Carlos Brandão e Antonio Heluy abrem Ano Agrícola 2022/2023

O governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, José Antônio Heluy, abriram oficialmente o Ano Agrícola 2022/2023 através do Projeto Mais Sementes e Mudas às prefeituras e agricultores maranhenses.

Participara também do evento prefeitos, secretários municipais de Agricultura, agricultores, sindicalistas e representantes das demais secretarias e órgãos que executam as políticas públicas agrícolas no Maranhão.

“O ano de 2022 ainda nem terminou, e o Maranhão já apresenta o sexto ano consecutivo de recorde na produção de grãos, segundo dados do IBGE. A perspectiva é de crescimento de 4,7% em relação ao ano passado, acima da média nacional que ficou em 3,4%, para cereais, leguminosas e oleaginosas (…) Além do aumento na produção, o Maranhão também é o segundo estado do Nordeste com maior volume e valor exportado em 2022, com 11,1 milhões de toneladas e US$ 4,5 bilhões enviados ao exterior. Resultado dos investimentos do nosso Governo do Estado no Porto do Itaqui”, destacou Carlos Brandão.

Parcerias e fortalecimento da logística foram aspectos destacados pelo titular da pasta da Agricultura e Pecuária para melhor distribuição das sementes em todo Maranhão.

“Nós estamos fazendo a abertura do Calendário Agrícola 2022/2023, a partir do Mais Sementes. Distribuiremos sementes de grãos de milho, arroz e feijão em todas as regiões do nosso estado por meio de 6 depósitos, uma grande logística em parceria com a Agerp, sindicatos, municípios e cooperativas”, disse José Antônio Heluy.

As sementes selecionadas, entregues aos agricultores e prefeituras, fazem parte do Mais Sementes e Mudas, que foi um importante projeto aliado à garantia da segurança alimentar da população mais vulnerável durante a pandemia, e é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).

Brandão anuncia que pagamento dos servidores será sexta-feira, dia 28

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta terça-feira, dia 25, o pagamento dos servidores públicos estaduais, referente ao mês de outubro, sexta-feira, dia 28.

A pesar da antecipação do pagamento dos salários no estado ter se tronado uma praxe, a medida este mês apresenta uma importância adicional, dará tranquilidade para que os servidores possam se programar melhor para participarem das eleições dia 30.

Outra medida que o governador Carlos Brandão adotou para garantir presença dos eleitores às urnas, foi planejamento da gratuidade de transporte oara os eleitores, atendendo recomendação do TSE.

Carlos Brandão libera transporte para eleitores nos dias 29, 30 e 31

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (21), nesta sexta-feira, dia 21, anunciou a gratuidade no transporte de passageiros de responsabilidade do estado, para que os eleitores não deixem de votar no 2° turno das eleições para presidente da republica, no dia 30 de outubro.

A medida vale para os dias 29, 30 e 31, até às 12h. De acordo com o governador, a medida atende orientação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que garante o direito de voto ao eleitor. A gratuidade contempla ferryboats, ônibus intermunicipais, lanchas e o transporte intermunicipal na Grande Ilha e Região de Imperatriz.

“..ferryboat, as vans e ônibus intermunicipais para a Baixada, as lanchas para Alcântara, assim como o transporte intermunicipal na Grande Ilha, em Imperatriz e região..”, destacou Brandão.

Brandão se reúne com Movimento das Quebradeiras de Coco

O governador Carlos Brandão se reuniu com quebradeiras de coco babaçu para tratar de pautas propostas pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco (MIQCB).  

O governador reafirmou o compromisso em proteger os direitos das comunidades tradicionais que vivem do extrativismo do coco e com as mais de 300 mil mulheres quebradeiras de coco babaçu do interior do estado.

“Nosso governo vai procurar sempre avançar nessa questão da paz no campo. E uma das coisas que eu vou trabalhar muito é a regularização fundiária”, disse Carlos Brandão.

A titulação do território Sesmaria do Jardim, proteção aos babaçuais, fiscalização, acesso à informação de fiscalizações ambientais, estruturação do Cadastro de Povos Tradicionais do Maranhão e o cumprimento da Portaria Conjunta 01/2022 foram os principais assuntos abordados na reunião. 

A coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco (MIQCB), Maria Alaídes de Sousa, disse que a reunião foi produtiva.

“É fundamental termos esses encontros com o poder público para que possam ser dados encaminhamentos às nossas reivindicações, inclusive sobre o decreto que precisa ser regulamentado. O diálogo com o governo é bastante válido”. 

As quebradeiras de coco são mulheres de múltiplas identidades, como quilombolas, ribeirinhas, indígenas e agricultoras, pluralidade que reforça a luta pelo babaçu livre e pelo acesso à terra e ao território. 

Também intituladas Guardiãs da Floresta, as quebradeiras de coco babaçu são detentoras de direitos fundamentais, buscam o direito de acesso aos recursos naturais que compõem a base de sustentação das comunidades agroextrativistas, garantindo o bem viver dessas mulheres.

O movimento trabalha a campanha “Babaçu Livre: Vida, Território e Luta”, que tem como objetivo impulsionar a valorização dos modos de vida das quebradeiras, o livre acesso aos babaçuais e o direito de viver em territórios livres, além da aprovação de novas leis do babaçu livre, o fortalecimento e a fiscalização de leis já existentes.

Othelino acompanha Brandão em agenda trabalho em Guimarães

O governador Carlos Brandão (PSB),cumpriu agenda nesta quarta-feira, dia 19, em Guimarães, onde entregou uma Praça da Família, a reforma do Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção e a unidade XX do Colégio Militar 2 de julho do CBM.

“O nosso governo continua trabalhando, entregando obras e ações em todo o Maranhão. O nosso compromisso é dar continuidade às boas ações e seguir avançando. Até o final do ano, muito mais obras serão entregues aos nossos maranhenses”, assinalou Brandão.

O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, participou da comitiva de Carlos Brandão (PSB). Ele destacou a importância dos investimentos no município.  

Parabéns à cidade de Guimarães por ter recebido, hoje, tantas obras importantes. Certamente, ainda receberá muito mais benefícios do Governo do Estado. A forma que o governador Carlos Brandão tem de agradecer ao município pela ampla votação em sua eleição, é entregando obras e equipamentos que serão utilizados pela população vimarense”, disse Othelino.

O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, destaca que os guimarenses saem ganhando com as obras, sobretudo com as educacionais, que fortalecem o aprendizado.

O governador também entregou 30 unidades de kits esportivos, para a prática de futebol e vôlei; 15 motores de rabeta; cinco forrageiras e cinco roçadeiras, estes dois últimos fazem parte das ações com foco na agricultura familiar.

Brandão autoriza implantação do curso de Medicina na UEMA

O governador Carlos Brandão (PSB), autorizou nesta terça-feira, dia 18, a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O ato confirmando a nova graduação ocorreu no Campus Paulo VI, bairro Cidade Operária.

O governador visitou a área onde funcionará o Centro de Ciências da Saúde que vai abrigar a graduação e que já segue em obras. O anúncio marca as comemorações pelo Dia do Médico – 18 de Outubro.

“Uma data histórica. Hoje estamos iniciando a obra do prédio do curso de Medicina da UEMA. Uma grande conquista para o filho do trabalhador, que pode agora cursar esta graduação a custo zero. É um avanço muito grande. Com isso, fazemos um marco no Maranhão garantindo oportunidade às pessoas mais carentes a ter acesso a esse curso e ser um médico. Essa é mais uma das grandes conquistas sociais do nosso governo”, avaliou.

A implantação do curso de Medicina é um sonho antigo de uma geração de professores e alunos. A medida, além de muito importante e que muito contribui com a formação profissional, impactará ainda em um maior acesso à saúde, com a formação de novos médicos.

A previsão é que o curso de Medicina inicie em 2024, com vestibular em 2023, com a oferta de 100 alunos por ano, em sua primeira turma. A graduação em Medicina nas universidades públicas estaduais já é oferecida na UEMA de Caxias; e na UEMASUL, em Imperatriz.

Carlos Brandão muda ponto do facultativo do Dia do Servidor Público

O governador Carlos Brandão (PSB), anunciou no inicio da noite desta segunda-feira, dia 17, a transferência do ponto facultativo do Dia Servidor Público, dia 28, para dia 31 de outubro. Também foi decretado ponto facultativo dia 1º, véspera do Dia de Finados.

“Editei agora o Decreto nº 37.205 transferindo o ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28) para 31 de outubro, próxima segunda-feira. Decretei também ponto facultativo para o próximo dia 1º de novembro, terça-feira”, anuncia Carlos Brandão.

Após a eleição no 2º turno que ocorrerá dia 30 de outubro, os servidores públicos estaduais terão três dias de folga.

Campanha no Maranhão: “Lula, a esperança das crianças do Brasil”

A campanha do ex-presidente Lula (PT) no Maranhão, que tem à frente o governador Carlos Brandão (PSB), o senador Flávio Dino (PSB) e Felipe Camarão (PT), comandaram nesta quarta-feira, dia 12, ‘Dia da Criança’, mais um ato de apoio ao petista no 2º turno das eleições.

O ato “Lula, a esperança das crianças do Brasil” reuniu centenas de crianças na Praça Maria Aragão, no centro de São Luís, militantes partidários e populares além de políticos.

No 1º turno Lula obteve no Maranhão mais de 68% dos votos, o objetivo da campanha é ampliar esse percentual.