Governo do MA e Assembleia Legislativa lamentam morte de Adenis Matias

A jornalista Adenis Matias, 72 anos, faleceu, na madrugada desta segunda-feira (08), em São Luís. Ela estava fazendo tratamento contra um câncer.

Graduada em Comunicação Social, habilitação de Jornalismo, iniciou a carreira profissional no jornal impresso O Estado do Maranhão, 1976. Trabalhou em diversos meios de comunicação maranhenses, entre os quais os jornais impressos O Imparcial, O Debate, Jornal de Hoje, A Hora e na TV Difusora.

Adenis Matias foi, também, assessora de imprensa de diversos órgãos públicos e empresas. Foi funcionária da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) e trabalhou na Câmara Municipal de São Luís e na Assembleia Legislativa do Maranhão.

NOTA

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa lamenta profundamente a morte da jornalista Adenis Matias, que prestou serviços na Casa e deixa um legado de retidão e paixão pela profissão.

Adenis Matias faleceu nesta segunda-feira (8), em São Luís. Formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), trabalhou em diversos veículos, como Jornal de Hoje, e também prestou serviço em assessorias de órgãos, a exemplo da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Câmara Municipal de São Luís e Assembleia Legislativa do Maranhão, onde presidiu o Comitê de Imprensa em meados da década de 1980.

O velório está sendo realizado na Central de Velórios Pax União (Canto da Fabril), de onde seguirá para o Memorial e Crematório Pax União (Paço do Lumiar), nesta terça-feira (9), às 9h.

Nesse momento de tristeza, a Diretoria de Comunicação da Assembleia se une a familiares e amigos rogando que Adenis Matias descanse na luz eterna do Criador.

JACQUELINE HELUY

Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

Nota do Governo do Maranhão

Com profundo pesar, lamentamos o falecimento da jornalista Adenis Mendes Matias, ocorrido nesta segunda-feira (8). A imprensa maranhense e a comunicação pública perdem uma excelente profissional, que exerceu o jornalismo com dedicação e competência por mais de quatro décadas.

Graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Adenis Matias iniciou sua trajetória no jornalismo maranhense em 1976, no jornal O Estado do Maranhão. Atuou também nos jornais O Imparcial, O Debate e de Hoje, além da TV Difusora.

Na comunicação pública, integrou a equipe da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) por quatro décadas, e trabalhou também na Câmara Municipal de São Luís e na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Ao reconhecermos a valorosa contribuição dada por Adenis Matias ao jornalismo do Maranhão, lamentamos sua partida e manifestamos nossa total solidariedade à família e aos amigos.

Comissão de Soluções Fundiárias do TJ-MA recebe seus novos membros

A Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Maranhão recepcionou os  magistrados e as magistradas que compõem a comissão no biênio 2024/2026. A reunião foi peleo desembargador Gervásio Protásio dos Santos Júnior, presidente da Comissão de Soluções Fundiárias.

São membros titulares, a juíza ouvidora dos Povos Indígenas do Poder Judiciário, Adriana Chaves; o juiz titular da 4ª Vara da comarca de Balsas, Douglas da Guia; o juiz auxiliar de entrância final, Francisco Soares Reis Júnior; e o juiz titular da 2ª Vara da comarca de Santa Luzia, Ricardo Moyses.

Os suplentes são: a juíza titular da 1ª Vara da comarca de Codó, Elaile Carvalho; o juiz  titular da 1ª Vara da comarca de Maracaçumé, João Paulo Oliveira; o juiz titular da 4ª Vara Cível da comarca de Imperatriz, André Martins; e o juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos do Termo Judiciário de São Luís, Douglas de Melo Martins.

Entre os principais objetivos da Comissão de Soluções Fundiárias, atuar no tratamento de ações que envolvam pedidos de despejos e reintegrações de posse em imóveis moradia coletiva ou de área produtiva de populações vulneráveis, em imóveis urbanos ou rurais, objetivando auxiliar na solução pacífica de conflitos derivados dessas ações.

De acordo com o último Relatório Anual de Conflitos no Campo, divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), referente ao ano de 2023, o Maranhão ocupa a terceira posição entre os estados com mais casos de conflito agrário do Brasil. 

AL-MA aprova mudanças no Estatuto dos Policiais Militares do Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 002/2024, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre alterações no Estatuto dos Policiais Militares do Maranhão.

A matéria, que dispõe sobre promoções de oficiais da ativa da Polícia Militar do Maranhão e dá outras providências, segue para sanção do governador Carlos Brandão (PSB).

Segundo o Executivo Estadual, o objetivo da norma é estabelecer uma padronização no processo de promoção, fixando os meses de agosto e dezembro como períodos regulares para a concessão de avanços nas carreiras dos policiais militares do Maranhão, sejam praças ou oficiais.

Entre as alterações propostas no PL, está a do artigo 79 da Lei n.º 6.513/95. O novo texto determina que “as promoções dos policiais militares, sejam eles praças ou oficiais, serão realizadas duas vezes por ano, nos meses de agosto e dezembro”.

Outra modificação foi no artigo 20 da Lei nº 3.743/75, que pontua que “as promoções serão efetuadas, anualmente, por antiguidade ou merecimento, nos meses de agosto e dezembro”.

“Conseguimos fazer um concurso exitoso”, Iracema sobre novos convocados

A Assembleia Legislativa do Maranhão está convoca mais 16 candidatos aprovados no último concurso público. A relação foi publicada no Diário Oficial da Assembleia na edição desta segunda-feira, 1º de julho.

Segundo a deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, a convocação dos aprovados ratifica o seu compromisso com a valorização dos servidores, uma vez que o fator humano é indispensável para o serviço público.

“Nós estamos ampliando o corpo técnico qualificado da Assembleia com o objetivo de não apenas melhorar os processos internamente, mas principalmente prestar um bom serviço para toda a sociedade. Conseguimos fazer um concurso exitoso, muitos aprovados já foram chamados, estão desempenhando o seu trabalho e, em breve, novas convocações serão feitas”, destacou a parlamentar.

A partir dessa convocação, estão sendo iniciados os processos de nomeação, posse e futuramente entrada em exercício dos novos servidores na Assembleia. 

Lista de convocados:

Andyara Adna Ferreira de Sousa (Direito Constitucional) – 2º lugar

Ana Luísa da Silva Corrêa (Advogado) – 2º lugar 

Igor Ramos Campos (Analista de Sistemas) – 2º lugar 

Victor Araújo Nunes (Analista de Suporte de Rede) – 3º lugar 

Bárbara Cristina Silva Pereira (Assistente Social) 1º lugar 

Vinícius Carvalho Ferreira (Contador) – 2º lugar 

Jose Lucas de Carvalho de Souza (Controlador) – 1º lugar 

Stenio Hober da Rocha Rabelo (Contador – Finanças Públicas) 2º lugar 

Luis Antonio Rodrigues Galvão Barroso (Enfermeiro) – 1º lugar 

Thiago Rômulo Santos Araújo Luz (Engenheiro Civil) – 2º lugar 

Rayssilane Cardoso de Sousa (Fisioterapeuta) 1º lugar 

Mauro Sergio Brandão Junior (Psicólogo) – 1º lugar 

Brisa Catão Totti (Antropólogo) – 1º lugar 

Débora Mendes Gomes Arquiteto – 2º lugar 

Filipe Barreiros Barbosa Alves Pinto (Ciências Sociais – Sociólogo) – 1º lugar 

Patrick Benedito Silva de Figueiredo (Químico) – 2º lugar 

    “Apesar do susto, estamos bem”, Carlos Lula sobre acidente na BR 135

    O deputado estadual, Carlos Lula (PSB), tranquilizou a população correligionários na tarde desta quinta-feira, dia 27, após acidente ocorrido na BR 135, que sofreu junto com sua equipe.

    O parlamentar também agradeceu as mensagens de apoio que recebeu.

    De acordo com as informações, o veículo que estava junto com sua equipe, foi atingido por um caminhão. Eles estavam se dirigindo para Colinas e Presidente Dutra, onde cumpriram agendas política, o que teve que ser cancelada em razão do acidente.

    “pelo melhor para os ludovicenses!”, Camarão após reunião com partidos

    O vice-governador Felipe Camarão (PT), destacou com otimismo nas redes sociais, nesta segunda-feira, dia 24, a reunião comandada pelo governador Carlos Brandão (PSB), com os líderes de partidos da base de apoio do governo do Maranhão.

    Segundo Camarão, o objetivo foi traçar estratégia de pré-campanha do Duarte Junior, para Prefeitura de São Luís.

    “Reunião liderada por nosso governador Carlos Brandão, com os presidentes de 12 partidos políticos e outras lideranças da nossa capital, para traçar os caminhos para a pré-campanha de Duarte Jr. à prefeitura de São Luís. Vamos juntos rumo à vitória, pelo melhor para os ludovicenses!”, destacou Felipe Camarão.

    A deputada Iracema Vale (PSB), presidente d Assembleia Legislativa, a senadora Eliziaane Gama (PSD), e ainda, o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP) também participaram.

    Brandão e Iracema comemoram sucesso do Arraial da Assembleia

    O governador Carlos Brandão (PSB) prestigiou, sábado, dia 22, o Arraial da Assembleia. Ele parabenizou a deputada Iracema Vale (PSB), pela realização das festividades juninas. O governador e a deputada percorreram o local.

    “A presidente Iracema está de parabéns por valorizar a nossa cultura popular, com apresentação de grupos de bumba meu boi, shows de artistas locais, numa festa que vale a pena registrar o brilho e a animação com muita gente presente. Vale ressaltar a presença dos carrinhos do ‘Mais Renda’, gerando dinheiro para os beneficiados nesse período junino”, destacou Brandão.

    A deputada saudou e agradeceu a visita do governador Carlos Brandão ao Arraial da Assembleia.

    “Eu sempre valorizei as festas juninas e temos ampliado a festa nos últimos anos. Mais uma vez, o Arraial da Assembleia é um dos mais esperados pela comunidade, por oferecer as melhores atrações do São João do Maranhão, em um espaço de vivência para as famílias, crianças, idosos, com acessibilidade e segurança, contando com apoio total do governador Brandão”, afirmou Iracema.

    O encerramento do Arraial da Assembleia é neste domingo. Foram quatro noites de festa e sucesso de público.

    PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO (dia 23)

    18h00 – Forró Pé No Chão 

    18h30 – Boi Encanto do Olho d´água (orquestra)

    19h00 – Boi Pérola do Lençóis (orquestra)

    20h00 – Boi Estrela 

    21h00 – Quadrilha Flor e Beija Flor 

    21h30 – Dança Country Coração de Peão

    22h00 – Novilho do Lençóis (orquestra)

    22h30 – Boi de São Simão (orquestra)

    23h00 – Boi de Morros (orquestra)

    01h00 – Boi de Ribamar

    Governo, Assembleia e Câmara lamentam a morte de Djalma Rodrigues

    O governo do Maranhão, Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Municipal de São Luís, divulgaram nota, lamentando o falecimento do Jornalista Djalma Rodrigues, que faleceu aos 66 anos, ocorrido sábado, dia 22, em São Luís.

    O sepultamento está marcado para às 16h, deste domingo, dia 23, no Cemitério Jardim da Paz, Estrada de Ribamar. Em mais de 30 anos de jornalismo, Djalma Rodrigues trabalhou em Jornais, Rádios e Assessorias de Imprensa.

    NOTA

    O Governo do Maranhão manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Djalma Rodrigues, neste sábado (22), em São Luís (MA). 

    Djalma atuou como profissional da imprensa em diversos veículos de comunicação em São Luís e Imperatriz, como o Jornal de Hoje, Jornal O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno; além da atuação na Rádio Capital e como Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de São Luís.

    Neste momento de dor, a gestão estadual se solidariza com familiares e amigos, reiterando nossos sinceros sentimentos.

    NOTA

    A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta profundamente a morte do jornalista Djalma Rodrigues, aos 66 anos, ocorrida neste sábado (22), em São Luís.

    Com uma trajetória iniciada em 1979 e marcada pela competência e dedicação à profissão, Djalma Rodrigues deixou sua marca como redator e repórter em diversos meios de comunicação de São Luís, tendo atuado em jornais como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Atos e Fatos e Jornal de Hoje, entre outros. Foi também consultor de Comunicação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e assessor e diretor de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, além de ter prestado relevantes serviços à comunicação da Alema.

    Nesse momento de profunda tristeza, nos unimos em oração pedindo a Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos.

    Jacqueline Heluy
    Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

    NOTA

    A Câmara Municipal de São Luís lamenta, com profundo pesar, o falecimento do jornalista e radialista Djalma Rodrigues, aos 67 anos. Ele estava em tratamento de um câncer gástrico e morreu na tarde deste sábado (22).

    Servidor aposentado da Casa de Leis, Djalma tem uma história profissional marcada pela excelência, companheirismo e amizade. Ele trabalhou na Câmara por mais de 30 anos, sempre de forma eficiente e zelosa para levar à população as principais ações desempenhadas pelos vereadores e vereadoras.

    Por mais de três décadas, o comunicador construiu uma brilhante trajetória no Legislativo ludovicense e, por 23 anos consecutivos, atuou como diretor de comunicação. Ele assumiu o cargo pela primeira vez na gestão do ex-presidente Deco Soares, em 1993, mas permaneceu na função com João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha, em 2014.

    A Casa também reconhece o relevante trabalho desenvolvido por Djalma Rodrigues em sua atuação como jornalista, radialista, blogueiro e na produção literária do seu primeiro livro intitulado “O Órfão e o Jornalista”, que estava em fase de publicação.

    Em abril de 2023, a Mesa Diretora homenageou o comunicador com o certificado de honra ao mérito pela dedicação em relação aos trabalhos prestados por ele ao longo de sua trajetória no parlamento.

    Nossas sinceras condolências à família e aos amigos por esta inestimável perda. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com todos, rogando a Deus que conforte os seus entes queridos.

    São Luís, 22 de junho de 2024

    Vereador Paulo Victor

    Presidente da Câmara Municipal de São Luís