Transição: Flávio Dino apresenta diagnóstico da Segurança Pública

O senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino (PSB), que está à frente do grupo das áreas de Justiça e Segurança Pública do governo Lula, apresentou nesta quarta-feira, dia 23, o diagnóstico da Segurança Pública no Brasil, resultado do trabalho do da levantamento de informações obtidas pela equipe.

Entre as preocupações e situações apresentadas por Flávio Dino, uma delas é a questão financeira na Polícia Federal para 2023, que segundo ele, poderá comprometer o trabalho da instituição, inclusive a posse de Lula.

‘Pode, inclusive, criar constrangimentos para operações como, por exemplo, a posse presidencial’, alertou Flávio Dino.

“Temos uma lei do Desarmamento vigente”, Flávio Dino sobre revogaço

Do G1

Cotado para o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Lula, o ex-governador do Maranhã e senador eleito Flávio Dino (PSB) defendeu nesta quinta-feira (17) a revogação de decretos de Jair Bolsonaro que possibilitou o acesso a armas no Brasil.

“Temos uma lei vigente, o estatuto do desarmamento, que foi objeto de um desmonte por atos infralegais, decretos, portarias. Isso sem dúvida é um tema fundamental do grupo de trabalho, pois é um tema que o presidente Lula escolheu, e é um tema aprovado pela sociedade brasileira (…) O certo é que, daqui para frente, o conceito fundamental é da lei de 2003, do estatuto do desarmamento (…) Não pode ser algo descontrolado, não pode ser liberou geral, porque todos os dias os senhores noticiam tiros em lares, em vizinhança, em bares e restaurantes, de pessoas cuja observação está lá nas matérias dos senhores: possuía registro de CAC. Então, mostra que esse conceito realmente fracassou e aquilo que fracassou deve ser revisto””, disse Dino.

Flávio Dino integra o grupo técnico de Justiça e Segurança Pública de transição para o novo governo Lula.

“é hora de encerrar o indevido cerco a quartéis”, defende Flávio Dino

O senador eleito no Maranhão, Flávio Dino (PSB), nesta sexta-feira, dia 11, defendeu o encerramento do “cerco em quartéis”, com base na nota das Forças Armadas divulgada hoje, sobre os atos bolsonaristas em várias cidades brasileiras, inconformados com a vitória de Lula.

Flávio Dino que coordena as equipes das áreas de Justiça e Segurança na transição do governa Bolsonaro para a nova gestão Lula, também classificou a nota assinada pelo Exército, Aeronáutica e Marinha de ‘atípica’, mas disse ser positivo o aspecto da nota que trata da utilização de ‘instrumentos legais do estado democrático de direito’ para enfrentar abusos.

“Embora notas políticas das Forças Armadas sejam atípicas, destaco o ponto positivo na tal nota: “A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito”. Logo, é hora de encerrar o indevido cerco a quartéis.”, disse Flávio Dino.

O conteúdo da nota assinada pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica ratificam “compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil”. Também citam as manifestações de apoiadores de Jair Bolsonaro.

Às Instituições e ao Povo Brasileiro

Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil, ratificado pelos valores e pelas tradições das Forças Armadas, sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história.


A Constituição Federal estabelece os deveres e os direitos a serem observados por todos os brasileiros e que devem ser assegurados pelas Instituições, especialmente no que tange à livre manifestação do pensamento; à liberdade de reunião, pacificamente; e à liberdade de locomoção no território nacional.


Nesse aspecto, ao regulamentar disposições do texto constitucional, por meio da Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021, o Parlamento Brasileiro foi bastante claro ao estabelecer que: “Não constitui crime […] a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.


Assim, são condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade.


A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito. Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que “Dele” emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação.


Da mesma forma, reiteramos a crença na importância da independência dos Poderes, em particular do Legislativo, Casa do Povo, destinatário natural dos anseios e pleitos da população, em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade.


A construção da verdadeira Democracia pressupõe o culto à tolerância, à ordem e à paz social. As Forças Armadas permanecem vigilantes, atentas e focadas em seu papel constitucional na garantia de nossa Soberania, da Ordem e do Progresso, sempre em defesa de nosso Povo.


Assim, temos primado pela Legalidade, Legitimidade e Estabilidade, transmitindo a nossos subordinados serenidade, confiança na cadeia de comando, coesão e patriotismo. O foco continuará a ser mantido no incansável cumprimento das nobres missões de Soldados Brasileiros, tendo como pilares de nossas convicções a Fé no Brasil e em seu pacífico e admirável Povo.


Brasília/DF, 11 de novembro de 2022.


Almirante de Esquadra ALMIR GARNIER SANTOS
Comandante da Marinha


General de Exército MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES
Comandante do Exército


Tenente-Brigadeiro do Ar CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA JUNIOR
Comandante da Aeronáutica

Flávio Dino coordenará equipe de Justiça e Segurança na transição

O ex-governador e senador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PSB), confirmou hoje durante entrevista ao uolnews, que amanhã, quarta-feira, dia 9, se integrará à equipe de transição do governo Lula.

Flávio Dino que é professor de Direito Constitucional da UFMA e ex-juiz de federal, coordenará a equipe de Justiça e Segurança na preparação para inicio do novo governo.

“O vice-presidente Alckmin me informou semana passada, que o presidente Lula deseja que eu ajude a coordenar o tema Justiça e Segurança Pública. São áreas as quais tenho uma dedicação profissional como professor de direito, como juiz federal e portanto vou contribuir em relação a essa temática durante a transição, inclusive para que o entulho bolsonarista seja rapidamente removido.”, destacou Flávio Dino.

Flávio Dino lembra que defende ‘frente ampla’ desde 2016

O ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB), nesta quarta-feira, dia 2, lembrou que em 2016, antes da chegada de Jair Bolsonaro à presidente da república em 2018, já defendia a necessidade de uma ‘frente ampla’ em defesa da Democracia.

Flávio Dino defendeu a ‘frente ampla’ em Brasília, em 22 de março de 2016, em evento com participação da presidenta Dilma Rousseff, que reuniu ‘Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia’.

“..Na ocasião, para evitar o caos. Agora, para sair do caos. Esse é o caminho, mais atual do que nunca..”, lembrou Dino.

O fato é que Flávio Dino mais uma vez mostrou estar certo, quanto aos rumos que o país precisava tomar, para evitar retrocessos e garantir fortalecimento da democracia e as instituições brasileiras. A capacidade que Lula teve para agregar forças além da esquerda para vencer as eleições em 2022, agora se mostram ainda mais imperativa para garantir a governabilidade e as medidas necessárias nos próximos quatro anos e recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento.

Eleições 2022 ratifica Dino como maior liderança política do MA

A vitória de Lula (PT), para Presidência da República, conquistada no domingo, dia 30, consolidou ainda mais o ex-governador Flávio Dino (PSB), como a maior liderança política atualmente no Maranhão.

Ele venceu a disputa para o Governo Estadual, Senado Federal e Presidência da República, e ainda, está cotado no novo governo Lula para assumir importante ministério.

Flávio Dino obteve a maior votação de um candidato ao Senado no Maranhão, com mais de 2 milhões de votos. Comandou a campanha de Lula no estado, onde o petista venceu Bolsonaro nos dois turnos, com grande vantagem. Elegeu seu sucessor e aliado, o governador Carlos Brandão (PSB), além da maioria dos deputados eleitos e reeleitos no dia 2 de outubro.

“Feliz e grato à população pela gigantesca vitória de Lula no Maranhão: 71,14% dos votos válidos (2.668.425 votos). Comprometo-me a seguir trabalhando muito para que o novo Governo Federal acredite no nosso Estado. E foi bonita a nossa festa”, destacou Dino, após a vitória de Lula.

A vitória de Lula fortaleceu muito mais o grupo liderado por Flávio Dino no Maranhão. Nos bastidores políticos é apontado como maior vencedor das eleições 2022 no estado.

Os próximos desafios do ‘grupo dinista’ será o comando da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado e fortalecer mais o grupo em 2024, nas eleições municipais, principalmente com a disputa em São Luís e Imperatriz.

Ministro do STF autoriza transporte público gratuito dia 30

Do G1

O ministro do STF, Roberto Barroso, autorizou nesta terça-feira, dia 18, que prefeituras e empresas concessionárias ofereçam, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, no 2º turno das eleições.

“Levando-se em conta a desigualdade social extrema no país, o contexto de empobrecimento da população e a obrigatoriedade do voto no Brasil, é justificável que o Poder Público arque com os custos de transporte decorrentes do exercício desse direito-dever(…) Fica reconhecido que os municípios podem, sem incorrer em qualquer forma de ilícito administrativo, civil, penal ou eleitoral, promover política pública de transporte gratuito no dia das eleições, em caráter geral e sem qualquer discriminação, como forma de garantir as condições materiais necessárias para o pleno exercício do sufrágio ativo por parte de todos os cidadãos. Nesse caso, as empresas concessionárias ou permissionárias de transporte público municipal deverão atuar colaborativamente para garantir a efetividade da medida”, destaca o ministro Barroso.

Deputado Yglésio Moysés do PSB declara voto em Bolsonaro

O deputado estadual, Ygésio Moisés (PSB), nesta terça-feira, dia 11, declarou voto em Bolsonaro. Ele é filiado ao mesmo partido que estão o governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino, as maiores lideranças políticas no Maranhão.

Brandão e Dino coordenam a campanha de Lula no estado.

O deputado disse que foi filiado ao PT e que o presidente Bolsonaro é ‘maluco’, mas mesmo assim, tem bons nomes na sua equipe que estão realizando uma boa gestão.

.. vou votar no Bolsonaro! Por quê? Já fui do PT de 2011 a 2017 (…) Bolsonaro é um maluco, mas colocou um monte de gente com competência comparado aos seus antecessores, para fazer gestão..”, justificou o deputado.

Mas, o que pareceu na fala do parlamentar foi mais uma animosidade particular, em relação ao o ex-governador Flávio Dino, consolidado nas urnas a maior liderança política no Maranhão, que também poderá se tornar um dos mais importantes num eventual novo governo Lula.

O PSB é o principal partido da base de apoio nacional à candidatura de Lula, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como vice. É provável que a posição do deputado Yglésio provoque desdobramento no PSB do estado.