenses.

“Receber essa contribuição da Assembleia Legislativa do Maranhão é um passo notável em direção a uma reforma tributária mais sólida e abrangente. As propostas apresentadas serão cuidadosamente consideradas”, garantiu Pacheco.

Além do primeiro vice-presidente da Assembleia, participaram da reunião os deputados Zé Inácio (PT), Glalbert Cutrim (PDT), Florêncio Neto (PSB), Fernando Braide (PSD), Cláudio Cunha (PL) e Francisco Nagib (PSB).

Pe. Júlio receberá titulo de Mestre da Ordem do Mérito do MJSP

O presidente Lula (PT), determinou a concessão ao Pe. Júlio Lancellote do título de Grão-Mestre da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A homenagem foi uma solicitação do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

A honraria ao religioso, que faz um trabalho social há vários anos de assistência e acolhimento a pessoas em situação de rua, ocorre após o Pe. Júlio ser alvo de mais uma ameaça de morte em São Paulo.

Filho ’04’ de Jair Bolsonaro é alvo da ‘Operação Nexum’

Do Metrópoles

Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária de Brasília realizou operação nesta quinta-feira, dia 24, que teve como alvo Jair Renan, filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Batizada de “Operação Nexum”, a operação cumpre outros quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva por crimes contra a fé pública e associação criminosa, além de crimes cometidos em prejuízo do erário do Distrito Federal.

A PCDF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão em ação que apura lavagem de dinheiro

“O diabo é o pai da mentira e a verdade liberta”, Eliziane para Feliciano

A relação da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da ‘CPMI dos atos golpistas do 8 de janeiro’, e o deputado federal, Marcos Feliciano (PL-SP), bolsonarista de proa, nesta terça-feira, dia 22, se agravou mais.

Ambos evangélicos e com posições políticas opostas em relação ao governo Lula, hoje teve mais uma ferida exposta durante reunião da comissão.

“O diabo é o pai da mentira e a verdade liberta. Marcos Feliciano assuma seus atos e diga a todos que quem partiu para cima de uma mulher foi o senhor. Leia Prov. 12:22. O que o incomoda? Deus abomina hipocrisia. O senhor me pediu perdão e depois vai para as redes sociais tripudiar”, disse Elisiane

A senadora Eliziane Gama e o deputado Marcos Feliciano travaram um bate-boca, que levou o deputado e presidente da CPMI, Arhur Maia (União-BH), encerrar a reunião. A confusão ocorreu após Eliziane apresentar requerimento pedindo a quebra de sigilos de Carla Zambelli (PL-SP), investigada pela Polícia Federal.

“Eu questionei um requerimento em específico. Pedi a senadora para ser justa. Ela ficou em pé, levantou a voz e apontou o dedo para mim! Questionei se fosse um homem fazendo aquilo. Aí ela se alterou ainda mais e partiu para covardia em atacar minha religião, que por acaso é a mesma dela, e então disse a ela que o pastor fica no púlpito da igreja e que ali ela estava falando com um parlamentar com mandato como o dela. No final seguindo os ensinamentos bíblicos, nos acertamos e está tudo bem”, disse Feliciano.

A sessão foi encerrada devido à confusão, sem acordo entre governo e oposição, nenhum requerimento foi votado.

AL-MA e GASMAR discutem petróleo e gás na Margem Equatorial

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e demais parlamentares estaduais, reuniu-se, nesta terça-feira, dia 22, com o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec, para debater os desafios que envolvem os investimentos na exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial.

Para a deputada, a sociedade precisa conhecer o real potencial da área, bem como participar do desenvolvimento regional e nacional.

“A Gasmar fez uma importante explanação sobre duas das cinco bacias da Margem Equatorial. Essa é uma grande oportunidade e o governador Carlos Brandão já determinou que essa chance não pode ser perdida. O Parlamento Estadual está envolvido na temática e, em breve, promoveremos uma audiência pública para debater mais sobre esse assunto (…) As atividades de petróleo e gás continuarão sendo essenciais pelos próximos anos para viabilizar uma transição energética justa, segura e sustentável, garantindo a demanda de energia do país”, salientou Iracema.

Segundo o presidente da Gasmar, Allan Kardec, o tema é fundamental para a indústria brasileira. Ele disse, ainda, que a região da Margem Equatorial é considerado o novo pré-sal do Brasil. 

“Apontei os 14 blocos da Bacia de Barreirinhas e os cinco da Bacia do Pará-Maranhão, alguns licitados há mais de uma década pela ANP e nunca explorados. Relembrei que o Brasil perderá a autossuficiência em petróleo, que foi tão duramente conquistada, se não entrar a Margem Equatorial (…) Com potencial de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo e um debate profundo e científico, estamos enfatizando a importância de defender o desenvolvimento socioeconômico que a exploração da região pode trazer ao Estado”, pontuou Kardec.

Localizada próxima à linha do Equador, a Margem Equatorial é a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas.

“Não é ‘perseguição’, é JUSTIÇA”, Dino sobre PF e Jair Bolsonaro

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira, dia 21, em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, que as investigações da Polícia Federal ao ex-presidente Bolsonaro “não se trata de escolhas, e sim de dever. Não é perseguição, é Justiça”.

“As leis mandam que acusados de crimes sejam investigados, denunciados e julgados. Não se trata de escolhas, e sim de deveres. Não é ‘perseguição’, é JUSTIÇA. E só com justiça quanto ao passado teremos um futuro melhor (…) São vários temas que estão em apuração e cabe a mim garantir ao povo brasileiro, especialmente à população de Minas Gerais, que a investigação é técnica, séria, isenta e que ela está sendo bem conduzida, nos sentido de não haver nenhum tipo de interferência externa, nem no sentido de haver perseguições, nem de haver proteções (…) Nós temos investigações em andamento, múltiplas, em que ele (Bolsonaro) é citado. Claro que a PF até esse momento não fez esse pedido, porque as apurações estão em andamento. Não cabe a mim antecipar o que vai acontecer até o fim de uma investigação”, afirmou ainda Dino.

Confusão no Cidadania: Freire pode deixar direção do partido

O Cidania realizou no sabado, dia 19, uma reunião on-line da Executiva Nacional, que acabou em bate boca e agressões verbais. Um grupo de dirigentes querem substituir o comando do partido.

“Vamos superar essa crise. Estou propondo que seja convocado um Congresso nacional extraordinário do Cidadania onde teremos oportunidade de termos novas direções eleitas dos municípios até a direção nacional. Não sou e não posso ser candidato.Superar a divisão buscar a unidade”, Roberto Freire no twitter.

O ex-deputado Gilberto Freire comanda o partido desde 1992. Segundo ele, o movimento em afastá-lo da direção do partido tem objetivo de aproximação ao governo Lula.