Eduardo Braide cria Gabinete de Segurança Escolar em São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou nesta segunda-feira, dia 10, a criação do Gabinete de Segurança Escolar, com objetivo de contribuir para um ambiente e cultura de paz nas escolas.

Também caberá ao Gabinete de Segurança Escolar a prevenção e combate a situações de insegurança nas escolas; participação da comunidade escolar nas definições das políticas e ações de segurança; desenvolvimento de programas específicos voltados para gestores, professores e alunos; planejamento e execução simulada de reações a situações de emergência; realização periódica de diagnósticos da situação de segurança das imediações das unidades de ensino; entre outras medidas. 

Participaram da reunião que culminou com o anuncio da criação do Gabinete de Segurança: Caroline Marques Salgado (Semed); Marcos Affonso (Semusc); Felipe Falcão (Semit); e de Governo (Semgov), Emilio Murad; bem como técnicos destes órgãos para deliberar sobre o tema.

60 mil pessoas e 10 mil veículos devem utilizar o ferryboat

A expectativa do serviço de ferryboat, nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, no feriadão da Semana Santa, é de grande movimentação. Para garantir a segurança e tranquilidade aos usuários a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), reforçou as ações de rotina. 

A estimativa é que no feriado, cerca de 60 mil pessoas e 10 mil veículos atravessem a Baía de São Marcos de ferryboat, entre esta quarta-feira (5) e a quarta da semana que vem, 12 de abril. 

Seis embarcações estarão em operação, com 15 viagens diárias em cada terminal. 

Uma ação conjunta de vários órgãos de segurança e tráfego de veículos foram adotadas para , como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes no sentido de oferecer tranquilidade nas viagens.

Orientação para o embarque

– Informe-se sobre os horários das viagens; 
– Compre os bilhetes com antecedência;
– Ao optar pelos serviços de vans e ônibus é importante chegar a esses terminais com no mínimo uma hora de antecedência. A dica vale também para quem viaja com veículo próprio;
– Chegar cedo ajuda na organização do embarque e evita atrasos.

Plano Diretor aprovado na Câmara é entregue ao prefeito Eduardo Braide

O Plano Diretor de São Luís foi entregue ao prefeito Eduardo Braide nesta quarta-feira, dia 22, em reunião no gabinete do Palácio La Ravardière pelos parlamentares da Câmara Municipal, envolvidos na construção do projeto.

A entrega oficial do documento marca uma trajetória importante para os trabalhos da gestão municipal, pois estabelece os regramentos e instrumentaliza o processo de desenvolvimento da cidade pelo prazo de 10 anos, impactando diretamente não só as ações do poder público, como também no dia a dia da população ludovicense.

“Dia histórico para a cidade de São Luís, no qual acabo de receber o Plano Diretor da nossa cidade, aprovado pela Câmara Municipal. Agora nós vamos encaminhar ao Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), que fará a análise de todo o texto que foi aprovado para que a gente possa marcar a sanção e, depois da sanção, nós vamos iniciar imediatamente a discussão da Lei de Zoneamento da cidade. Gratidão a todos aqueles que fizeram parte desse processo, que não começou agora, e temos que reconhecer todos que estiveram envolvidos. Realmente é um sonho da população ter o plano revisado, e a Câmara cumpriu um papel fundamental”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A Lei do Plano Diretor estabelece regras gerais, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. Ela deve ser revista, pelo menos, a cada 10 anos, de acordo com o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001). A atualização da Lei nº 4.669/2006, que trata da revisão da regra urbanística, tramitou com algumas alterações em relação à norma vigente.

AL-MA ratifica apoio a pautas municipalistas no 1º Congresso do Municipalismo Maranhense

A deputada, Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e os deputados Rafael (PSB) Carlos Lula (PSB), Fernando Braide (PSC), Daniella (PSB), Francisco Nagib (PSB), Ana do Gás (PCdoB) e Júnior Cascaria (Podemos) participaram, nesta segunda-feira (13), do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense.

O evento realizado e organizado pela pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi iniciado nesta segunda-feira, dia 13 e segue até esta terça-feira (14).  O objetivo é discutir pautas de interesse dos municípios.

A deputada Iracema Vale lembrou da sua trajetória como vereadora e prefeita de Urbano Santos e destacou que, por ter sua origem política no municipalismo, entende a importância do fortalecimento dos municípios para o bem-estar da população. 

“Tenho uma visão e um coração municipalista. A origem de todas as demandas é nos municípios. É lá que a vida acontece. Então, esse congresso fortalece os municípios e os gestores. A Famem está de parabéns e poderá contar sempre com o meu apoio e da Assembleia Legislativa, porque naquela Casa também tem 42 deputados torcendo e trabalhando muito pelo municipalismo no Maranhão”, afirmou Iracema Vale.

O governador Carlos Brandão que também participou da abertura do evento destacou o fortalecimento dos municípios. Ele também anunciou uma série de parcerias e benefícios que devem contemplar todos os 217 municípios. 

“A união faz a força e é isso o que temos pregado pelo Maranhão todo. Estou muito feliz porque estou realizando o sonho de unir, neste momento, o Maranhão, a classe política e o povo, levando muitos benefícios para a população. Juntos, vamos avançar mais rápido”, completou. 

O encontro reuni prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e estaduais. Também estiveram presentes o governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT), os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Rubens Júnior (PT), além de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM) e da União de Vice-Prefeitos e Vice-Prefeitas do Maranhão (Univimar). 

Identificadas pessoas mortas no incêndio do Rio Anil Shopping

O Corpo de Bombeiros no Maranhão informou durante madrugada desta quarta-feira, dia 8, que mais uma pessoa morta foi encontrada no local do incêndio ocorrido no Rio Anil Shopping em São Luís.

O corpo foi encontrado por volta de 1:30 horas da madrugada em uma das salas do cinema. Os dois corpos das duas vítimas fatais retiradas do local da tragédia e levadas para o IML, apenas uma foi identificada.

A primeira vítima fatal do incêndio encontrada por volta das 22:30 hs da noite de terça-feira, dia 7, foi identificada como Evelyn Gomes, 16 anos, que residia no bairro da Cohab. Ela era aluna do Centro de Ensino Cidade de São Luís, da Rede Pública Estadual. A segunda foi identificada como Yasmin Gomes Campos, 21 anos.

O Secretaria de Estado da Educação e vice-governador, Felipe Camarão, lamentou a morte da jovem estudante.

Até momento foram registradas em unidades de saúde da capital maranhense a entrada de 12 pessoas feridas no trágico incêndio, ocorrido na tarde de ontem, terça-feira, dia 7, no Rio Anil Shopping, localizado no bairro Turú, em São Luís.

Corpo de Bombeiros confirma morte no incêndio do Rio Anil Shopping

Incêndio no Rio Anil Shopping causa pânico e deixa feridos

O Rio Anil Shopping em nota lamentou o trágico incêndio se solidarizou com familiares das vítimas e se colocaram à disposição para auxiliar no que for possível.

NOTA

Nós, da equipe do Rio Anil, estamos profundamente abalados com a perda de duas clientes no incêndio desta terça-feira no cinema. Neste momento de extrema dor, nos solidarizamos com os familiares das vítimas, a quem estamos buscando amparar e auxiliar com o que for possível.

Estamos comprometidos com o cuidado e a assistência aos clientes que ficaram feridos e suas famílias.

Faremos todos os esforços para auxiliar os órgãos competentes a identificar as causas do incêndio.

“Seguimos alinhados com o Legislativo de São Luís”, diz Brandão

O governador Carlos Brandão (PSB), recebeu nesta segunda-feira, dia 6, no Palácio dos Leões, a maioria dos vereadores de São Luís. O grupo foi liderado pelo vereador Chaguinhas que assumiu hoje a presidência da Câmara Municipal, após o vereador tomar posse na Secretaria de Estado da Cultura.

O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) foi empossado presidente da Câmara Municipal de São Luís, em sessão especial, nesta segunda-feira, dia 6, às 10h, no plenário Simão Estácio da Silveira.

O parlamentar, que neste biênio 2023/2024 ocupa a 1ª vice-presidência da Casa, assumiu interinamente o comando do Palácio Pedro Neiva de Santana após a licença do atual chefe do Legislativo, vereador Paulo Victor (PCdoB), que passou ocupar o cargo de secretário estadual de Cultura.

O próximo presidente da Câmara falou sobre as expectativas à frente do cargo, destacando a continuidade de uma série de iniciativas que integra o planejamento de ações iniciadas pelo antecessor para melhorar as condições estruturais e garantir mais qualidade de trabalho aos servidores.

Paulo Vitor deixa presidência da Câmara Municipal de São Luís

O vereador Paulo Vitor (PCdoB), se afastou da Câmara Municipal de São Luís e da Presidência, nesta quarta-feira, dia 1º, para tomar posse na Secretaria de Estado da Cultura no próximo sábado, dia 4, em Imperatriz.

Paulo Victor agradeceu aos colegas de parlamento pelo tempo que esteve a frente do legislativo. O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), falou que ‘talvez seja sua última sessão na Casa’.

“Talvez está seja a minha última sessão ordinária como vereador desta Casa. Peço, sobretudo, a disposição e o companheirismo de vossas excelências nas outras missões que irei cumprir. Sei que na minha saída não estarei só”, declarou.

É a segunda vez que vereador se afasta da Câmara para comandar a Cultura do Estado, na gestão do governador Carlos Brandão. Em 2022, o parlamentar esteve à frente da secretaria e foi responsável inclusive pelas festividades de São João, deixando-a apenas para assumir a presidência da Câmara, em janeiro deste ano.

“Seu legado ficará pra história da comunicação”, diz Brandão sobre Silvam Alves

Morreu em São Luís, na Unidade de Pronto Atendimento do Araçagy, na tarde desta segunda-feira, dia 20, o Jornalista e Radialista, Silvan Alves, 60 anos. Ele vinha tentando recuperar a saúde desde que sofreu um grave AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2021.

Segundo familiares seu corpo será velado na Pax União do canto da Fabril, sala 05.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), lamentou o falecimento de Silvam através das redes sciais.

Silvam Alves estava apresentando os Programas Bandeira 2 na TV Difusora e Ronda 1290 na Rádio Timbira AM 1290 no período que sofreu o AVC. Com estilo próprio se destacou no jornalismo policial ele também passou por vários jornais, e emissoras de Rádio e TV.

O mês de fevereiro de 2023 será lembrado também pelo falecimento dos também profissionais de comunicação Gil Maranhão, Aroldo Silva e agora Silvam Alves.

NOTA DE PESAR

A Rádio Timbira externa profundo pesar pela morte do jornalista, radialista Silvan Alves, aos 60 anos, por complicações decorrentes de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que ele sofreu em julho de 2021.

Silvan Alves teve longa trajetória em vários jornais e emissoras de Rádio e TV, com estilo próprio e irreverente.

Na Rádio Timbira, Silvan Alves apresentava desde 2017 o programa Ronda 1290, em que eram tratadas as questões de segurança pública.

Ao longo da sua trajetória profissional, Silvan angariou uma legião de ouvintes, leitores e telespectadores, que eram verdadeiros fãs.

Neste momento de dor, a Rádio Timbira, por meio de sua direção e o conjunto de seus colaboradores, se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Silvan Alves.

São Luís, 20 de fevereiro de 2023.

Direção – Rádio Timbira

NOTA

A Assembleia Legislativa do Estado e a Prefeitura Municipal de São Luís divulgaram notas de pesar pelo falecimento de Silvam Alves.

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, com profundo pesar, o falecimento do jornalista e radialista Silvan Alves, 60 anos, ocorrido nesta segunda-feira (20), em São Luís.

O apresentador comandou o programa Bandeira 2 na TV Difusora e o programa policial Ronda1290, na Rádio Timbira do Maranhão.     Com estilo próprio, consolidou-se como um grande comunicador no Maranhão, sendo admirado por várias gerações de profissionais.

Neste momento de profunda dor, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa e toda sua equipe de profissionais manifestam condolências aos familiares e amigos de Silvan Alves, desejando forças para superarem a dor da imensurável perda.
 
Jacqueline Barros Heluy
Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

NOTA

A segunda-feira (20) nos trouxe a triste notícia da morte do jornalista Silvan Alves.

Irreverente, Silvan se tornou referência para o jornalismo policial, fazendo escola e história na comunicação maranhense.

Que Deus conforte a família e os amigos de Silvan neste momento de profundo pesar.

Igor Almeida

Secretário Municipal de Comunicação