Mais de 5 milhões aptos a votarem no MA; 92,64% cadastrados na biometria

No dia 6 de outubro, primeiro turno das Eleições 2024, 155 milhões 912 mil e 680 eleitoras e eleitores poderão comparecer às urnas para escolher representantes para os cargos de prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereadores(as).

No Maranhão, o número de pessoas aptas é de 5 milhões 180 mil e 738, das quais 4 milhões 799 mil e 532 (92,64%) têm dados biométricos cadastrados (foto, assinatura e digitais) e 381 mil 206 mil (7,36%) não.

Estes e outros números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral na noite de quinta, dia 18 de julho, pela presidente, ministra Carmem Lúcia. Em mensagem, a ministra falou que os números são retratos do cenário político-eleitoral que a cidadania pátria constrói.

Evolução e distribuição no Maranhão

No Maranhão, são 217 cidades, distribuídas em 19.669 seções eleitorais (esse número pode sofrer alteração em razão das agregações) de 6.014 locais de votação em 105 zonas eleitorais.

Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral maranhense, comparando com a última eleição municipal em 2020, eram 4.758.629; então houve aumento de 422 mil e 109.

Em São Luís, são 746 mil 828, enquanto Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral, tem 201 mil 99 eleitores e eleitoras. Esse número possibilita ao município realizar o segundo turno para o cargo de prefeito/a, caso nenhum candidato/a consiga a maioria absoluta dos votos em primeiro turno.

As mulheres permanecem sendo a maioria, representando 51% (2.667.924) e os homens 49% (2.512.805). Quanto ao grau de instrução, o Maranhão tem sua maioria do eleitorado (26,1%) com o ensino médio completo (1.352.383).

O voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas acima dos 70 anos e para analfabetos/as. Nas eleições deste ano, 162.011 de jovens poderão votar. Esse número corresponde a jovens com 16 e 17 anos ou que terão essa idade no dia 6 de outubro, data do primeiro turno do pleito.

Para as Eleições 2024, 41.096 eleitoras e eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, mas de acordo com o Calendário Eleitoral, a pessoa nessa situação tem até o dia 22 de agosto para solicitar transferência para uma seção com acesso facilitado.

Aqui mais informações sobre o perfil do eleitorado em 2024

União Brasil unido com Duarte Jr. para a Prefeitura de São Luís

O União Brasil reforça a rede de apoio político à candidatura do deputado Duarte Jr. (PSB), para a Prefeitura de São Luís. O anuncio nesta quarta-feira, dia 17, feito pelo deputado federal Pedro Fernandes, presidente da legenda no Maranhão, definiu a união aos que marcharão com Duarte Jr. da seguinte forma, “nosso partido, com muito orgulho, se junta a esse time de grandes lideranças para somar”.

A convenção que oficializará a candidatura de Duarte Jr. acontecerá no próximo domingo, dia 21, às 15h40, no Ginásio Castelinho. Considerando o local e forma como está sendo preparada o evento terá o objetivo demonstrar força política e eleitoral.

Duarte Jr. até pouco tempo atrás era muito criticado pela classe política e imprensa, por não conseguir agregar. Convencido que sozinho na política não chegaria muito longe, se articulou, mudou o modo de fazer política e conseguiu unir forças políticas importantes em torno da sua candidatura.

Uma boa estratégia e apoio de fato da classe política na campanha, Duarte Jr., poderá surpreender e impedir a reeleição de Eduardo Bride (PSD), que ao que parece não estar muito preocupado com apoios políticos partidários.

Governo, Assembleia e Câmara lamentam a morte de Djalma Rodrigues

O governo do Maranhão, Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Municipal de São Luís, divulgaram nota, lamentando o falecimento do Jornalista Djalma Rodrigues, que faleceu aos 66 anos, ocorrido sábado, dia 22, em São Luís.

O sepultamento está marcado para às 16h, deste domingo, dia 23, no Cemitério Jardim da Paz, Estrada de Ribamar. Em mais de 30 anos de jornalismo, Djalma Rodrigues trabalhou em Jornais, Rádios e Assessorias de Imprensa.

NOTA

O Governo do Maranhão manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Djalma Rodrigues, neste sábado (22), em São Luís (MA). 

Djalma atuou como profissional da imprensa em diversos veículos de comunicação em São Luís e Imperatriz, como o Jornal de Hoje, Jornal O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno; além da atuação na Rádio Capital e como Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de São Luís.

Neste momento de dor, a gestão estadual se solidariza com familiares e amigos, reiterando nossos sinceros sentimentos.

NOTA

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta profundamente a morte do jornalista Djalma Rodrigues, aos 66 anos, ocorrida neste sábado (22), em São Luís.

Com uma trajetória iniciada em 1979 e marcada pela competência e dedicação à profissão, Djalma Rodrigues deixou sua marca como redator e repórter em diversos meios de comunicação de São Luís, tendo atuado em jornais como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Atos e Fatos e Jornal de Hoje, entre outros. Foi também consultor de Comunicação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e assessor e diretor de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, além de ter prestado relevantes serviços à comunicação da Alema.

Nesse momento de profunda tristeza, nos unimos em oração pedindo a Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos.

Jacqueline Heluy
Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

NOTA

A Câmara Municipal de São Luís lamenta, com profundo pesar, o falecimento do jornalista e radialista Djalma Rodrigues, aos 67 anos. Ele estava em tratamento de um câncer gástrico e morreu na tarde deste sábado (22).

Servidor aposentado da Casa de Leis, Djalma tem uma história profissional marcada pela excelência, companheirismo e amizade. Ele trabalhou na Câmara por mais de 30 anos, sempre de forma eficiente e zelosa para levar à população as principais ações desempenhadas pelos vereadores e vereadoras.

Por mais de três décadas, o comunicador construiu uma brilhante trajetória no Legislativo ludovicense e, por 23 anos consecutivos, atuou como diretor de comunicação. Ele assumiu o cargo pela primeira vez na gestão do ex-presidente Deco Soares, em 1993, mas permaneceu na função com João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha, em 2014.

A Casa também reconhece o relevante trabalho desenvolvido por Djalma Rodrigues em sua atuação como jornalista, radialista, blogueiro e na produção literária do seu primeiro livro intitulado “O Órfão e o Jornalista”, que estava em fase de publicação.

Em abril de 2023, a Mesa Diretora homenageou o comunicador com o certificado de honra ao mérito pela dedicação em relação aos trabalhos prestados por ele ao longo de sua trajetória no parlamento.

Nossas sinceras condolências à família e aos amigos por esta inestimável perda. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com todos, rogando a Deus que conforte os seus entes queridos.

São Luís, 22 de junho de 2024

Vereador Paulo Victor

Presidente da Câmara Municipal de São Luís

Justiça manda bloquear contas de Imperatriz para regularizar situação do HMI

Atendendo o Ministério Público do Maranhão e da Defensoria Pública do Estado, a Justiça determina bloqueio nas contas do Município de Imperatriz, para que seja garantida a adequada prestação dos serviços de saúde no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Foi determinado o bloqueio de R$ 1 milhão e 500 mil, para assegurar a continuidade dos serviços no HMI, e R$ 2 milhões e 900 mil, referentes às parcelas atrasadas do plano de pagamento dos fornecedores de insumos e prestadores de serviço do hospital.

O acordo feito entre o Município e os fornecedores foi homologado judicialmente. Em caso de descumprimento das obrigações, o Município, o prefeito e a secretária de Saúde serão penalizados com multa diária no valor de R$ 80 mil.

Em inspeção realizada no dia 9 de janeiro de 2024, em conjunto com o Judiciário Estadual, foram constatadas diversas irregularidades no Hospital Municipal de Imperatriz, tais como: aparelho de raio-x inadequado para a demanda do HMI, tomógrafo paralisado e sem funcionamento, desabastecimento de medicamentos e insumos na farmácia hospitalar.

César Maia aparece na privada durante sessão da Câmara do Rio

O ex-prefeito e atualmente vereador César Maia (PSD), é flagrado sentado no vazo sanitário, durante sessão da Câmara Municipal do Rio. Ele participava à distância da discussão de um projeto de lei, quando foi flagrado pela câmera do celular dentro de um banheiro em posição fecal.

Câmara derruba 15 dos 17 vetos do prefeito Eduardo Braide

A Câmara Municipal de São Luís em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, dia 3, deliberou e derrubou 15 vetos do prefeito Eduardo Braide (PSB), a projetos do Poder Legislativo.

Apenas dois vetos foram mantidos, entre eles, o veto ao projeto de lei de Marlon Botão (PSB), que dispõe sobre a concessão de auxílio para aquisição de água mineral para famílias sem acesso ao abastecimento regular de água potável.

SAIDINHA: 79% dos deputados pré-candidatos em 2024 votaram contra

Do O Globo

A maior parte dos deputados federais e pré-candidatos nas eleições de 2024, ajudaram derrubada do veto de Lula, sobre às “saidinhas dos presos”. Dos 79 que devem disputar prefeituras, 62% (49) foram contrários ao veto do presidente.

Nas votações, partidos da base de apoio de Lula, que contam ministérios como Republicanos, União Brasil, MDB e PSB se posicionaram contra o veto ou não estavam no Congresso Nacional.

Treze deputados ainda se ausentaram da sessão, fazendo com que apenas 20,2% (16) dos pré-candidatos estivessem alinhados aos interesses do governo federal.

Veja como votou cada pré-candidato

Observação: o voto “Não” é pela derrubada do veto e o voto “Sim” é pela manutenção do veto.

Como votaram os pré-candidatos

ParlamentarPartidoUFMunicípio da pré-candidaturaComo votou
Abilio BruniniPLMTCuiabáNão
Adail FilhoRepublicanosAMCoariAusente
Alex ManenteCidadaniaSPSão BernardoNão
Adriana AccorsiPTGOGoiâniaSim
Alberto MourãoMDBSPPraia GrandeNão
Alencar SantanaPTSPGuarulhosSim
Alex ManenteCidadaniaSPSão Bernardo do CampoSim
Alexandre RamagemPLRJRio de JaneiroNão
Aliel MachadoPVPRPonta GrossaAusente
Amom MandelCidadaniaAMManausNão
Ana Paula LimaPTSCBlumenauSim
André FernandesPLCEFortalezaNão
Antonio AndradeRepublicanosTOPorto NacionalNão
Antonio DoidoMDBPAAnanindeuaNão
Any OrtizCidadaniaRSPorto AlegreNão
Beto PereiraPSDBMSCampo GrandeNão
Beto RichaPSDBPRCuritibaNão
Bruno GanemPodemosSPIndaiatubaNão
Camila JaraPTMSCampo GrandeSim
Capitão Alberto NetoPLAMManausNão
Capitão AldenPLBAFeira de SantanaNão
Capitão AugustoPLSPBauruNão
Carlos ChiodiniMDBSCItajaíNão
Carlos JordyPLRJNiteróiLicença
Carol DartoraPTPRCuritibaSim
Clarissa TercioPPPEJaboatão dos GuararapesNão
Coronel ChrisóstomoPLROPorto VelhoNão
Coronel UlyssesUnião BrasilACRio BrancoNão
DandaraPTMGUberlândiaSim
Daniel TrceziakPSDBRSPelotasNão
Delegada IoneAvanteMGJuiz de ForaNão
Delegado Éder MauroPLPABelémNão
Denise PessôaPTRSCaxias do SulAusente
Dimas GadelhaPTRJSão GonçaloAusente
Duarte Gonçalves Jr.RepublicanosMGOuro PretoNão
Duarte JrPSBMASão LuísNão
Duda SalabertPDTMGBelo HorizonteSim
Fernando MáximoUnião BrasilROPorto VelhoNão
Fernando RodolfoPLPECaruraruNão
Filipe BarrosPLPRLondrinaNão
General GirãoPLRSNatalNão
Geraldo MendesUnião BrasilPRSão José dos PinhaisNão
Geraldo ResendePSDBMSDouradosSim
Gerlen DinizPPACSena MadureiraNão
Guilherme BoulosPsolSPSão PauloSim
Gustavo GayerPLGOGoiâniaNão
Josivaldo JPPSDMAImperatrizNão
Junio AmaralPLMGContagemNão
Katarina FeitozaPSDSEAracajuNão
Kim KataguiriUnião BrasilSPSão PauloNão
Leonardo MonteiroPTMGGovernador ValadaresAusente
Luciano DucciPSBPRCuritibaAusente
Luísa CanzianiPSDPRLondrinaNão
Marcelo QueirozPPRJRio de JaneiroNão
Marco BrasilPPPRLondrinaNão
Maria do RosárioPTRSPorto AlegreNão
Max LemosPDTRJQueimadosNão
Natália BonavidesPTRNNatalSim
NicolettiUnião BrasilRRBoa VistaNão
Otoni de PaulaMDBRJRio de JaneiroAusente
Paulinho FreireUnião BrasilRNNatalNão
Pedro AiharaPRDMGBelo HorizonteNão
Professor AlcidesPLGOAparecida de GoiâniaNão
Rafael BritoMDBALMaceióAusente
Ricardo AyresRepublicanosTOPalmasAusente
Rogério CorreiaPTMGBelo HorizonteSim
Romero RodriguesPodemosPBCampina GrandeAusente
Rosana VallePLSPSantosNão
Ruy CarneiroPodemosPBJoão PessoaAusente
Saulo PedrosoPSDSPAtibaiaNão
Tabata AmaralPSBSPSão PauloNão
Talíria PetronePsolRJNiteróiSim
Tarcísio MottaPsolRJRio de JaneiroSim
Túlio GadelhaRedePERecifeSim
Ulisses GuimarãesMDBMGPoços de CaldasNão
Waldenor PereiraPTBAVitória da ConquistaAusente
Yandra MouraUnião BrasilSEAracajuNão
Zé NetoPTBAFeira de SantanaAusente
Zeca DirceuPTPRCuritibaSim

Fonte: Câmara dos Deputados

Vereador usa fala de ‘capitão Nascimento’ para se despedir da Câmara de SL

O suplente de vereador, Wesley Sousa (PSB), se despediu nesta segunda-feira, dia 27, da Câmara Municipal de São Luís, onde deveria cumprir mandato de 121, citando frase marcante do ‘capitão Nascimento’, personagem principal do filme ‘Tropa de Elite’.

“Sou muito grato por São Luís ter me permitido ser quem sou e se eu puder escolher o futuro, mesmo ciente de que “o sistema é f…”, quero ajudar a construir uma cidade melhor para tantos meninos e meninas”, destacou Wesley.

Wesley Sousa deveria deixar o mandato apenas em meados de julho, mas cumpriu apenas um mês, com isso o vereador Antônio Garcês (PP), titular da vaga retorna ao cargo.

Apesar da passagem rápida do vereador Wesley pelo parlamento, foi intensa e combativa. Foi forte presença na tribuna, apresentou projetos, denunciou irregularidades e criticou duramente, inclusive, colegas pelas ausências nas sessões da Câmara Municipal.