Deputados Rafael e Ricardo Arruda destacam expansão do IEMA

A expansão da rede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), foi destaque nesta terça-feira, dia 20, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os deputados Ricardo Arruda (MDB) e Rafael (PSB), na sessão plenária desta terça-feira (20), parabenizaram o governador Carlos Brandão (PSB) pela expansão e escolas de tempo integral em todo o Maranhão.

“Uma grande festa, que representa uma das obras mais importantes que está sendo implantada pelo governador Carlos Brandão no estado do Maranhão. É uma obra que não tem placa, mas de grande valor, que é o fortalecimento dos IEMAS (…) O governador Carlos Brandão já tem como prioridade a expansão dos IEMAs em todo o Maranhão. É o investimento em educação que vai pavimentar o futuro do Maranhão. Parabenizo o governador Carlos Brandão; o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; e a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, por priorizar o investimento em educação”, destacou Ricardo Arruda.

Para o deputado Rafael, o governador está fazendo na educação aquilo que o Maranhão precisava, investindo no ensino médio profissionalizante.

“Essa é a educação que o Maranhão precisava. O jovem já sai do IEMA com uma profissão e pronto para ingressar no mercado de trabalho. Com isso, podemos dizer que a nossa juventude está em outro patamar, graças ao compromisso do governador Carlos Brandão com uma educação de qualidade para a nossa juventude (…) Tenho certeza que o ano de 2024 será exitoso para a educação do Maranhão. Todos nós, deputados, colocamos emendas para a educação. Muito me orgulha ter presenciado a formatura desses alunos do IEMA e, nesta sessão legislativa, presidir a Comissão de Educação. Vamos fortalecer ainda mais o trabalho deste Parlamento em favor da educação para que a gente, de fato, melhores os índices de educação do Maranhão”, acentuou

Na noite de ontem, segunda-feira, dia 20, 665 estudantes do IEMA concluíram o ensino médio e técnico em cerimônia marcante, com a presença do governador Carlos Brandão.

Paulo Vitor parabeniza trabalho da Segurança Pública no Carnaval

O vereador Paulo Vitor (PSDB), presidente da Câmara Municipal de São Luís, destacou a atuação do Sistema de Segurança Pública, durante Carnaval do Maranhão 2024. Citando cada uma das forças de segurança Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais grupamentos, parabenizou pela atuação durante as festividades carnavalescas.

“.. Parabenizamos o empenho e a dedicação dos profissionais de segurança envolvidos na operação. O sucesso do Carnaval do Maranhão 2024 não seria possível sem o comprometimento desses agentes. Meus parabéns ao governador Carlos Brandão e à sua equipe pela condução desta agenda, que foi um sucesso de público”, destacou Paulo Victor.

Em sua avaliação, a eficiência e a prontidão, demonstradas por estes agentes, contribuíram significativamente para o sucesso do evento. Ele também elogiou a estratégia de policiamento adotada, que combinou a presença ostensiva de agentes, a utilização de tecnologias de monitoramento e a atuação preventiva em áreas estratégicas. 

Brandão destaca ‘diálogo e parceria’ ao celebrar 189 anos da AL-MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira, dia 16, para parabenizar os 189 anos da Poder Legislativo Estadual. Ele lembra o papel democrático do poder, e ainda, a parceria do seu governo com a Assembleia Legislativa, “reforço nosso compromisso com diálogo e parceria”.

Valdenio Caminha novo Procurador Geral do Maranhão

O novo Procurador Geral do Maranhão é Valdenio Caminha. Ele substitui Rodrigo Maia, que assume vaga de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

O governador Carlos Brandão (PSB), anuncio a mudança na PGE, nesta quinta-feira, dia 15, através das redes sociais.

O presidente Lula nomeou Rodrigo Maia como membro titular do TRE-MA no dia 22 de dezembro de 2023, na categoria de jurista. Na mesma categoria também foi nomeado o ex-procurador da Assembleia Legislativa do Estado, Tarcísio Araújo.

SSP-MA comemora resultado do trabalho durante o Carnaval 2024

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão apresentou nesta quarta-feira, dia 15, o resultado do trabalho realizado durante o carnaval no estado. Com público estimado em três milhões de pessoas nos circuitos oficiais em São Luís, o trabalho esta sendo comemorado pelo governo do Maranhão.

“Parabenizo todas as forças do nosso sistema de segurança que trabalharam diuturnamente com um grande efetivo, garantindo a paz e a tranquilidade dos foliões. O serviço de vocês é orgulho para o Maranhão! (…) O Carnaval do Maranhão 2024 entra para a história com recorde de público: foram mais de 3 milhões de pessoas nos cinco dias dos circuitos Beira Mar e Litorânea, de acordo com a @sspmaranhao. E o melhor: sem nenhuma ocorrência de crime grave (…) No Carnaval, mais de 8 mil agentes cuidaram da segurança no estado, envolvendo todas as nossas forças: civil, militar, CTA, Corpo de Bombeiros, Perícia e Ciops. Só a PM mobilizou 7 mil policiais, sendo 600 agentes e 200 viaturas na Grande Ilha, além de 800 policiais civis”, destacou o governador Carlos Brandão.

De acordo com o Sistema de Segurança foram realizadas no período milhares de abordagens; recolhidos das ruas 35 armas de fogo, 38 munições, 12 armas brancas e entorpecentes. Não houve registros de homicídio, latrocínio, feminicídio ou lesão corporal seguida de morte relacionados à festa.

Iracema Vale no lançamento do ‘Detran com o Povo’ e benefícios do ‘Minha Renda’

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, junto com o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice governador, Felipe Camarão (PT), nesta segunda-feira, dia 5, lançaram o programa ‘Detran com o Povo’ e entrega de benefícios do ‘Minha Renda’.

“Agradeço ao governador Carlos Brandão, que tem um coração grande e olha para os que mais precisam. Esse é um programa que nós aprovamos na Assembleia e que, realmente, vai botar comida na mesa dos que mais precisam. Cada deputado doou a mesma cota de emendas e está recebendo a mesma quantidade de carrinhos, ou seja, 25 carrinhos a serem distribuídos a pessoas que mais precisam”, disse Iracema.

O evento contou com a presença de vários deputados e outras autoridades.

Estavam presentes os deputados Ariston Ribeiro (PSB), Arnaldo Melo (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Janaína Ramos (Republicanos), Cláudia Coutinho (PDT), Cláudio Cunha (PL), Daniella (PSB), Davi Brandão (PSB), Edna Silva (Patriota), Fabiana Vilar (PL), Francisco Nagib (PSB), Guilherme Paz (Patriota), Glalbert Cutrim (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Neto Evangelista (União), Ricardo Rios (PCdoB), Rafael (PSB), Roberto Costa (MDB), Solange Almeida (PL) e Zé Inácio (PT).

PSB: Brandão e Iracema participam da filiação de Cid Gomes

O governador Carlos Brandão, presidente do PSB no Maranhão, participou neste domingo, dia 4, no Ceará, da filiação ao PSB do senador Cid Gomes, que ao deixar o PDT ratifica o rompimento político com seu irmão e antes aliada no Ceará, Ciro Gomes.

“… no grande evento de filiação do senador Cid Gomes e da secretária-executiva do Ministério da Eduacação, Izolda Cela, ao PSB. Nossa comitiva está presente, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro Camilo Santana e outras lideranças…”, destaca Carlos Brandão.

Entre as lideranças do PSB no Maranhão, a deputado Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente do partido no estado, também participaram do ato o deputado federal Duarte Jr, pré-candidato à prefeito de São Luís, o deputado estadual Carlos Lula, e ainda, o vereador Paulo Vitor que está filiado no PSDB, mas de malas prontas para mudar para o PSB, onde deve presidir o diretório municipal na capital.

O ex-governador do Ceará e senador Cid Gomes, levou com ele para o novo partido 40 prefeitos, sendo 5 que eram do PDT. Além da ex-governadora do estado Izolda Cela.

Clima de harmonia marca abertura do Ano Legislativo no Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos trabalhos legislativos de 2024, nesta sexta-feira, dia 2, durante sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel. A cerimônia foi conduzida pela deputada Iracema Vale (PSB), chefe do Parlamento Estadual, com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), que fez a leitura da Mensagem Governamental.

“Sei do compromisso de todos que fazem parte desta Casa, deputados, diretores e servidores, as pessoas que fazem o dia a dia da Assembleia junto conosco. Se a gente conseguiu produzir muito, tem muito do esforço de cada um e, por isso, conseguimos atender às necessidades da origem das nossas demandas, que é o povo do Maranhão”, afirmou a presidente da Alema.

Iracema Vale afirma que seguirá com gestão participativa e de portas abertas na AL-MA

Parlamentares projetam ano legislativo e medidas em favor dos maranhenses

Autoridades destacam gestão de Iracema Vale na AL-MA

O chefe do Poder Executivo afirmou que, para este ano, o governo deve priorizar ainda mais a geração de emprego e renda, o fomento ao turismo e à cultura, a execução de obras estruturantes nas áreas de infraestrutura e saneamento básico, além de investimentos na educação.

“É lógico que o que realizamos em 2023 tem a digital da Assembleia Legislativa, que sempre foi uma grande parceira e, por isso, faço questão de vir aqui trazer nossa mensagem. Primeiro, para agradecer a parceria, em que tivemos inúmeros projetos aprovados pela Casa, de forma que temos mantido e vamos continuar mantendo essa relação institucional de independência e harmonia entre os poderes, como reza a Constituição”, declarou o governador Carlos Brandão.

A sessão solene foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten; o corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; e o deputado federal Duarte Jr. (PSB), que compuseram a mesa da cerimônia.