Deputados prestigiam inauguração de acesso à Praia de Araoca

Do AL-MA

Uma comitiva de deputados, liderados pela deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, participaram no domingo, dia 28, da inauguração da estrada que liga o município de Guimarães à Praia de Araoca.

A via foi entregue pelo governador Carlos Brandão (PSB).

De acordo com a Chefe do Legislativo maranhense, a via facilitará à população e aos turistas o acesso ao litoral com mais conforto e segurança, gerando oportunidades de emprego e renda para a comunidade local, além de lazer e entretenimento.

“Araoca, conhecida por sua beleza natural e culinária, enfrentava dificuldades de acesso devido a estradas de piçarra e areia. O Caminho dos Poetas não só impulsionará o turismo como interligará 15 povoados, facilitando o transporte de alunos, pacientes e escoamento da produção local. Nosso governador está de parabéns pela iniciativa (…) A Estrada de Araoca é um sonho antigo da população. Esta inauguração é de grande importância para o turismo e desenvolvimento da região. Há diversos povoados que também serão beneficiados com a pavimentação. Além de Guimarães, a intervenção beneficia cidades como Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu”, afirmou Iracema Vale.

Participaram do ato solene, os deputados Florêncio Neto (PSB), Roberto Costa (MDB), Cláudio Cunha (PL), Yglésio Moyses (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Ariston (PSB), Hemetério Weba (PP) e Zé Inácio (PT). Também participaram do evento o prefeito de Guimarães, Oswaldo Gomes, autoridades e líderes políticos locais, além de secretários e membros do governo estadual. A ordem de serviço para a pavimentação da estrada foi assinada pelo governador Carlos Brandão em julho de 2023. As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Praia de Araoca

Localizada na Baía do Cumã, onde naufragou o navio que trazia o poeta Gonçalves Dias, na madrugada de 10 de agosto de 1823, a praia é um dos pontos mais bonitos do litoral maranhense e que, agora, será incluído no mapa de turismo do Maranhão.

Araoca é conhecida na região pela beleza natural e pelos mariscos que compõem a culinária local, principalmente o camarão.

Eleições 2024: PSB realizará ato de filiação de vereadores em São Luís

Do Imirante

O PSB no Maranhão marcou para 23 de fevereiro ato onde o governador Carlos Brandão, presidente do partido no estado, assinará a filiação de vários vereadores de São Luís ao partido.

O objetivo é eleger uma grande bancada no legislativo municipal na capital nas Eleições 2024. E fortalecer um eventual governo do deputado federal, Duarte Júnior, na Prefeitura. Pelo menos 10 vereadores devem mudar para o PSB.

O vereador Paulo Vitor, presidente da Câmara Municipal de São Luís, atualmente filiado ao PSDB, está na lista dos futuros membros do PSB. Ele vai assumir o Diretório Municipal na capital.

Brandão ao reassumir o governo agradece Camarão pela parceria

O governador Carlos Brandão (PSB), ao retornar ao comando do governo nesta segunda-feira, dia 22, agradeceu ao vice-governador Felipe Camarão (PT), pela “parceria”.

Ele estava de licença do cargo desde o dia 11. Durante o período quem comandou as ações do Executivo foi o vice-governador Felipe Camarão (PT), que atuou como governador em exercício. 

“Tem gente que traiu Flávio Dino, agora tenta ser herdeiro dele!”, diz Rubens Jr

Matéria publicada no Jornal O Estado de SP nesta terça-feira, dia 16, repercutiu fortemente nos meios políticos no Maranhão, a publicação destaca disputa pelo “espólio político” do ex-governador e ministro Flávio Dino, que assume uma vaga no STF no dia 22 de fevereiro, condição que o obriga abandonar a política.

Nas redes sociais, o deputado federal, Rubens Jr (PT-MA), líder do governo Lula na Câmara Federal, reagiu com um recado direto ao senador Weverton Rocha (PDT-MA).

“Tem gente que traiu Flávio Dino, rompeu com ele, tentou derrotá-lo e, agora, vejam só, tenta ser herdeiro político dele!!!! É cada uma hahahahaha (…) O maior legado de Flávio Dino na política do Maranhão foi justamente mostrar que a prioridade é governar para o povo, mudar a forma tradicional de se fazer política. Quem não entender isso será atropelado no processo (…) Flávio, enquanto estiver no STF, estará fora da política, é certo. Mas a sua forma de fazer política está mais viva do que nunca. O Maranhão não retrocederá”, disse Rubens Jr.

A disputa que inicia nas eleições municipais deste ano de 2024, mas visa 2026, tem como lideranças dos grupos no Maranhão, que pretendem representar o legado de Dino e o governo Lula, os liderados pelo governador Carlos Brandão (PSB) e a senadora Eliziane Gama (PSD), o outro seria liderado pelo senador Weverton Rocha (PDT).

Braide anuncia ‘Cidade do Carnaval’, após perder disputa pelo Circuito Beira Mar

O prefeito de São Luís, Eduardo Bradie (PSD), anunciou no final da tarde deste sábado, dia 6, um novo Circuito de Carnaval, ao lado do Terminal de Integração da Beira Mar.

Com a criação da ‘Cidade do Carnaval’, a Avenida Beira Mar, no Centro Histórico de São Luís, se torna de vez palco de uma disputa entre os palácios dos Leões e Lá Ravardiére, que tem mais relação com as Eleições 2024 na capital, que a festa momesca.

Brandão confirma ‘Carnaval do Maranhão’ no circuito Beira Mar

A ‘Cidade do Carnaval’ anunciada por Braide é uma reação, após perder a disputa para Carlos Brandão, que ratificou hoje a realização do carnaval no consolidado Circuito Beira Mar, pelo governo do estado.

Brandão confirma ‘Carnaval do Maranhão’ no circuito Beira Mar

O governador Carlos Brandão (PSB), utilizou neste sábado, dia 6, as redes sociais para ratificar a festa na Beira e Mar e Avenida Litorânea, a exemplo de 2023.

Aquecimento do Carnaval do Maranhão 2024!”, anuncia Brandão

O circuito do carnaval na Beira Mar em São Luís, realizado pelo governo do Maranhão, continuará sob a organização do estado. Com isso, o prefeito de São Luís, que contava com a realização da festa no circuito, terá que mudar o plano para capitalizar eleitoralmente com o carnaval, no ano que tenta sua reeleição.

No início desta semana, o Circuito Beira Mar, sucesso no carnaval na capital maranhense, criado na gestão de Flávio Dino e ampliado no governo Carlos Brandão, se transformou em polêmica após o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciar a realização do carnaval no circuito.

“aquecimento do Carnaval do Maranhão 2024!”, anuncia Brandão

O Pré-Carnaval do Maranhão 2024, realizado pelo do Governo do Maranhão, foi anunciado nesta sexta-feira, dia 5, pelo governador Carlos Brandão. A festa será um aquecimento para a programação oficial.

“Com atrações imperdíveis e valorizando os artistas locais, vai começar o aquecimento para o Carnaval do Maranhão 2024! Neste fim de semana, teremos programação na Beira-Mar e na Avenida Litorânea. Alegria, com geração de emprego e renda, além de total segurança”, destacou o governador.

Uma grande infraestrutura foi montada nas avenidas Beira-Mar e Litorânea.

Quatro atrações nacionais já confirmadas para o Carnaval do Maranhão: o grupo de axé Chiclete com Banana, a dupla sertaneja Matheus e Kauan e o cantor Geraldo Azevedo. O anúncio feito pelo governador.

Programação do fim de semana

Dia 06/01 Avenida Beira-Mar: 17h – Bloco Tradicional Os Apaixonados; 18h – Escola de Samba Flor do Samba; 19h – Afrôs; 20h – Banda da Confraria; 21h – CDC; 22h30 – Bicho Terra 

Dia 07/01 Avenida Litorânea: 13h – Bloco Só Safados; 14h30 – Feijoada Completa; 16h – Jegue Folia; 17h30 – Fabrícia e Banda

Carlos Brandão vistoria obras da Avenida Metropolitana

O governador Carlos Brandão, acompanhado da equipe técnica do governo, vistoriou o andamento dos trabalhos da obra do novo e moderno corredor viário: a Avenida Metropolitana. 

A Avenida Metropolitana será um novo anele viário da Grande Ilha, promovendo a integração de 1 milhão de pessoas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa com um tráfego mais seguro e eficiente. A via está sendo construída pelo Governo do Maranhão em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

“Esta será uma avenida altamente moderna, que vai ampliar a mobilidade de toda essa região, que vai da Vila Funil até o Conjunto São Raimundo. Quando estiver pronta, haverá seis pistas de tráfego, sendo três em cada sentido. Além disso a via terá faixas de pedestres e ciclovia, garantindo segurança e acessibilidade”, disse Carlos Brandão.

O trecho que está em obras vai da Vila Funil, no KM-02 da BR-135, até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo, totalizando 1,6 quilômetro de extensão com prazo de seis meses de conclusão dos serviços, executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) com investimentos de R$ 26,2 milhões, sendo R$ 18 milhões recursos do tesouro estadual e o restante do Ministério das Cidades.

As outras três etapas da obra compreendem da Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência, um trecho com 2,732 quilômetros; do Parque Independência a rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com 1,748 quilômetro; e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência, um trecho de 3,397 quilômetros.

Serão investidos R$ 118 milhões no novo corredor viário que terá 10,8 quilômetros de extensão.