Governo reunirá Prefeitos e Prefeitas na terça-feira dia 22 na UFMA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), participará na próxima terça-feira, dia 22, de grande encontro com prefeitos prefeitas na UFMA. O objetivo é apoiar as redes municipais na implementação de ações relativas à melhoria da qualidade da educação e da redução das desigualdades no estado.

O “Encontro da Educação com Prefeitos e Prefeitas: Juntos pela alfabetização das crianças” realizado pelo governo através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acontecerá das 8h às 18h, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na oportunidade, acontece a solenidade de entrega do “Prêmio Escola Digna”. A ação tem como intuito reconhecer as escolas públicas que tenham obtido os melhores resultados de aprendizagem. A premiação é realizada com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental na Avaliação Somativa do Seama, realizada em 2021. Serão contempladas: 18 escolas de 11 municípios de diferentes localidades do Maranhão.

Estão sendo esperados mais 500 pessoas entre prefeitos, secretários municipais de Educação, gestores educacionais, representantes das Unidades Regionais de Educação, articuladores pedagógicos regionais e diretores.

“É preciso ter sensibilidade”, Brandão sobre o ‘mercado’ e a fala de Lula

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nesta sexta-feira, dia 11, opinou sobre a reação do mercado à fala do presidente Lula, esta semana em Brasília, quando defendeu o aumento dos gastos públicos para combater a pobreza.

Carlos Brandão entende ser imperativo compreensão e sensibilidade nesse momento de esforço da ‘equipe de transição’ do governo Lula.

“Depois de tanto tempo sem aumento real do salário mínimo, o esforço da equipe de transição do governo federal para manter o auxílio de R$ 600 é a coisa certa a se fazer. O caminho do desenvolvimento passa tanto pelo equilíbrio econômico e fiscal quanto pelo combate à fome (…) É preciso ter sensibilidade. É claro que o bom governante precisa ter a máxima atenção ao equilíbrio das contas públicas, com responsabilidade e transparência. Mas deve também ser capaz de se sensibilizar e de priorizar o combate à fome.”, destacou o governador.

Durantes agenda política em Brasília esta semana, o presidente Lula em discurso no Centro Cultural do Banco do Brasil, local utilizado pela sua equipe de transição do governo, ele criticou o teto de gastos ao defender prioridade às demandas sociais e combate a pobreza e desigualdades no Brasil, o que desagradou o ‘mercado’.

“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal desse País? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos, que é preciso fazer superávit, que é preciso fazer teto de gastos? Por que as mesmas pessoas que discutem teto de gastos com seriedade não discutem a questão social neste País?”, destacou Lula.

De acordo com o Blog da Andréia de Sadi, após a reação do mercado à fala de Lula, petistas e aliados do presidente eleito passaram defender a importância de área econômica do novo governo ter quadros diferentes nos principais postos.

“O Maranhão e o Brasil terão dias melhores!”, diz Carlos Brandão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nesta quinta-feira, dia 10, se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília.

Coordenador da equipe de transição do próximo governo da República, Alckmin apresentou a Brandão detalhes do processo de mudança da gestão Jair Bolsonaro para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.   

“Estive com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, amigo de longa data. Conversamos bastante sobre o andamento da transição do governo federal. Saio muito entusiasmado porque não tenho dúvida de que nossas demandas serão atendidas. O Maranhão e o Brasil terão dias melhores! (…) Essa parceria entre governo federal e governo do Estado, que a gente tanto defendeu, está cada vez mais próxima. Vai ser um momento fértil, um momento em que teremos o Maranhão como protagonista. A gente sai daqui muito feliz porque sabemos de que nós vamos avançar; o Maranhão vai crescer, vai se desenvolver, vai ter dias melhores, assim como o Brasil”, pontuou Brandão. “, destacou Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão está desde o inicio da semana cumprindo extensa agenda de trabalho e política na capital federal.

Um dos resultados obtidos da série de compromissos do governador Carlos Brandão em Brasília, foi o anúncio da destinação de R$ 25 milhões das chamadas emendas impositivas para custeio da saúde e início das obras do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Ivo Resende a caminho de ser o novo presidente da FAMEM

Um grande evento em São Luís na noite de terça-feira, dia 8, marcou o lançamento da candidatura do prefeito de São Mateus, Ivo Resende (PSB), à Presidência da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão).

O vice-governador Felipe Camarão (PT), representou o governador Carlos Brandão (PSB), no lançamento da candidatura de consenso do grupo do governo.

“..Conheço o Ivo há anos e sei bem de sua competência, coragem e força para fazer muito mais. Conte conosco!..”, destacou o vice-governador.

A eleição da FAMEM acontecerá no próximo dia 21 de novembro e deverá ser por aclamação. Compareceram no evento cerca de 123 do total dos 217, pelo menos mais cinco gestores municipais enviaram mensagens de apoio a Ivo Resende.

As presenças dos secretários de Estado Rubens Pereira (Articulação Política) e Sebastião Madeira (Casa Civil), ratificaram a força da candidatura do prefeito de São Mateus, que saiu do encontro com status de candidato do grupo governista na FAMEM.

Brandão acompanha transição e se reúne com bancada em Brasília

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), em Brasília acompanhar o processo de transição do governo de Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do país. 

O objetivo da agenda institucional na capital federal foi levar o Maranhão para a pauta da transição de governo, disse Carlos Brandão após reunião com o senador Marcelo Castro (PI), relator do Orçamento Geral da União de 2023.

“É um momento de transição. Vim fazer uma visita ao senador Marcelo Castro, uma pessoa que conheço há muito tempo, para entender o que está acontecendo nessa transição, e, naturalmente, trazer o Maranhão para esse debate, para que a gente possa inserir o Maranhão em benefícios que poderão ser definidos (…) Estamos acompanhando de perto, a gente vê muita dificuldade na questão orçamentária. Nós apoiamos o presidente Lula, nosso campo todo apoiou e estamos muito esperançosos para que a gente possa realmente levar essas políticas públicas que não estavam chegando (…) Esse momento de transição é do novo governo tomar conhecimento do que está disponível para o ano que vem. A prioridade é que essa PEC seja aprovada para garantir esses compromissos. Esse é um momento de transição e estamos aqui para dar apoio”, descartou Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão também se reuniu com a bancada maranhense no Congresso Nacional. Na reunião ouviu propostas dos deputados para a aplicação de investimentos no Maranhão em 2023. Um dos assuntos em pauta foi a destinação das chamadas Emendas Impositivas, garantia constitucional que permite que deputados, senadores, Comissão ou a bancada estadual indiquem ações, projetos e obras que o governo é obrigado a executar. 

 

“É lógico que a gente tem as nossas propostas e estamos discutindo aqui não só com o relator da Comissão de Orçamento, mas discutindo também com a nossa bancada (…) Estamos em uma relação institucional, democrática, independentemente daqueles que estiveram do nosso lado ou daqueles que estiveram contra a gente. O momento é de unir todo mundo. Esse é um papel que nós estamos fazendo com os prefeitos do Maranhão, com os deputados estaduais e vamos conduzir dessa mesma forma com os deputados federais e senadores (…) A gente sabe que esse recurso é dos parlamentares. Nós vamos ouvir o que eles pretendem fazer para depois nós colocarmos nossas sugestões. Têm recursos na área da Saúde, Infraestrutura, Segurança Alimentar e para o Social. Vamos ver primeiramente o que eles estão pensando. Temos uma cesta de projetos que vamos discutir com eles, mas precisamos saber primeiro o que eles estão querendo destinar para o Maranhão, para a gente sinalizar a nossa posição”, afirmou Brandão.  

Carlos Brandão defendeu o amplo debate para garantir que recursos das emendas impositivas cheguem “na ponta”, ou seja, à população. Ele ouviu as sugestões dos parlamentares e ressaltou a importância da destinação de verbas para a Saúde. Ainda de acordo com Carlos Brandão, apesar dos debates já iniciados sobre a destinação do orçamento público para o próximo ano, o presidente eleito sinalizou interesse em reunir com os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal. 

Direção da FAMEM próxima de voltar ser alinhada ao Governo do Estado

A FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) no próximo dia 21 de novembro, deverá eleger uma direção alinhada ao Palácio dos Leões.

A Entidade que agrega a maioria dos prefeitos do Maranhão é presidida pelo prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, aliado do senador Weverton Rocha (PDT), este um dos então candidatos ao governo do Estado, derrotados para o governador Carlos Brandão (PSB), no primeiro turno.

No dia em que FAMEM anunciou a antecipação da eleição na entidade, sob o argumento de que em janeiro os prefeitos saem de férias, os Secretários de Estado da Articulação Política e da Casa Civil, respectivamente Rubens pereira e Sebastião Madeira, se reuniram com os prefeito de São Mateus, Ivo Resende (PDT), e de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), dois dos três gestores do grupo do governo que pretendem disputar a direção da entidade.

O objetivo é apresentar um único nome ligado ao grupo do governador Carlos Brandão.

Brandão destaca eficácia das ações contra atos antidemocráticos no MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), acompanha e mantém a população maranhense informada sobre as ações em cumprimento a determinação do TSE no estado, contra atos antidemocráticos nas rodovias federais, realizados por apoiadores de Bolsonaro (PL), inconformados com a derrota para Lula (PT).

A atuação das Forças de Segurança do Estado ocorrem em sincronia com a Polícia Rodoviária Federal. A decisão de Moraes atende a um pedido da Confederação Nacional dos Transportes e do vice-procurador geral eleitoral.

No Maranhão as ações integradas entre a Polícia Civil e os especializados em Controle de Distúrbios Civis da Polícia Militar, já foram desfeitos os bloqueios em cidades como São Domigos do Maranhão, Grajaú, Balsas, Imperatriz, Bacabal e Bom Jesus das Selvas. Agora, tratam de embaraços em Caxias, Timon e Açailândia. Informa ainda que a força-tarefa vai continuar atuando até que consiga normalizar o trânsito nas estradas. 

Brandão diz que não permitira desrespeito à democracia, ao anunciar liberação da BR 135

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou na noite desta segunda-feira, dia 31, a liberação da BR 135,na entrada de São Luís. Insatisfeitos com a vitória de Lula, eleitores de Bolsonaro interditaram várias rodovias federais no país.

“A entrada de São Luís já foi desbloqueada pela nossa polícia. Seguimos atentos à situação no Maranhão e não permitiremos desrespeito com o processo democrático. Reforço que o momento é de união em prol do desenvolvimento e da pacificação do país (…) A principal entrada de São Luís não pode ser interditada nem qualquer outro trecho por quem desrespeita o resultado do processo democrático das eleições. O nosso governo tomará as medidas cabíveis, obedecendo o que a lei determina, para promover a segurança dos maranhenses (…) A interdição de rodovias em protesto à derrota nas urnas prejudica deslocamentos urgentes, a exemplo de quem precisa chegar a uma unidade de saúde. O Brasil já manifestou democraticamente o que deseja para os próximos 4 anos, e agora é hora de união, em prol de um futuro melhor”, disse Carlos Brandão.

No Maranhão foram registradas interdições na BR-010 em Açailândia, BR-230, em Balsas, e ainda, em Estreito na BR-010.