Marquinhos rompe com Paulo Vitor ; Aldir Jr e Astro de Ogum batem boca

A sessão da Câmara Municipal de São Luís nesta segunda-feira, dia 15, foi marcada por anúncio de rompimento político dos vereadores Marquinhos (PSC) e Paulo Vitor (PCdoB), presidente da Câmara, e ainda, discurssão forte entre Aldir Júnior (PL) e Astro de Ogum (PCdoB).

Os trabalhos tiveram que ser encerrados antes do final da sessão, revelando que a propalada união na casa, só existe nos discursos.

O vereador Marquinhos sem maiores detalhes sobre a motivo da sua posição em relação ao alinhamento político com Paulo Vitor foi enfático ao anunciar o rompimento “…a partir de hoje Vossa Excelência não terá o vereador Marquinhos caminhando na sua trincheira. Porque amigos iguais a você, que dizia outrora que era amigo, eu tô correndo há milhares de quilômetros, para ficar distante…“, disse ele.

O outro fato ocorrido na sessão tensa de hoje na Câmara foi o protagonizado pelos vereadores Aldir Jr e Astro de Ogum motivado por imbróglio relacionado ao Pe Flávio da Paróquia do Cohatrac e a realização de um Arraial no bairro.

O clima hoje na Câmara revela que o ambiente de união na Casa, que vinha sendo pregado como grande avanço e mérito do parlamento municipal na capital, talvez seja apenas de algo virtual. A proporção que as eleições 2024 se aproximam a tendência é que a disputa e a relação entre os vereadores fiquem cada mais tensas. Hoje o vereador Paulo Vitor, que presidia a sessão teve que encerra os trabalhos e realizar uma conversa às portas fechadas para baixar a temperatura.

Paulo Vitor informa sobre pedidos de afastamento de Braide

O vereador Paulo Vitor (PCdoB), presidente da Câmara Municipal de São Luís, destacou nesta segunda-feira, dia 8, os trâmites da admissibilidade ou não dos pedidos de impeachment contra o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

“Lembrando que hoje a gente tem que tomar a disposição e eu tenho que remeter aos gabinetes de Vossas Excelências os pedidos que chegaram a essa Casa, sendo que dois já foram analisados com pareceres prévios, que iremos fazer uma leitura prévia com resumo dos pareceres e, logo em seguida, emitiremos para os gabinetes de Vossas Excelências os pedidos de afastamento que deram entrada no decorrer da semana passada”, declarou.

Dos três pedidos de afastamento e de cassação contra o gestor, protocolados na Casa, dois já contam com pareceres.

A Procuradoria da Casa já se posicionou contrária a dois pedidos de afastamento de Eduardo Braide. Um terceiro pedido de afastamento ainda está sendo analisado. 

Se a maioria dos vereadores decidirem pelo recebimento da denúncia, é constituída a Comissão Processante, com três vereadores definidos através de sorteio, onde serão eleitos o presidente e o relator.

A norma diz que o Legislativo tem até 90 dias para concluir o processo.

Protocolado pedido de CPI para investigar Saúde em São Luís

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o sistema municipal de saúde em São Luís obteve 26 assinaturas e foi protocolado. Resta a leitura e publicação no Diário Oficial.

O autoria do requerimento da CPI é da Mesa Diretora da Câmara. O próximo passo é a leitura do pedido de criação pelo vereador Paulo Victor (PCdoB), presidente da Câmara, declaradamente favorável à instalação da CPI.

“Nas respostas obtidas por estada Câmara Municipal em sede de Audiência Pública realizada no dia 25/04/2023, o secretário Municipal de Saúde informou dados e informações divergentes daquelas que estão representados nos ofícios apresentados pelo governo do Estado do Maranhão (…) Das informações extraídas dos depoimentos, constata-se a possível irregularidade do gestor da Secretaria de Saúde e do Prefeito Municipal, o que consequentemente implica em ato de improbidade administrativa, conduta passível de punições administrativas e legais. Nessa linha, o Prefeito Municipal concorre com violação dos princípios da legalidade e moralidade, e demais princípios da Administração Pública”, diz o documento subscrito pelos vereadores. 

Paulo Vitor volta à Câmara com fortes críticas à gestão Braide

O vereador Paulo Vitor (PCdoB), reuniu a imprensa nesta terça-feira, dia 2, para informar sua decisão de reassumir a Presidência da Câmara Municipal de São Luís. Ele também ratificou seu objetivo de concorrer à Prefeitura da capital maranhense.

Paulo Vitor não economizou nas criticas à gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), pelo tom adotado pelo parlamentar em relação ao chefe do executivo municipal, o prefeito terá que negociar e melhorar muito sua relação e articulação política no parlamento municipal, se não quiser enfrentar problemas ainda maiores com a Câmara.

“… retorno a esta Casa tem o intuito principal e sobretudo em discutir e pautar a nossa cidade, mas sobretudo de fazer o enfrentamento positivo, assumir a responsabilidade de ser pré-candidato a prefeito da nossa cidade…”, destacou

Na lista de ações anunciadas pelo vereador Paulo Vitor contra a gestão Braide estão a liberação para analise de três pedidos de afastamento do prefeito do cargo que tramitam na Casa, e ainda, a possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na área de saúde em São Luís.

Paulo Vitor retornar ao comando da Câmara Municipal após dois meses que esteve à frente da Secretaria de Estado da Cultura. Ele também destacou que deverá deixar o PCdoB para concorrer à Prefeitura de São Luís, e que a nova sigla será escolhida pelo governador Carlos Branão, a quem chamou de seu aliado e líder político.

Eleições 2024: Paulo Vitor retorna à Câmara nesta terça-feira dia 2

O vereador Paulo Vitor (PCdoB), reassume nesta terça-feira, dia 2, a presidente da Câmara Municipal de São Luís. Eleito em 2022 para comandar o legislativo municipal da capital maranhense, havia se licenciado do cargo para assumir a Secretaria de Estado Cultura, pasta que volta ter à frente Yuri Arruda.

Pré-candidato a prefeito de São Luís em 2024, Paulo Vitor ao anunciar sua volta ao legislativo nas redes sociais no final de semana e compartilhado pelo governador Carlos Brandão, disse que volta à Câmara em razão do “momento delicado em que passa a capital maranhense”.

Paulo Vitor concederá entrevista coletiva à 9 horas nesta terça-feira, dia 2, onde prestará todas as informações sobre o retorno ao parlamento municipal.

Greve do Transporte: Titular da SMTT não comparece à Câmara

O Seecretáriio Municipal de Transito e Transporte (SMTT), Diego Rafael Rodrigues Pereira, não compareceu à Câmara Municipal de São Luís, nesta sexta-feira, dia 28, onde prestaria esclarecimentos sobre a gestão da sua pasta na capital maranhense.

O setor de transporte coletivoda da capital chegou hoje ao quarto dia de paralizado.

O titular da SMTT era esperado na Câmara, mas em oficio enviado ao presidente vereador Francisco Chaguinha (Podemos), disse que não compareceria por ter assumido recentimente a pasta.

“…informo que como é de conhecimento desta Augusta Casa a assunção desde Secretário no cargo no dia 29 de março de 2023, e que, por setratar de uma pasta muito técnica, ante a necessidade de averiguaçãode todos os dados da Secretaria…”, diz o Oficio.

A Câmara de São Luís se reúniria nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 9h, com o novo secretário de trânsito e transporte, Diego Rodrigues, à pedido do vereador Álvaro Pires (PMN). O encontro teria como foco a apresentação dos relatórios e esclarecimentos sobre a auditoria da empresa Planum no sistema tarifário do transporte público.

GREVE CONTINUA: “Não terá novo aumento de passagem”, diz Braide

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), convocou a imprensa no final da manhã desta quarta-feira, dia 26, para informar que ‘não terá aumento de passagem’, no transporte coletivo na capital.

Eduardo Braide informou que no acordo firmado em fevereiro desde ano como os empresários, ficou acertado algumas condições para concessão do subsídio ao SET, que não foram cumpridas.

O acordo foi: aumentar a frota de ônibus; retorno do ar-condicionado; reajuste de 7% dos rodoviários; e não deflagração de nova greve.

O prefeito também destacou as medidas que adotou diante da greve dos rodoviários e quebra de acordo por parte dos empresários do setor de transporte em São Luís.

Mesmo com a decisão da Justiça do Trabalho em considerar a greve ilegal e determinar 70% de circulação da frota de ônibus coletivo, a greve continua e chega ao segundo dia sem sinalização objetiva de encerramento.

MP-MA quer comprovantes de repasses de subsídio ao SET

Ministério Público do Maranhão pediu à SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, nesta quinta-feira, dia 25, publicação em 10 dias comprovantes de repasses do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, aos empresários do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís.

“Não podemos concordar com esse posicionamento dos empresários. Temos um acordo firmado, que garante, entre outros pontos, a recomposição salarial dos nossos companheiros e companheiras. Sem o cumprimento efetivo da nossa Convenção Coletiva de Trabalho, não nos resta outra alternativa. Iremos sim, partir para a greve no transporte público em toda a Grande São Luís, já nas primeiras horas desta terça-feira (25)”, afirma Marcelo Brito, Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

O requerimento foi assinado pelo promotor de justiça Zanony Passos Silva Filho, da 4ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

A paralização do transporte coletivo hoje na capital na Grande São Luís impactando direta e indiretamente a população. Os rodoviários cobram principalmente salários atrasados da categoria.

A Prefeitura de São Luís, admite que não tem repassado o subsidio aos empresários, mas o motivo é que o SET não tem cumprindo o acordo, como a melhorar o transporte público, o que não vem ocorrendo.

A Justiça do Trabalho na madrugada considerou a paralização de 100% dos serviços ilegal.